/

Legislativas rendem 64 milhões de euros aos partidos

Manuel De Almeida / Lusa

A noite eleitoral do passado domingo deu mais do que votos aos partidos políticos. O Partido Socialista (PS), vencedor das eleições, arrecadará 25,2 milhões de euros. 

Segundo a edição desta sexta-feira do Jornal de Notícias, os resultados da noite das legislativas podem ter garantido aos partidos um encaixe financeiro de 64 milhões de euros nos quatro anos da legislatura.

Como explica o jornal, para financiamento da campanha, as candidaturas têm direito a um total de oito milhões de euros. O restante valor refere-se a subvenções para financiamento da atividade partidária e para apoio a cada um dos deputados eleitos.

No que diz respeito à campanha das legislativas, o Parlamento deverá poupar quase um milhão de euros. Havia sido preparado um “bolo” de 8,7 milhões para distribuir pelos partidos que conseguissem um mínimo de 50 mil votos ou um eleito, mas as nove candidaturas (que conseguiram eleger) apenas orçamentaram um total de 7,6 milhões.

Além deste valor, as nove candidaturas bem-sucedidas terão agora direito a uma verba anual para financiar a atividade parlamentar – 55,9 milhões de euros para os próximos quatro anos. Além disso, cada um dos 230 deputados irá receber 1765 euros por ano.

Os resultados finais ainda não foram apurados, uma vez que faltam os votos dos círculos da emigração. Ainda assim, com a votação nacional, já é possível ter uma ideia dos ganhos financeiros com as eleições legislativas.

O PS arrecadará 25,2 milhões de euros, enquanto o PSD acumulará perto de 20 milhões. O CDS-PP, que viu o seu grupo parlamentar diminuir significativamente, receberá apenas três milhões. O Bloco de Esquerda, que manteve o mesmo número de deputados, receberá 6,7 milhões, mais do que os 4,5 milhões para a CDU.

O PAN receberá 2,3 milhões e os mais pequenos – Chega, Iniciativa Liberal e Livre – irão receber 479 mil euros, 475 e 433, respetivamente.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.