Parlamento aprova levantamento da imunidade à deputada Hortense Martins

Hortense Martins / Facebook

A deputada Hortense Martins (PS)

A deputada socialista está implicada num processo judicial relacionado com o uso de fundos públicos nacionais e europeus num projeto hoteleiro.

Esta sexta-feira, a Assembleia da República decidiu, por unanimidade, levantar a imunidade parlamentar à deputada socialista Hortense Martins, implicada num processo relativo a uso de dinheiros públicos num projeto hoteleiro.

Na terça-feira, a Comissão da Transparência e Estatuto dos Deputados aprovou um parecer a autorizar o levantamento da imunidade parlamentar à deputada do PS. A decisão foi confirmada em plenário, aprovada por todos os deputados presentes.

Segundo o Público, Hortense Martins está implicada num processo judicial relacionado com o uso de fundos públicos nacionais e europeus num projeto hoteleiro, investigação que está a ser dirigida pelo Ministério Público do Departamento de Investigação e Ação Penal de Coimbra.

A deputada manifestou-se entretanto disponível para “colaborar com as autoridades”, após o levantamento da sua imunidade parlamentar.

“Esta é a hora da justiça e não da política suja, em que tudo parece valer para atentar contra os adversários que de outra forma não conseguem vencer. Da minha parte, estou como sempre estive, disponível para colaborar com as autoridades no esclarecimento cabal destas acusações e insinuações grosseiras”, disse, numa nota enviada à imprensa.

“Esta é uma etapa importante para averiguar a verdade dos factos, uma vez que, até ao momento, o que temos assistido é a uma campanha orquestrada, claramente com intuitos políticos, para delapidar a minha honra e dignidade”, declarou Hortense Martins.

// Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Musk oferece prémio de 100 milhões por tecnologia para capturar carbono

Elon Musk lançou um novo desafio: O CEO da Tesla e da SpaceX vai oferecer um prémio de 100 milhões de dólares a quem projetar uma tecnologia eficaz de captura de carbono. Elon Musk sabe que, …

PSP multou 406 pessoas (e deteve 16) este fim de semana

A PSP deteve, durante o passado fim de semana, 16 pessoas e multou 406 por incumprimento do dever geral de recolhimento, num total de 621 operações de fiscalização. Dos detidos, “dez foram por desobediência ao …

SpaceX envia recorde de 143 satélites e cinzas humanas num único foguete

A SpaceX enviou no domingo um recorde de 143 satélites num único foguete, como parte do novo programa de carga partilhada entre empresas a um custo mais baixo, entre elas a funerária Celestis, que mandou …

Viagens de residentes caíram 84,8% para fora e 18,5% em Portugal no 3.º trimestre de 2020

As viagens turísticas de residentes em Portugal diminuíram 84,8% com destino ao estrangeiro e 18,5% em território nacional, no terceiro trimestre de 2020, em termos homólogos, divulgou hoje o Instituto Nacional de Estatística (INE). Segundo as …

Santander encerrou 60 balcões em 2020 e prevê fechar mais 30 até março

O Santander encerrou 60 balcões em 2020 e estima fechar mais cerca de 30 este trimestre, numa adaptação ao modelo de negócio que diz obrigatória para sobreviver. A Comissão Executiva do Santander, que assina a carta enviada …

Instituto Pasteur interrompe desenvolvimento de vacina

O Instituto Pasteur anunciou esta segunda-feira ter parado o desenvolvimento do seu principal projeto de vacina contra a covid-19, porque os primeiros ensaios demonstraram ser menos eficaz do que se esperava. Um outro agente francês, o …

Maduro anuncia "gotas milagrosas" 100% eficazes contra a covid-19

Este domingo, o Presidente venezuelano Nicolás Maduro apresentou um suposto medicamento desenvolvido no país que descreveu como "gotas milagrosas", 100% eficazes contra a covid-19. O Presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, apresentou este domingo umas gotas que …

Associação de Juízes pede urgência na aprovação de lei sobre suspensão de prazos processuais

A Associação Sindical dos Juízes Portugueses (ASJP) pediu esta segunda-feira ao Governo e ao parlamento a "maior urgência" na aprovação da proposta de lei que determina a suspensão dos prazos nos processos judiciais não urgentes. Segundo …

Marisa Matias e João Ferreira ficam sem subvenção pública

As candidaturas de João Ferreira e Marisa Matias não vão receber a subvenção pública para financiar as suas campanhas eleitorais, uma vez que ficaram abaixo dos 5%, a fasquia imposta pela lei para ter acesso …

Misericórdias de Viseu apelam ao bom senso na vacinação

O presidente do secretariado regional de Viseu da União das Misericórdias disse esta segunda-feira à agência Lusa que na vacinação contra a covid-19 “tem de haver bom senso” e explicou que, quando sobram vacinas, “têm …