/

10 truques para ter mais espaço no telemóvel (sem desinstalar aplicações)

Um problema para milhões de pessoas. Mas não é preciso entrar em desespero quando há várias soluções possíveis. É preciso aceitá-las (e aplicá-las).

É muito provável que a leitora ou leitor deste artigo já se tenha deparado com este problema de primeiro mundo. Nem que fosse só uma vez.

Queria instalar algo no telemóvel, ou guardar ficheiros, mas não conseguiu porque não tinha espaço suficiente.

Solução imediata, na maioria dos casos? Apagar alguma aplicação menos utilizada, ou mesmo raramente utilizada.

Mas pode não ser preciso.

Há “truques”, passos que podem e devem ser seguidos, para quem quer ter mais espaço no telemóvel.

Além disso, mais do que querer instalar uma aplicação ou guardar um vídeo, é importante ter um telemóvel com considerável espaço para armazenamento interno, para não termos problemas de desempenho, para o telefone não ficar mais lento e para continuarmos a ter actualizações importantes de segurança e desempenho.

Seguimos a lista do portal CanalTech, que apresentou sugestões para ganhar espaço no telemóvel. E só uma envolve desinstalar aplicações.

A primeira é: apagar mensagens do WhatsApp. Será mesmo necessário guardar tudo como se fossem actas de reuniões? Apague sobretudo os vídeos e as imagens que, caso sejam guardadas automaticamente, podem realmente ocupar muito espaço. E são ficheiros que, provavelmente, nunca mais irá consultar.

Segunda sugestão: passar imagens, vídeos e outros ficheiros para nuvens online. Esta já será aplicada por muita gente.

Limpar a galeria de imagens. Apagar, no fundo. Alguma vez voltou a olhar para as 520 selfies que tirou no mês passado?

Ainda sobre galeria, mas neste caso de vídeos: altere a resolução de gravação de vídeo. Normalmente, passar de 4K para 1080p não é grave.

Não remova aplicações – mas limpe a cache dessas aplicações. De duas em duas semanas, é aconselhável. Cache vazia é sinónimo de telemóvel mais rápido.

Desactive actualizações automáticas.

Elimine ficheiros duplicados. Pode não se aperceber, mas isso acontece frequentemente. Sobretudo na galeria de imagens: guardamos o mesmo ficheiro duas vezes. Ou mais.

Cartão microSD, ainda se lembra disso? Se o seu telemóvel tem espaço para um, aproveite e coloque lá muitos ficheiros.

Esta sim, envolve desinstalar aplicações – mas sem apagar os dados. Ou seja, as credenciais ficam lá no telemóvel e, se um dia precisar de voltar a utilizar aquela aplicação, claro que vai ter de instalar outra vez; mas os dados de acesso estão lá.

Por fim, uma sugestão nossa: tire menos fotografias e aproveite mais a presença.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.