Letão faz primeiro salto de para-quedas a partir de um drone

Saltar de para-quedas poderá tornar-se em breve bastante mais acessível e económico – graças à ajuda dos drones.

É habitual associar os drones a pequenas máquinas frágeis, com dimensões reduzidas e autonomias que mal dão para que os utilizadores se divirtam. Mas nem todos os drones se enquadram nesta classificação.

A empresa letã Aerones, especializada na construção de drones para transporte de cargas com peso elevado, decidiu demonstrar a capacidade elevando um para-quedista a algumas centenas de metros no ar, para realizar o primeiro salto de para-quedas de um humano a partir de um drone.

A proeza foi conseguida pelo skydiver letão Ingus Augstkalns, que foi elevado a uma altitude de 330 metros pelo superdrone de 3.2 metros com 16 motores, capaz de transportar uma carga de até 200 kg e com uma autonomia de 10 minutos.

“Claro que havia algum risco em fazer isto pela primeira vez, mas foi tão divertido!”, disse Augstkalns à AFP. “Foi como brincar no recreio quando era criança”.

Para o CEO da Aerones, Janis Putrams, que assumiu o controlo remoto do drone, “agora já não precisamos de helicópteros para fazer skydive. Isto torna possível fazer saltos a partir de qualquer local – na cidade, em deserto ou na montanha”.

Este é mais um pequeno salto de para-quedas para um homem, mas um gigantesco passo na história do transporte de humanos em drones, depois de o ano passado a chinesa Ehang ter apresentado na CES o Ehang 184, o primeiro drone capaz de levar passageiros.

Embora haja aplicações óbvias desta abordagem, por exemplo no salvamento de pessoas em locais que sejam inacessíveis a outro tipo de veículos ou aeronaves, não é difícil imaginar que possamos estar perante um novo meio de transporte – possivelmente com um modelo tipo Uber, mas em versão “Mary Poppins”… pelo ar.

PARTILHAR

RESPONDER

Ministra da Justiça visitou mãe que abandonou bebé no lixo

A mãe que abandonou o bebé no caixote do lixo em Lisboa está bem de saúde e a receber apoio psicológico, constatou a ministra da Justiça, que esta sexta-feira visitou a jovem na cadeia de …

Ex-embaixadora dos EUA na Ucrânia acusa Trump de intimidação

Marie Yovanovitch, antiga embaixadora dos Estados Unidos na Ucrânia, denunciou esta sexta-feira a existência de uma campanha para a descredibilizar levada a cabo por Donald Trump com ajuda de ucranianos, no inquérito para a destituição …

Subida do Salário Mínimo Nacional vai aumentar as propinas

A subida do Salário Mínimo Nacional para os 635 euros em 2020, vai ter influência em valores a pagar ou a receber, nomeadamente nas propinas mínimas do Ensino Superior público e nos tectos do Fundo …

É essencial um acordo internacional para taxar “gigantes” tecnológicos, defende Costa

O secretário-geral do PS, António Costa, considerou esta sexta-feira insustentável do ponto de vista social a situação em que classes médias e pequenas empresas suportam a maior parte do esforço fiscal e defendeu um acordo …

Lisboa entre as cidades com trânsito mais caótico do mundo

Um estudo da Mister Auto - marca líder de mercado na venda de peças para automóveis - agora divulgado revelou que Lisboa está na 74.ª posição no 'ranking' das cidades mais circuláveis. Ou seja, muito …

Parlamento rejeita reforçar subsídio de doença para doentes crónicos e oncológicos

A Assembleia da República rejeitou esta sexta-feira, na generalidade, reforçar o subsídio de doença para doentes crónicos, oncológicos ou graves. Em causa estavam dois projetos de lei de Bloco de Esquerda e PCP e um projeto …

Vacas levadas pelo furacão Dorian aparecem dois meses depois

Três vacas desapareceram de uma ilha na Carolina do Norte, em setembro, na sequência do furacão Dorian. Nas últimas semanas, foram encontradas a oito quilómetros de distância. As três vacas desaparecidas de uma ilha na Carolina …

Criptomoedas são "péssima ideia" e interferem com a política monetária

O Nobel da Economia de 2007, Eric Maskin, afirmou, em entrevista à Lusa, que as criptomoedas são uma "péssima ideia", alertou que interferem com as medidas de política monetária e partilhou que tem esperança que …

PSD aponta Rio e Pinto Balsemão para Conselho de Estado. PS indica Louçã e Carlos César

PS e PS revelaram esta sexta-feira quais os nomes que vão indicar para o Conselho de Estado. O antigo governante Francisco Pinto Balsemão, o líder do PSD, Rui Rio, e o bloquista Francisco Louçã são …

Empresário de Schumacher diz que foi proibido de visitar o antigo piloto

O antigo empresário de Michael Schumacher, Willi Weber, disse não saber qual é o estado de saúde do antigo piloto, revelando ainda que a sua mulher, Corinna Schumacher, o proibiu de o visitar por temer …