/

Descoberto um lagar egípcio com 2.000 anos no delta do Rio Nilo

Arqueólogos descobriram recentemente salas de arrumação ancestrais num lagar egípcio com dois mil anos no delta do Rio Nilo, a norte do Cairo.

Dentro dessas salas – cuja temperatura parecia ser controlada para manter o vinho – os arqueólogos também encontraram moedas, potes usados na produção de vinho e outros objetos de cerâmica, disseram as autoridades do Ministério de Antiguidades da República Árabe do Egito (MOA), que partilhou a descoberta no Facebook.

The archaeological mission of the Supreme Council of Antiquities working at Tel Kom al Trogy in Al-Bihera Governorate…

Publicado por ‎Ministry of Antiquities وزارة الآثار‎ em Segunda-feira, 28 de janeiro de 2019

As salas estavam ligadas a um complexo vinícola maior, que já tinha sido parcialmente descoberto durante escavações anteriores. Com base nas evidências recolhidas durante esta última escavação, os especialistas suspeitam que possa haver edifícios adicionais nas proximidades, que abrigaram os funcionários da vinícola e os seus supervisores há milhares de anos.

O lagar foi construído no que hoje é a província de Beheira, na costa norte do Egito, durante a era greco-romana – que durou desde o século IV a.C. até ao século VII, segundo a Associated Press. Durante esse tempo, a região do delta do Nilo era famosa por produzir alguns dos melhores vinhos do Egito, disse Ayman Ashmawy, chefe de artefactos egípcios antigos da MOA.

As paredes que compunham as novas câmaras de armazenamento eram grossas e construídas com tijolos de barro. Em alguns lugares, as paredes incorporavam lajes de pedra calcária de diferentes tamanhos. Essa técnica de construção provavelmente ajudou a refrescar a câmara e regular a temperatura do vinho armazenado, disse Mostafa Waziri, secretário-geral do Conselho Supremo de Antiguidades do Egito.

Um conjunto de fornos e artefactos de cerâmica variados associados às atividades diárias foi encontrado ao lado de moedas que sobreviveram aos séculos: do tempo de Ptolomeu I Soter, um sucessor de Alexandre, o Grande, que governou o Egito a partir de 323 a.C. até 285 a.C., para a conquista islâmica de 639 até 646.

Arqueólogos também encontraram fragmentos pintados que podem ter coberto as paredes de um edifício, bem como fragmentos de uma camada de mosaico que poderia ter decorado o chão.

Os elementos decorativos sugerem a presença de mais um prédio no complexo vinícola – possivelmente uma estrutura residencial para pessoas que trabalhavam lá.

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.