Legislativas rendem 64 milhões de euros aos partidos

Manuel De Almeida / Lusa

A noite eleitoral do passado domingo deu mais do que votos aos partidos políticos. O Partido Socialista (PS), vencedor das eleições, arrecadará 25,2 milhões de euros. 

Segundo a edição desta sexta-feira do Jornal de Notícias, os resultados da noite das legislativas podem ter garantido aos partidos um encaixe financeiro de 64 milhões de euros nos quatro anos da legislatura.

Como explica o jornal, para financiamento da campanha, as candidaturas têm direito a um total de oito milhões de euros. O restante valor refere-se a subvenções para financiamento da atividade partidária e para apoio a cada um dos deputados eleitos.

No que diz respeito à campanha das legislativas, o Parlamento deverá poupar quase um milhão de euros. Havia sido preparado um “bolo” de 8,7 milhões para distribuir pelos partidos que conseguissem um mínimo de 50 mil votos ou um eleito, mas as nove candidaturas (que conseguiram eleger) apenas orçamentaram um total de 7,6 milhões.

Além deste valor, as nove candidaturas bem-sucedidas terão agora direito a uma verba anual para financiar a atividade parlamentar – 55,9 milhões de euros para os próximos quatro anos. Além disso, cada um dos 230 deputados irá receber 1765 euros por ano.

Os resultados finais ainda não foram apurados, uma vez que faltam os votos dos círculos da emigração. Ainda assim, com a votação nacional, já é possível ter uma ideia dos ganhos financeiros com as eleições legislativas.

O PS arrecadará 25,2 milhões de euros, enquanto o PSD acumulará perto de 20 milhões. O CDS-PP, que viu o seu grupo parlamentar diminuir significativamente, receberá apenas três milhões. O Bloco de Esquerda, que manteve o mesmo número de deputados, receberá 6,7 milhões, mais do que os 4,5 milhões para a CDU.

O PAN receberá 2,3 milhões e os mais pequenos – Chega, Iniciativa Liberal e Livre – irão receber 479 mil euros, 475 e 433, respetivamente.

ZAP ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Doença cerebral misteriosa intriga médicos no Canadá

 A doença misteriosa foi identificada, pela primeira vez, em 2015, num doente considerado um "caso isolado e atípico". Há quase dois anos, Roger Ellis desmaiou depois de ter tido uma convulsão durante o 40.º aniversário de …

Estudo sugere que há quatro tipos de Alzheimer

Uma equipa de investigadores sugere que há quatro tipos da doença de Alzheimer, que atacam diferentes zonas do cérebro e têm sintomas distintos. Um novo estudo sugere que o Alzheimer é uma doença bem mais complexa …

Jovens tentam salvar vidas na Índia através do Youtube. Plataforma elimina vídeos por serem "perigosos"

A Índia continua a debater-se com a grave crise sanitária desencadeada pela covid-19. Jovens indianos publicaram no Youtube vídeos a produzir oxigénio em casa, usando processos químicos ensinados nas escolas. A plataforma eliminou-os. De acordo com …

Shuvuuia era um dinossauro do tamanho de uma galinha, que caçava às escuras

Os investigadores descobriram que Shuvuuia, um pequeno dinossauro do tamanho de uma galinha, tinha uma excelente audição e visão noturna, que lhe permitiam caçar de noite. São poucas as aves que têm aquilo que é preciso …

Na China, é ilegal pedir comida em excesso nos restaurantes

A China aprovou uma lei anti-desperdício de alimentos que proíbe clientes de restaurantes de pedirem mais do que precisam, uma legislação abrangente pode prejudicar a experiência de comer fora de casa. A lei, que entrou em …

Sindicato de pilotos denuncia pedidos da TAP para voos em folga

O Sindicato dos Pilotos da Aviação Civil (SPAC) denunciou pedidos da Transportadora Aérea Portuguesa (TAP) para que alguns trabalhadores efetuem voos em dias de folga, ao mesmo tempo que afirma ter pilotos em excesso. Num email …

Bayern Munique 'festeja' nono título consecutivo com goleada

O Bayern Munique coroou este sábado o seu nono título consecutivo na Liga alemã de futebol com uma goleada no triunfo diante do Borussia Moenchengladbach (6-0), num jogo com um hat-trick de Lewandowski. Antes de pisar …

A piscina infinita mais alta do mundo fica no Dubai

Haverá poucas coisas tão libertadoras como dar um mergulho numa piscina infinita com vista para o oceano. Agora, quem visitar o Dubai poderá fazê-lo numa piscina a quase 300 metros acima do nível do mar. Segundo …

"Polskie Babcie", as avós que lutam pela democracia na Polónia

Um grupo de idosas polacas organiza protestos, todas as semanas, para lutar pela democracia no país, governado pelo partido de direita nacional-conservador e democrata-cristão Lei e Justiça (PiS). É hora de ponta em Varsóvia, capital da …

Cimeira Social. Jerónimo de Sousa diz que não se respondeu aos verdadeiros problemas

O secretário-geral do PCP, Jerónimo de Sousa, afirmou este sábado, no Porto, que a Cimeira Social da União Europeia não respondeu às necessidades associadas ao emprego, à valorização dos salários e ao fim da precarização …