Lavar as mãos durante 20 segundos? A Física mostra porquê

Apesar de a lavagem das mãos já ser comprovadamente eficaz no que toca a combater doenças e infeções, agora a Física também veio mostrar isso mesmo.

De acordo com o site EurekAlert!, investigadores da Hammond Consulting Limited descreveram um modelo simples que capta a mecânica chave por detrás do processo de lavar as mãos. Ao simular esse comportamento, a equipa estimou as escalas de tempo em que partículas, como vírus e bactérias, foram removidas.

O modelo matemático atua em duas dimensões, com uma superfície ondulada a passar por outra superfície ondulada e uma fina película de líquido entre as duas (as superfícies onduladas representam as mãos porque são ásperas em pequenas escalas espaciais).

As partículas ficam presas nas superfícies ásperas da mão numa espécie de “poços”. Por outras palavras, estão no fundo de um “vale” e, para que possam sair dali, a energia do fluxo da água deve ser alta o suficiente para fazê-las subir e sair.

(dr) Paul Hammond

A força do líquido que flui depende da velocidade das mãos em movimento. Ou seja, um fluxo mais forte remove as partículas com mais facilidade. Paul Hammond, um dos autores do estudo, compara este processo a quando tentamos remover uma mancha de uma camisa: quanto mais rápido o movimento, mais provável é que esta saia.

“Se movermos as mãos muito suavemente, muito lentamente, as forças criadas pelo fluido não são grandes o suficiente para superar a força que mantém a partícula em baixo”, explicou.

Mesmo quando as partículas são removidas, este processo não é rápido. Tal como sabemos, e sobretudo depois do aparecimento da covid-19, as diretrizes para a lavagem das mãos sugerem que o façamos durante pelo menos 20 segundos.

Segundo o mesmo site, os resultados do modelo desta equipa vão ao encontro dessa sugestão: são necessários cerca de 20 segundos de um movimento vigoroso para desalojar potenciais vírus e bactérias das nossas mãos.

O estudo foi publicado, a 17 de agosto, na revista científica Physics of Fluids.