Lesma com 480 milhões de anos pode explicar evolução dos moluscos

Jakob Vinther

Reconstrução do "Calvapilosa kroegeri"

Reconstrução do Calvapilosa kroegeri

Os cientistas da Universidade de Bristol, no Reino Unido, descobriram o fóssil de uma minúscula lesma espinhosa com cerca de 478 milhões de anos que pode ajudar a explicar como é que os moluscos evoluíram ao longo dos séculos.

Os moluscos são um grupo diversificado de animais invertebrados que podem ser marinhos, de água doce ou terrestres. No entanto, os especialistas ainda não tinham descoberto se os moluscos evoluíram de um antepassado sem concha, como o polvo, ou com concha, como o caracol.

Agora, após a descoberta recente de um fóssil de molusco na região Anti-Atlas em Marrocos, os cientistas podem dizer com confiança que o antepassado de todos os moluscos provavelmente tinha uma concha, tal como a espécie descoberta.

Os especialistas descobriram sete fósseis semelhantes, em Marrocos, mas apenas dois deles estavam completos e foram analisados ao pormenor. O novo molusco foi apelidado de “Calvapilosa kroegeri” devido à sua cabeça coberta com picos (porque “calva” e “pilosus” significam “couro cabeludo” e “peludo” em Latim).

Jakob Vinther

O fóssil do Calvapilosa kroegeri

“É uma espécie de lesma com uma única casca na extremidade da cabeça”, disse Luke Parry, co-autor do estudo publicado na revista Nature.

Após uma análise para determinar a árvore genealógica dos moluscos, o Calvapilosa kroegeri revelou ser o membro mais primitivo da linhagem dos quítons – animais marinhos que têm uma concha enorme com oito conchas pequenas sobrepostas na parte dorsal, são desprovidos de tentáculos e têm cabeça minúscula desprovida de olhos.

Segundo os especialistas, o número das conchas dos quítons aumentou com o tempo, portanto é provável que o antepassado de todos os moluscos fosse de casca simples e coberto de espinhas.

“Eu diria que o animal descoberto está muito perto da aparência do antepassado de todos os moluscos há 530 milhões de anos atrás”, disse Jakob Vinther, paleobiologista molecular da Universidade de Bristol e co-autor do estudo.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Desenho de Van Gogh esteve guardado mais de 100 anos. Agora, é exibido pela primeira vez

O Museu de Amesterdão, nos Países Baixos, ganhou um novo inquilino: Study for 'Worn Out', um desenho recém-descoberto de Vincent van Gogh. O holandês Vincent van Gogh ainda continua a impressionar o mundo inteiro com a …

No Afeganistão, as professoras estão prontas para desafiar o regime talibã

No Afeganistão, as professoras estão prontas para desafiar o regime talibã, com receio de que os avanços dos últimos 20 anos tenham sido conquistados em vão. A Vice falou com algumas professoras afegãs que garantem continuar …

Apenas um terço das crianças em 91 países tem acesso a uma alimentação adequada, alerta UNICEF

Apenas um terço das crianças com menos de dois anos em 91 países em desenvolvimento têm acesso aos alimentos que necessitam para um crescimento saudável, revelou um relatório da UNICEF, apontando que nenhum progresso foi …

Preços das casas voltaram a aumentar no segundo trimestre

Entre abril e junho, o índice de Preços da Habitação (IPHab) cresceu 6,6% em termos homólogos. A revelação foi feita esta quarta-feira pelo Instituto Nacional de Estatística (INE). O Índice de Preços da Habitação (IPHab) cresceu …

China anuncia fim de novas centrais a carvão no estrangeiro

Segundo os especialistas, o impacto da medida deverá depender da forma como será implementada, podendo ter um grande impacto na luta contra as alterações climáticas. Num anúncio bem recebido por ativistas e organizações ambientes, a China …

Roménia vai distribuir €200 mil a quem tiver vacinação completa contra a covid-19

A Roménia anunciou uma "lotaria de vacinação" que distribuirá prémios de até 200.000 euros entre aqueles que tiverem a vacinação completa, na tentativa de elevar a taxa de imunização, a segunda mais baixa da União …

Antes da invasão ao Capitólio, Bannon ajudou a planear estratégia para "matar a presidência de Biden no berço"

O estrategista-chefe da campanha de Donald Trump, Steve Bannon, revelou que falou com o ex-Presidente antes da invasão ao Capitólio, a 06 de janeiro, discutindo as condições para "matar a presidência de [Joe] Biden no …

Costa prepara novo alívio de restrições para vigorar a partir de 1 de outubro

António Costa prepara-se para anunciar, na quinta-feira, o levantamento de um conjunto de restrições que vigoraram por causa da covid-19. O primeiro-ministro, António Costa, prepara-se para anunciar na quinta-feira o levantamento de um conjunto de restrições …

IPO Porto. Cirurgias fora do horário suspensas desde julho

As intervenções cirúrgicas feitas fora do horário normal estão suspensas no bloco central do IPO do Porto desde o dia 1 de julho. Os profissionais de saúde do IPO do Porto estão indisponíveis para realizar intervenções …

Rio critica "vigarice" das sondagens. Líder do PSD acredita na vitória de Moedas

Esta tarde, ao lado de Francisco Rodrigues dos Santos e de Carlos Moedas, Rui Rio apelou a que não se acredite nas sondagens que, "ou são mal feitas, ou são encomendadas: uma vigarice". O presidente do …