Lesma com 480 milhões de anos pode explicar evolução dos moluscos

Jakob Vinther

Reconstrução do "Calvapilosa kroegeri"

Reconstrução do Calvapilosa kroegeri

Os cientistas da Universidade de Bristol, no Reino Unido, descobriram o fóssil de uma minúscula lesma espinhosa com cerca de 478 milhões de anos que pode ajudar a explicar como é que os moluscos evoluíram ao longo dos séculos.

Os moluscos são um grupo diversificado de animais invertebrados que podem ser marinhos, de água doce ou terrestres. No entanto, os especialistas ainda não tinham descoberto se os moluscos evoluíram de um antepassado sem concha, como o polvo, ou com concha, como o caracol.

Agora, após a descoberta recente de um fóssil de molusco na região Anti-Atlas em Marrocos, os cientistas podem dizer com confiança que o antepassado de todos os moluscos provavelmente tinha uma concha, tal como a espécie descoberta.

Os especialistas descobriram sete fósseis semelhantes, em Marrocos, mas apenas dois deles estavam completos e foram analisados ao pormenor. O novo molusco foi apelidado de “Calvapilosa kroegeri” devido à sua cabeça coberta com picos (porque “calva” e “pilosus” significam “couro cabeludo” e “peludo” em Latim).

Jakob Vinther

O fóssil do Calvapilosa kroegeri

“É uma espécie de lesma com uma única casca na extremidade da cabeça”, disse Luke Parry, co-autor do estudo publicado na revista Nature.

Após uma análise para determinar a árvore genealógica dos moluscos, o Calvapilosa kroegeri revelou ser o membro mais primitivo da linhagem dos quítons – animais marinhos que têm uma concha enorme com oito conchas pequenas sobrepostas na parte dorsal, são desprovidos de tentáculos e têm cabeça minúscula desprovida de olhos.

Segundo os especialistas, o número das conchas dos quítons aumentou com o tempo, portanto é provável que o antepassado de todos os moluscos fosse de casca simples e coberto de espinhas.

“Eu diria que o animal descoberto está muito perto da aparência do antepassado de todos os moluscos há 530 milhões de anos atrás”, disse Jakob Vinther, paleobiologista molecular da Universidade de Bristol e co-autor do estudo.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Túmulos reais do Taj Mahal limpos pela primeira vez em 300 anos para receber Trump

Os túmulos reais do Taj Mahal foram limpos pela primeira vez em 300 anos como parte da preparação da visita do Presidente norte-americano, Donald Trump, à Índia, escreve o portal Newsweek citando média locais. Donald …

Microsoft revela novos detalhes da Xbox Series X

A Microsoft revelou novos detalhes da Xbox Series X, a principal corrente à Playstation 5 e à Nintendo Switch. A consola vai ser equipada com "12 Teraflops" e memória interna SSD. A Microsoft quer apostar forte …

OMS sobre Covid-19: O mundo "simplesmente não está pronto" para enfrentar a epidemia

O especialista que liderou a equipa da Organização Mundial de Saúde (OMS) enviada à China disse hoje que o mundo "simplesmente não está pronto" para enfrentar a epidemia do novo coronavírus. Bruce Aylward, médico canadiano especialista …

Um quinto das florestas australianas arderam devido a seca extrema

Os incêndios recentes "sem precedentes" que destruíram um quinto das florestas australianas estão ligados a uma seca de vários anos, devido às alterações climáticas, segundo um estudo publicado na segunda-feira. Os climatólogos estão, atualmente, a estudar …

Auditorias aos estádios da I Liga devido a casos de racismo começam amanhã

As auditorias aos estádios onde se realizam jogos da I Liga de futebol, motivadas pelos recentes atos de violência e racismo, vão decorrer até março, diz o Ministério da Administração Interna. As auditorias à segurança dos …

Liverpool já tem tantas vitórias como o invencível Arsenal de Wenger

O Liverpool operou esta segunda-feira a reviravolta sobre o West Ham (3-2) e evitou a primeira derrota na Liga inglesa de futebol, repondo a vantagem de 22 pontos para o Manchester City, no jogo que …

Lenine Cunha campeão de triplo e pentatlo em atletismo adaptado

O atleta paralímpico português Lenine Cunha sagrou-se, esta terça-feira, campeão mundial de triplo-salto e pentatlo, em Torun, na Polónia. Ana Filipe venceu a prova de triplo-salto no feminino. Lenine Cunha venceu a medalha de ouro, esta …

Kroos: Não foi fácil "adaptar-nos à falta de 40 ou 50 golos" de Ronaldo

Toni Kroos assumiu que foi difícil para o Real Madrid superar a saída de Cristiano Ronaldo. O alemão realçou a falta dos 40 ou 50 golos marcados pelo português fizeram-se sentir. Em entrevista ao The Athletic, …

Companhias aéreas querem conclusão das "obras urgentes" no aeroporto de Lisboa

A associação das companhias aéreas em Portugal (RENA) pediu ao Governo e à concessionária do aeroporto de Lisboa (ANA) a conclusão imediata "das obras urgentes" na infraestrutura, para além do "desenvolvimento do novo aeroporto" no …

Um em cada três venezuelanos não tem acesso aos alimentos para uma vida saudável

Um em cada três venezuelanos não tem acesso a todos os alimentos necessários para ter uma nutrição saudável, segundo um estudo realizado pelo Programa Alimentar Mundial das Nações Unidas, divulgado na segunda-feira. De acordo com o …