Lentes de contacto de alta tecnologia podem substituir os smartphones

A tecnologia está a evoluir exponencialmente e, no futuro, as lentes de contacto pode mesmo atuar como se fossem os nossos smartphones pessoais.

As lentes de contacto são o resultado de uma descoberta acidental feita durante a Segunda Guerra Mundial. O oftalmologista Harold Ridley notou que, apesar dos estilhaços de plástico acrílico ficarem cravados nos olhos dos pilotos de caça, não parecia causar nenhum dano. Esta descoberta acabou por levar à criação de lentes intraoculares para o tratamento de cataratas.

Ao longo dos anos, novas descobertas científicas resultaram em lentes de contacto mais suaves e confortáveis. E agora, a investigação que reúne química, biologia e microeletrónica está a resultar em lentes de contacto saídas diretamente da ficção científica.

Investigadores da Universidade de Ciência e Tecnologia de Hong Kong desenvolveram um protótipo de lente de contacto que monitoriza continuamente as mudanças na pressão intraocular, a pressão dentro do globo ocular.

O protótipo é baseado no facto de que a forma do globo ocular varia em resposta às mudanças na pressão intraocular. À medida que isto acontece, a lente de contacto sofre uma mudança proporcional na sua forma. Um capacitor fino embutido na lente de contacto correlaciona as mudanças na forma às variações na pressão intraocular.

A monitorização contínua fornecida pelas lentes de contacto pode ser útil para pessoas que sofrem de glaucoma. Esta lente pode monitorizar as mudanças na pressão intraocular ao longo do dia e pode libertar medicamentos para aliviar o glaucoma. Uma lente semelhante, chamada Sensimed Triggerfish, recebeu aprovação de reguladores nos Estados Unidos e no Japão.

Graças à omnipresença dos dispositivos eletrónicos, vivemos atualmente num mundo constantemente banhado por radiação eletromagnética. Embora não haja um consenso claro, estudos apontam que a exposição à radiação eletromagnética pode induzir alguns efeitos no tecido humano.

Engenheiros da Coreia do Sul aplicaram uma camada de grafeno nas lentes de contacto para ajudar a proteger os olhos da radiação eletromagnética. A fina camada de grafeno também reduz a desidratação.

Para lá daquilo que se vê

Desenvolvimentos em microeletrónica e química contribuíram para o aumento de projetos e protótipos envolvendo lentes de contacto inteligentes. Por exemplo, já existem lentes que funcionam como óculos de sol, escurecendo e clareando em resposta às mudanças na intensidade da luz.

A startup Mojo Vision, com sede na Califórnia, está a trabalhar em lentes de contacto com um display LCD embutido, o que abre possibilidades enormes. Semelhante a um display head-up projetado no para-brisas de um carro, a lente de contacto pode fornecer uma ampla gama de informações, desde notificações por telemóvel, direções de mapas e muito mais.

Não é rebuscado imaginar que em breve seremos capazes de usar lentes de contacto para ampliar objetos distantes.

O estudante de doutoramento em engenharia química, Bishakh Rout, esteve envolvido em projetos focados no desenvolvimento de membranas de polímero nanométrico muito finas em lentes de contacto. Essas membranas aumentam o conforto e anexam sensores minúsculos à superfície para evitar que substâncias indesejadas colem.

Os desafios permanecem em aumentar a produção em massa de tais produtos e manter o preço acessível. Os críticos também apontaram que é mais fácil corrigir as deficiências da visão com os avanços na tecnologia laser.

Prevê-se que o mercado global de lentes de contacto se expanda e podemos esperar o lançamento de uma infinidade de produtos inovadores. E como a tecnologia continua a desenvolver lentes de contacto, as lentes de contacto inteligentes podem um dia substituir os smartphones e os ecrãs.

PARTILHAR

RESPONDER

Açores vão ter testes gratuitos em farmácias e rastreios laborais aleatórios

Os Açores vão passar a disponibilizar testes rápidos gratuitos para o despiste da covid-19 nas farmácias, testes de saliva para a testagem massiva aos alunos e rastreios laborais aleatórios, anunciou esta quinta-feira o secretário regional …

Uma morte e 377 novos casos nas últimas 24 horas. Rt e incidência recuam

O boletim da DGS desta sexta-feira dá conta de mais 377 novos casos em Portugal. Registou-se ainda mais um óbito. Nesta sexta-feira, dia 7 de maio, o país tem 22.421 casos ativos, menos 114 do que …

MP investiga morte de bebé que terá sido esquecido no carro em Lisboa

O Ministério Público instaurou um inquérito para averiguar as circunstâncias da morte de uma criança de dois anos que terá ficado esquecida no interior de um carro, em Lisboa. A mãe ter-se-á esquecido do bebé …

Governo está a preparar contestação de providência cautelar sobre Zmar

O ministro da Administração Interna afirmou hoje que já está a ser preparada a contestação à providência cautelar que suspende a requisição civil das casas do complexo Zmar, adiantando que o Ministério não foi ainda …

Subsídio europeu de 150 euros mensais para tirar 5 milhões de crianças da pobreza severa

Arrancou nesta sexta-feira, no Porto, a Cimeira Social promovida pela presidência portuguesa do Conselho da União Europeia. Um momento que o ex-ministro Pedro Marques aproveita para lançar a ideia de um novo apoio social de …

Banca empresta 475 milhões para Fundo de Resolução pagar ao Novo Banco

O sindicato bancário, composto por sete bancos, vai proceder ao financiamento do Fundo de Resolução para este cumprir a injeção de capital no Novo Banco já na próxima semana. O Jornal Económico avança, esta sexta-feira, que …

China suspende "diálogo económico" com a Austrália e denuncia "mentalidade de Guerra Fria"

Esta quinta-feira, o Governo chinês anunciou a suspensão "por tempo indefinido" de todas as atividades realizadas no âmbito da iniciativa "Diálogo Económico Estratégico China-Austrália". As relações entra a China e o ocidente estão cada vez mais …

Bolsonaro diz ter tido sintomas de reinfeção. China acusa-o de "politizar" novo coronavírus

O Presidente do Brasil admitiu na quinta-feira que teve sintomas de reinfeção pelo novo coronavírus "há poucos dias" e afirmou que tomou ivermectina, fármaco sem comprovação científica contra a covid-19. As declarações de Jair Bolsonaro foram …

"É fácil despedir". PCP quer mudar regime de despedimento coletivo e extinção de postos de trabalho

O PCP vai entregar na Assembleia da República esta sexta-feira um projeto de lei que visa limitar os despedimentos coletivos e a extinção de postos de trabalho, eliminando o despedimento por inadaptação. O objetivo do partido …

Páginas ocultas do PRR revelam "reedição da troika" na reforma aos hospitais

O Plano de Recuperação e Resiliência (PRR) prevê uma concentração das urgências da Grande Lisboa e Grande Porto, cortes nos gastos e uma gestão dos hospitais mais vigiada com imposição de objetivos financeiros. O jornal Expresso …