Frustrante. Uma primeira parte verdadeiramente para esquecer do Sporting acabou por ditar uma derrota na recepção à Atalanta, que dominou amplamente neste período iniciar e chegou ao intervalo a vencer por 2-0.
O “leão” acordou ao intervalo, pegou no jogo e chegou a reduzir, por Gyökeres, de penálti, com Marcus Edwards, num espaço de segundos, a perder duas enormes oportunidades.
O emblema de Alvalade justificou o empate, mas a “parte de avanço” que deu aos italianos deitou tudo a perder.
Primeira parte muito complicada para o Sporting. Rúben Amorim disse, na antevisão à partida, que era “difícil perceber a Atalanta tacticamente” e isso ficou patente nesta primeira metade.
Os italianos dominaram por completo, tiveram mais bola, mais remates, situações de golo e marcaram mesmo, por duas vezes.
A primeira aos 33 minutos, pelo “puto” central Giorgio Scalvini, que só teve de encostar após cruzamento de Davide Zappacosta. Aos 43 foi a vez de Matteo Ruggeri empurrar para o fundo da baliza deserta, após lance confuso.
Período para esquecer dos “leões”, cuja melhor unidade ao intervalo era um central, Gonçalo Inácio com um GoalPoint Rating de 6.3. O MVP era Ruggeri, com 7.4, fruto do golo, dez recuperações de posse e 37 passes certos em… 37.
A etapa complementar trouxe um “leão” transfigurado. Melhor posicionamento, muita bola, ataques e mais remates, mas a pontaria continuava má. O primeiro enquadrado aconteceu apenas aos 77 minutos, e no lance do 2-1.
O árbitro assinalou mão na bola de Scalvini na área e consequente penálti. Gyökeres bateu com força e muito colocado para o fundo das malhas.
Renascia a esperança em Alvalade, mais ainda logo nos lances seguintes, ambos com Marcus Edwards, no espaço de segundos.
Primeiro, Juan Musso defendeu um remate do inglês, quando este se encontrava lesionado, e a seguir o extremo rematou com estrondo ao poste. Contudo, era já tarde demais e, apesar da pressão até final, o “leão” não conseguiu evitar a derrota.
Melhor em Campo
Grande exibição do central leonino Gonçalo Inácio, que veio desde a pior fase do Sporting, a primeira parte.
Inácio só pecou por ter desperdiçado uma ocasião flagrante, mas ainda assim terminou com um GoalPoint Rating de 7.3, fruto de 93% de eficácia de passe, dez passes progressivos (máximo), dois dribles completos em dois tentados, três duelos aéreos ganhos em quatro, dez recuperações de posse e 14 acções defensivas.
Destaques do Sporting
Geny Catamo 6.8
O ala entrou ao intervalo para o lugar de Paulinho e teve um grande impacto no jogo, ajudando, com intensidade, a empurrar a Atalanta para a sua área. Geny fez três remates, um ao poste, criou uma ocasião flagrante, fez um passe de ruptura e sofreu quatro faltas (máximo), duas delas que originaram cartões amarelos.
Matheus Reis 6.2
Belo jogo de outro dos três centrais. O brasileiro errou apenas dois de 55 passes, acertou os quatro longos, fez oito progressivos e três super progressivos, e ainda acumulou 11 recuperações de posse.
Marcus Edwards 5.9
Que pena aquela ocasião flagrante que falhou quando estava isolado e daria o empate. O inglês esteve irrequieto, criou uma ocasião flagrante de golo e teve sucesso nos dois cruzamentos de bola corrida.
Adán 5.6
O espanhol teve trabalho na primeira parte, terminou com três defesas e seis passes progressivos.
Gyökeres 5.6
O jogo estava a ser difícil para o possante sueco, que esbarrava numa defesa muito fechada. Contudo, conseguiu marcar, de penálti, somou nove acções com bola na área contrária (máximo) e fez duas conduções super progressivas. De negativo as 20 perdas de posse, os três desarmes sofridos e os sete maus controlos de bola.
Nuno Santos 4.3
O ala saiu ao intervalo com uma folha de registo tímida: um só remate e apenas três acções defensivas.
Destaques da Atalanta
Ruggeri 7.2
O italiano marcou o segundo golo forasteiro e acumulou incríveis 17 recuperações de posse.
Lookman 7.0
O avançado foi o mais rematador do encontro, com cinco disparos, fez três passes para finalização, um de ruptura, recebeu 12 passes progressivos e acumulou oito acções com bola na área leonina.
Resumo
// GoalPoint