Lançamento de foguete chinês destruiu um prédio e cobriu cidade com detritos tóxicos

China Aerospace Science and Technology Corporation

No sábado passado, a agência espacial chinesa lançou o foguete Long March 3B do Xichang Satellite Launch Center. A missão foi um sucesso, colocando dois satélites em órbita.

No entanto, nem tudo correu bem. Quando o primeiro reforço do foguete regressou à Terra, aterrou numa área povoada, de acordo com a Ars Technica, destruindo um prédio e cobrindo a área com fumo tóxico.

Um lançamento em abril também encheu a paisagem chinesa de detritos tóxicos. O especialista em espaço comercial Greg Autry pediu ao governo Trump que tratasse das normas de segurança da China.

“Os padrões de segurança usados no lançamento espacial chinês deixariam os reguladores americanos apopléticos”, escreveu Autry no Space News. “Como é o caso em muitas indústrias globais, esta abordagem negligente dos padrões ambientais e da segurança humana promete fornecer à China uma vantagem de custo significativa sobre empresas americanas mais responsáveis e altamente regulamentadas”.

Os Estados Unidos e muitas outras nações espaciais costumam construir os seus locais de lançamento perto da costa. Isso acontece especificamente para que possam evitar colocar em risco a vida dos moradores, uma vez que os detritos que regressem à Terra podem simplesmente cair no oceano.

Porém, durante a Guerra Fria, a China construiu vários grandes centros de lançamento no interior para “fins de segurança”. Nas décadas seguintes, as missões desses locais colocaram os moradores em perigo repetidamente. Em 1996, um foguete chinês colidiu com uma vila logo após o lançamento, matando seis pessoas, segundo fontes chineses. Porém, de acordo com as fontes internacionais, o acidente matou centenas de moradores.

A China poderia, de acordo com o Futurism, diminuir os seus esforços espaciais ao construir novos locais de lançamento em áreas despovoadas ou costeiras. Porém, em vez disso, aumentou o número de lançamentos de foguetes nos últimos anos em busca de dominação espacial.

ZAP //

PARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

  1. Quem acha que os chineses se preocupam seja lá o que for com a segurança, engana-se.
    Eles não se ralam minimamente com a população em geral, com o ambiente, etc.

RESPONDER

IA descobre novas crateras em Marte em apenas cinco segundos

Uma equipa de investigadores da NASA treinou um algoritmo para identificar novas crateras na superfície de Marte. É oito vezes mais rápido do que os cientistas. A dado ponto da sua vida já abriu um jornal …

Uma dúzia de vacas sobrevoou os Alpes suiços

Várias vacas lesionadas foram transportadas de helicóptero para atravessarem as montanhas da região de Klausenpass, na Suíça. Na passada sexta-feira, uma dúzia de vacas lesionadas apanhou uma boleia especial: foram transportadas de helicóptero até à vila …

Mãe luta contra puma para salvar filho de cinco anos

Uma mulher norte-americana atacou um puma, com as próprias mãos, para defender o filho de cinco anos. O caso aconteceu em Calabasas, Los Angeles, nos Estados Unidos. O menino estava a brincar na parte exterior de …

Refugiado afegão em greve de fome para conseguir ajuda para trazer família para Portugal

Nasir Ahmad, que vive no Porto desde 2016, está em greve de fome, a partir desta segunda-feira, até receber uma resposta do Governo português sobre a vinda da mãe e irmã para Portugal. Segundo adiantou esta …

Mação anuncia descoberta de novas gravuras rupestres no vale do Ocreza

O presidente da Câmara Municipal de Mação disse esta segunda-feira que "foram encontradas novas gravuras rupestres paleolíticas" no vale do Ocreza, a par de "alguns artefactos", tendo as descobertas decorrido no âmbito de uma campanha …

Autárquicas. CNE diz que município de Coimbra não devia ter apagado mural da CDU

A Câmara de Coimbra não devia ter apagado um mural da CDU naquela cidade, anunciou esta segunda-feira a coligação, sustentada por uma deliberação da Comissão Nacional de Eleições (CNE). Em comunicado, a CDU refere que os …

Bolsonaro diz que protestos que convocou são a favor da liberdade de expressão

O Presidente do Brasil, Jair Bolsonaro, disse esta segunda-feira que os protestos convocados por si e pelos seus apoiantes para dia 7 de setembro, data em que se comemora a independência do país, serão para …

JSD acusa Costa de “plagiar” proposta que PS chumbou sobre IRS jovem

A Juventude Social-Democrata acusou esta segunda-feira António Costa de “falta de vergonha” nos anúncios sobre o IRS jovem, acusando o líder socialista de prometer agora o que “o PS chumbou em novembro de 2020”. “Em novembro …

Alemanha. Primeiro debate eleitoral acaba com vantagem para Scholz

O debate em formato inédito, que juntou os três candidatos à chancelaria na Alemanha, acabou com o social-democrata Olaf Scholz à frente — nova sondagem dá 25% de intenções de voto ao SPD. Os debates eleitorais …

ONU celebra fim de gasolina com chumbo para automóveis

A gasolina com chumbo para automóveis foi oficialmente erradicada, anunciou hoje o Programa das Nações Unidas para o Ambiente, depois de o último país no mundo a utilizá-la ter banido a sua venda. A Argélia acabou …