Volte-face na II Liga. Tribunal declara novo campeão

1

Santa Clara / Instagram

Santa Clara celebra a conquista da II Liga, em Ponta Delgada (Açores)

O Tribunal Arbitral do Desporto (TAD) acaba de tirar, na secretaria, o título da II Liga ao Santa Clara. O Nacional da Madeira passa a ser o novo campeão – e a culpa é do Leixões.

No dia 21 de maio, o Santa Clara sagrou-se campeão da Liga 2 pela segunda vez… só que, afinal, não.

Agora, a justiça decidiu que o Nacional é que venceu a Liga 2 pela segunda vez.

Em causa está uma decisão do TAD, que deu razão a um recurso apresentado pelos madeirenses, que reclamava uma utilização indevida do jogador Danrlei, do Leixões.

Danrlei, do Leixões, viu o nono amarelo cartão amarelo na II Liga a 24 de fevereiro, na 23.ª jornada, frente ao FC Porto B (1-1), e voltou a jogar quatro dias depois, em 28 de fevereiro, frente ao Nacional (1-1), em partida em atraso da 20.ª ronda, no jogo imediatamente a seguir à admoestação.

Segundo o acórdão datado de 7 junho, Danrlei deveria ter cumprido a suspensão decorrente na partida seguinte, frente ao Nacional.

A confusão poderá ter resultado de se ter tratado de um jogo em atraso, que não se realizou na data original por falta de policiamento.

“O Colégio Arbitral delibera por unanimidade revogar o acórdão do Conselho de Disciplina da FPF e, nos termos do disposto no n.º 5 do artigo 95.º do CPTA, aplicável in casu por força do disposto no artigo 4.º, n.º 2, da LTAD, especificar que a decisão a proferir pelo Conselho de Disciplina da FPF está vinculada à interpretação do n.º 8 do artigo 37.º do RDLPFP supra descrita neste acórdão, devendo aplicar-se o normativo ao caso e sancionar-se a Leixões SAD no espectro da moldura sancionatória aplicável”, pode ler-se no acórdão, publicado esta terça-feira.

Com esta decisão do TAD, o Nacional, que empatou a um golo com o Leixões, no Estádio do Mar, consegue assim amealhar os três pontos pela vitória, passando a contabilizar 73 pontos.

O Santa Clara terminou o campeonato com os mesmos pontos. Contudo, os alvinegros têm vantagem no confronto direto, uma vez que empataram 1-1, no seu reduto, na Madeira, com os açorianos, mas venceram 1-0 na partida disputada em Ponta Delgada.

“Quem vai pagar o prejuízo?”

Na reação, o presidente da SAD do Santa Clara Bruno Vicintin criticou a decisão do TAD, contrariando a ideia de que “há um novo campeão”.

“Ao contrário do que está a ser noticiado, o TAD não declarou o Nacional campeão. A decisão da federação é de março e cabem vários recursos”, disse o dirigente, citado pelo jornal A Bola.

“Se após os recursos o Santa Clara for prejudicado, vamos processar todos pelas perdas e danos de um resultado que foi conquistado dentro de campo e que sinceramente eu teria vergonha de querer ganhar fora”, acrescentou.

“Caso seja mudado na secretaria, quem vai pagar os prémios de campeão que o Santa Clara pagou aos atletas e funcionários e como ficam as apostas desportivas que seriam afetadas? Quem vai pagar o prejuízo por uma decisão de março?”, questionou Bruno Vicintin.

Na semana passada, o Record noticiou que os jogadores Rafael Martins e Luís Rocha, do Santa Clara, tatuaram o troféu de campeões da II Liga.

ZAP // Lusa

1 Comment

  1. Boa pergunta! Quem vai pagar tudo isto? Resposta: os do costume, claro… Ou seja, os “cubanos” do Continente que “sustentam” equipas profissionais das ilhas de tudo e mais alguma coisa (só falta da modalidade de chinquilho)….

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.