Le Pen expulso pela filha do partido que fundou

ernest-morales / Flickr

Jean-Marie le Pen

Jean-Marie le Pen

O partido de extrema-direita francês Frente Nacional decidiu, esta quinta-feira, expulsar Jean Marie Le Pen, co fundador daquela formação política, devido a declarações antissemitas.

A decisão foi tomada pelo comité executivo do partido, liderado pela sua filha Marine Le Pen, durante um encontro em Nanterre, arredores de Paris, onde Jean Marie Le Pen participou.

Jean Marie Le Pen, 87 anos, afirmou há uns meses que as câmaras de gás dos campos de concentração nazis não são mais que “um detalhe” da história.

“A decisão completa e justificada será enviada brevemente a Jean Marie Le Pen”, indicou o partido, num breve comunicado, no qual apenas avança que a medida foi tomada pela “maioria” necessária para ser adotada.

Le Pen já tinha sido suspenso do partido em maio, mas o veterano político recorreu da decisão na justiça, que lhe restitui a militância do partido pelo facto de o processo de expulsão ter sido feito de forma ilegal.

No encontro de quinta feira, não estiveram nem a sua filha, atual presidente do partido, nem o número dois, Florian Philippot, por considerarem que as questões pessoais com o fundador não permitem que tenham uma decisão “imparcial”.

Indignado com a decisão do partido, Le Pen declarou que vai recorrer aos tribunais.

“Quando me notificarem oficialmente contestarei a decisão junto das autoridades judiciais e acredito, que mais uma vez, vou voltar a ganhar”, disse a um canal de televisão.

Advertindo para as consequências desta decisão, o cofundador do partido admitiu que este conflito é causado por um duelo com a sua filha, atual presidente do FN.

“Quando se é vítima de um assassínio e esse assassínio é perpetrado pela nossa filha, é evidente que não isso nos alegra. Mas é preciso encarar as coisas com filosofia. Sabemos que, tarde ou cedo, a Justiça atuará”, declarou à RTL.

Le Pen salienta o facto de já ter conseguido três vitórias judiciais contra o seu próprio partido e está convencido de que haverá uma quarta.

“Eu sou a Frente Nacional. Na Frente Nacional estou em minha casa”, conclui.

ZAP / Lusa

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.