Lembra-se do Paint? Também já tem IA e gera imagens a partir de texto

A novidade introduz um novo campo de prompt na interface da aplicação, onde se pode descrever a imagem desejada e obter variações em diferentes estilos.

A Microsoft começou a disponibilizar para todos os utilizadores do Paint no Windows 11 uma integração com o modelo de IA DALL-E 3, da OpenAI, que permite gerar imagens a partir de comandos de texto.

A novidade introduz um novo campo de prompt na interface da aplicação, onde se pode descrever a imagem desejada e obter variações em diferentes estilos.

A nova funcionalidade esteve em fase de teste através do programa Windows Insiders nos canais Dev e Canary desde o final de setembro e está agora a ser disponibilizada gradualmente a todo o público.

Como funciona a IA no Paint

A integração do modelo DALL-E 3 no Microsoft Paint inclui um botão “Co-criação” na barra superior da aplicação, ao lado da funcionalidade “Camadas”.

O funcionamento da ferramenta é semelhante ao de outras IAs que geram imagens a partir de texto, apresentando um conjunto diversificado de resultados com base na descrição fornecida.

A funcionalidade de co-criação com inteligência artificial do Paint organiza as opções em categorias como “Aguarela”, “Carvão” e “Fotorrealismo”, permitindo ao utilizador escolher o estilo que mais se adequa aos seus objetivos.

Os resultados também podem ser editados com as ferramentas tradicionais do Paint para desenhar e colorir as ilustrações.

IA nas aplicações da Microsoft

Nos últimos meses, a Microsoft implementou várias soluções de IA nos seus aplicativos, sendo o Paint apenas o mais recente. As iniciativas de inteligência artificial da empresa estão agrupadas sob a designação Copilot, com recursos para o Windows, Microsoft 365, Edge (renomeando o Bing Chat) e GitHub.

É importante referir que a Big Tech tem um investimento de vários mil milhões na OpenAI para o desenvolvimento e acesso exclusivo aos modelos de linguagem da empresa, como o DALL-E 3. Além do Paint, este modelo de IA generativa está também presente no ChatGPT, mas apenas nas versões pagas — Plus e Enterprise — do chatbot.

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.