Lammily, a Barbie com curvas normais

Lammily

Lammily, a Barbie "normal"

Lammily, a Barbie “normal”

Um artista americano quer comercializar o protótipo de uma versão “realista” da boneca Barbie, bem menos magra do que a original.

A nova boneca, batizada de Lammily, seria uma resposta às medidas pouco realistas da Barbie original, considerada magra demais e criticada pela influência negativa que pode ter sobre a saúde e o comportamento das crianças.

A Lammily, criada por Nickolay Lamm, foi feita com base numa média de medidas divulgadas pelo governo americano equivalentes a uma jovem de 19 anos.

Lamm lançou uma campanha de crowdfunding para produzir a boneca e já ultrapassou largamente a meta de 95 mil dólares (cerca de 70 mil euros) – neste momento, o jovem já recebeu mais de 200 mil dólares para tornar a Lammily realidade.

“Perguntei a mim mesmo porque esse tipo de boneca não é feito usando as medidas padrão do corpo humano”, diz Lamm em seu site.

Idealização

As medidas da Barbie são questionadas há vários anos. Os seus críticos dizem que não correspondem à realidade e levam as raparigas a idealizar para si próprias um corpo impossível de ser atingido.

Em vez de aguardar por uma mudança dos fabricantes de brinquedos neste sentido, Lamm decidiu criar a sua própria boneca.

A Lammily também é diferente da sua rival por usar pouca maquiagem e roupas mais discretas.

“Finalmente alguém teve a coragem de mostrar uma mulher como ela realmente é”, diz Pat Hartley, especialista em imagem corporal e autora do livro Body Images: Development, deviance and change (“Imagem Corporal: desenvolvimento, desvios e mudança”).

“Levou muito tempo até uma boneca deste género chegar perto de ser produzida, porque muitas pessoas na indústria de dietas e da moda têm ganho fortunas ao projetar a imagem de uma mulher magra como um palito como sendo a ideal. Estava na altura de alguém combater isso.”

Dona da marca Barbie, a fabricante Mattel defende-se dizendo que a sua boneca é feita para ser fácil de ser manuseada, e não para ser realista.

ZAP / BBC

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.