O líder da corrida à Bota de Ouro é norueguês, mas não é Haaland

FK Bodø/Glimt / Twitter

Amahl Pellegrino, avançado do Bodø/Glimt.

Ao contrário do que possa pensar, não é Erling Halaand quem lidera a corrida à Bota de Ouro. Ainda assim, o norueguês não deverá tardar a chegar ao topo.

Erling Haaland é, por estes dias, um dos jogadores em melhor forma. O avançado do Manchester City cumpre a sua primeira época na Premier League, mas não se fez rogado na hora de marcar. O norueguês leva 18 golos no campeonato, em apenas 13 jogos.

A verdade é que, apesar do incrível registo do nórdico, há um jogador à sua frente na corrida à conquista da Bota de Ouro. Em causa está Amahl Pellegrino, compatriota de Haaland, que joga no FK Bodø/Glimt. A questão é que a temporada já acabou na Noruega, com o Bodø/Glimt a sagrar-se campeão.

Pellegrino, de ascendência tanzaniana, foi o melhor marcador da Eliteserien com 25 golos. A marca valeu-lhe 37.50 pontos na corrida à Bota de Ouro, que o deixa em primeiro lugar, à frente de Haaland, que tem 36 pontos — com apenas meia época feita.

O terceiro posto é ocupado pelo polaco Robert Lewandowski, que conquistou o galardão nas duas temporadas anteriores. Este ano, o avançado do Barcelona leva 13 golos na La Liga.

Atual classificação da Bota de Ouro.

No top 10 é ainda nomes curiosos, na mesma situação que Pellegrino: Bobur Abdukhalikov (Energetik-BGU Minsk, 26 golos), Raimonds Krollis (FK Valmiera, 25 golos), Hugo Vetlesen (FK Bodø/Glimt, 16 golos) e Casper Tengstedt (Rosenborg, 15 golos).

A realidade é que Amahl Pellegrino precisaria de um milagre para se manter no topo da corrida à Bota de Ouro. Pelo andar da carruagem, Erling Haaland deverá ser o próximo vencedor do troféu que distingue o melhor marcado dos campeonatos europeus. E não se admire se o norueguês conquistar até o Ballon D’Or.

Daniel Costa, ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.