Leiria com milhões de euros “perdidos” na Taça da Liga

Carlos Paes / Wikimedia

Estádio Municipal de Leiria – Dr. Magalhães Pessoa

Prova vai ter as bancadas vazias. Presidente da Câmara Municipal de Leiria falou sobre os impactos financeiros nas receitas e nas despesas.

A Taça da Liga mudou-se para Leiria. Depois de Braga, será a cidade do rio Lis a receber as meias-finais e a final da competição, até 2023. No entanto, quando o município local se candidatou a esta prova, não sabia que iria ter o estádio com cadeiras vazias. É o que vai acontecer em 2021 por causa do coronavírus.

O Estádio Municipal de Leiria remodelou o relvado pela primeira vez – o tapete era ainda o que foi utilizado na fase final do Europeu 2004. Um investimento de 100 mil euros, ao qual se junta a aposta numa iluminação renovada e em testes técnicos aprovados.



O Estádio Dr. Magalhães Pessoa vai reunir todas as condições de segurança no contexto que atravessamos, assegurou o presidente da Câmara Municipal de Leiria, que falou sobre outras melhorias no recinto: “Os investimentos principais foram na melhoria das infraestruturas do estádio, o relvado, os balneários… Tudo para que haja um palco excelente para a prática desportiva”.

Em entrevista à Antena 1, Gonçalo Lopes lamentou o impacto negativo que a ausência de público tem para Leiria: “Os impactos diretos seriam aproximadamente de um milhão de euros, os indiretos muito mais do que isso: a imagem associada à própria iniciativa, os diretos, os efeitos que iriam ter junto da marca Leiria, a exemplo do que aconteceu em Braga, teriam um retorno bastante elevado”.

“Estamos a falar da hotelaria, que poderia esgotar na região toda de Leiria. Estamos a falar do impacto na restauração. Podíamos ter a presença de pessoas durante os dias todos da competição, desde terça-feira até sábado. Portanto, há aqui um valor de desenvolvimento económico que se perde e sobre o qual tínhamos uma perspetiva de encaixe financeiro”, confessou o autarca.

Por outro lado, o presidente da Câmara local também lembrou que há despesas que a autarquia iria ter e não vai ter por causa do estádio vazio: “Há muita despesa que o próprio município teria de assumir e que não está a assumir, em termos de custo direto. Nomeadamente a ativação de espaços exteriores, onde se iriam desenvolver atividades paralelas aos jogos. Isso não vai existir, por isso também há uma diminuição do investimento municipal nesta iniciativa”.

Curiosamente, mesmo sem público nas bancadas, haverá restrições à circulação automóvel em diversas ruas da zona do estádio, nos três dias em que há jogo, entre as 16 e as 24 horas.

As meias-finais do torneio jogam-se nesta terça e quarta-feira. Na terça Sporting e FC Porto tentarão chegar à final, enquanto no dia seguinte Benfica e Sporting de Braga lutarão pelo mesmo. A final está marcada para o próximo sábado.

Nuno Teixeira, ZAP //

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

  1. Este estádio é um cancro. Devia ser demolido. Na região de Coimbra só o estádio municipal da cidade do Mondego é que tem justificação agora os de Leiria e Aveiro deviam ser demolidos.

RESPONDER

Bissouma disse que é o melhor médio na Premier League. O que dizem os números?

O jogador do Brighton & Hove Albion apresenta dados importantes, numa equipa que está no quarto lugar da Premier League. As declarações causaram algum impacto e também foram reproduzidas pelo ZAP: “Não quero ser arrogante, mas …

Governo britânico expôs acidentalmente identidade de mais de 250 tradutores afegãos

Os endereços eletrónicos de mais de 250 afegãos que colaboraram com as forças britânicas e procuram realocação no Reino Unido foram divulgados por engano pelo Ministério da defesa britânico. O Ministério da Defesa britânico expôs as …

Etna volta a entrar em erupção. É a segunda vez em menos de um mês

O vulcão Etna, em Itália, voltou a entrar erupção, espalhando rapidamente uma nuvem de fumo na parte oriental da ilha italiana da Sicília. O vulcão mais ativo da Europa entrou em erupção esta terça-feira. Segundo o …

CNE recebeu queixas de cidadãos contra Costa por usar PRR em campanha

A Comissão Nacional de Eleições já recebeu queixas de cidadãos contra António Costa pela utilização do PRR nos discursos de campanha. A Comissão Nacional de Eleições (CNE) já recebeu cerca de meia dúzia de queixas de …

Joe Biden afirma que EUA estão "de volta" às Nações Unidas

"Os Estados Unidos estão de volta" às Nações Unidas, afirmou, na segunda-feira, o Presidente dos Estados Unidos. "Os Estados Unidos estão de volta. Acreditamos nas Nações Unidas e nos seus valores", disse Joe Biden após …

Portugal regista mais 11 mortes e 780 casos de covid-19

Portugal registou, esta terça-feira, 780 novos casos e 11 mortes na sequência da infeção por covid-19, de acordo com o boletim epidemiológico da Direção-Geral da Saúde (DGS). Segundo o último boletim da Direção-Geral da Saúde, Portugal …

Pandemia já matou quase tantos norte-americanos como a gripe espanhola

A covid-19 já matou quase tantos norte-americanos, no último ano e meio, como a gripe espanhola, entre 1918 e 1919, de acordo com dados esta terça-feira divulgados pela Universidade Johns Hopkins. Embora o aumento das novas …

Crónica ZAP - Linha de Fundo por Teófilo Fernando

Linha de Fundo: A sexta, a bonança e um festival de juventude

O pleno das águias, o regresso do campeão às vitórias e um dragão jovem com chama alta. As frases e os números da semana. Visto da Linha de Fundo. A prática de Darwin SL Benfica 3 …

Autoeuropa retoma hoje produção após paragem face à crise dos semicondutores

Falta de semicondutores tem sido uma constante, apesar da melhora da situação pandémica, face ao atraso dos países asiáticos no que concerne à vacinação, o que obriga à paragem das fábricas responsáveis pelo fabrico das …

Os smartphones avariam mal acaba a garantia? Portugal e a UE estão a lutar contra a obsolescência programada

As empresas criam os telemóveis para avariarem pouco depois de acabar a garantia - mas a União Europeia e várias associações estão a lutar contra o desperdício e a tentar proteger os direitos do consumidor. É …