Juventus vs Porto | Sonho morre no vermelho

goalpoint-juventus-porto-champions-league-201617-1068x522

O FC Porto está fora da Liga dos Campeões, depois de perder com a Juventus, por 1-0, em Itália, na segunda mão da eliminatória, que terminou com uns claros 3-0.

A formação portista partira para Turim com consciência da dificuldade da tarefa que tinha pela frente, e o sonho de uma reviravolta terminou com a expulsão de Maxi Pereira e consequente grande penalidade, aos 40 minutos, que resultou no único golo da “Velha Senhora”.

O Jogo explicado em Números

  • Início forte da equipa da casa (como seria de esperar), apesar de, nos primeiros 15 minutos, o único remate enquadrado ter pertencido ao FC Porto. A Juventus registava três remates desenquadrados, 59% de posse e 87% de passes eficazes (contra 74% do adversário).
  • Passados 30 minutos, mantinha-se o nulo no marcador, embora a Juventus fosse crescendo de forma gradual, levando já um remate enquadrado. Marchisio, com 35 passes, 32 dos quais certos, comandava a formação italiana, enquanto do lado portista eram Óliver Torres e Danilo Pereira, ambos com 22 passes, a definir as operações. Soares, com apenas sete toques na bola, passava completamente ao lado do encontro.
  • Aos 40 minutos, Maxi Pereira “borrou a pintura” ao dar o corpo ao manifesto para travar um remate de Higuaín. O lateral uruguaio acabou por tocar com as mãos na bola, recebendo ordem de expulsão, a segunda para os “dragões” nesta eliminatória, novamente um lateral. Dybala não perdoou da marca de grande penalidade.
  • Primeira parte completamente dominada pela Juventus, que somava 11 remates, três dos quais enquadrados, contra apenas três do adversário (um à baliza).
  • Dybala, o autor do golo, era quem liderava os GoalPoint Ratings, com 6.5, ele que, para além do remate certeiro, somava ainda dois passes para ocasião e quatro duelos ganhos em outros tantos disputados. Logo abaixo surgia Daniel Alves 6.3 com uns impressionantes quatro passes para ocasião e 62 toques. O melhor portista era Brahimi 5.5, com 39 toques, duas faltas sofridas e 13 duelos ganhos em 14 disputados.
  • O segundo tempo arrancou com uma perdida incrível de Soares, que, na cara de Buffon, depois de deixar Benatia para trás, rematou ao lado. Segunda noite europeia negativa para o avançado brasileiro, que procurava marcar o seu primeiro golo na Liga dos Campeões.
  • Passados 15 minutos desde o reatamento, a Juventus ainda não tinha feito qualquer remate, embora registasse 66% de posse de bola. A equipa portista, por sua vez, levava já dois disparos, ambos desenquadrados.
  • A tranquilidade com que a Juventus geriu a vantagem traduziu-se no facto de ter terminado a segunda parte com 433 passes, 92% dos quais eficazes, 69% de posse de bola e quatro remates (três desenquadrados e um bloqueado).
  • Os “dragões”, por sua vez, só obrigaram Buffon a aplicar-se aos 88 minutos, num remate de longe de Diogo Jota, que, minutos antes, falhara o golo na cara do experiente guardião. Desta partida fica ainda o registo das enormes facilidades concedidas aos italianos, que fizeram 13 remates de dentro da área ao longo da partida.

O Homem do Jogo

Excelente exibição do lateral-direito Daniel Alves, que terminou a partida com um GoalPoint Rating de 7.2. A juntar às sete acções defensivas (cinco desarmes e duas intercepções), o ex-Barcelona recuperou a posse 19 vezes, tocou na bola 151 vezes e fez 116 passes, quatro deles para ocasião. Juntamente com Cuadrado, causou muitos problemas Layún, que ficou condicionado com o amarelo aos 30 minutos.

Jogadores em foco

  • Dybala 6.6 – O golo de grande penalidade foi o expoente máximo de uma boa exibição. Os seus três outros remates, todos eles de fora da área, foram desenquadrados. Registou dois passes para ocasião e entrou seis vezes na área contrária.
  • Brahimi 5.4 – Os seus oito dribles eficazes foram o quarto melhor registo desta edição da prova. Disputou 16 duelos, vencendo 13, mas não esteve ao seu melhor nível na distribuição, acertando apenas 68% dos seus passes.
  • Boly 5.5 – Entrou ao intervalo para impedir males maiores e cumpriu. Contabilizou quatro acções defensivas e duas recuperações de posse.
  • Soares 4.3 – Um dos piores desta noite europeia. Falhou uma ocasião flagrante, acertou apenas 12 dos 22 passes que fez, perdeu a bola 19 vezes e controlou-a mal em seis ocasiões.
  • Maxi Pereira 3.3 – Condicionou (e de que maneira) a equipa com a sua expulsão. Antes de ver o vermelho registava dois alívios e um cruzamento eficaz.

Resumo

goalpoint-juventus-porto-champions-league-201617-ratings

PARTILHAR

RESPONDER

Pela primeira vez, Japão admite cancelar Jogos Olímpicos

O Japão admitiu pela primeira vez esta quinta-feira que o cancelamento dos Jogos Olímpicos, adiados desde o verão passado e com arranque marcado para 23 de julho, continua a ser uma hipótese em cima da …

Ataque de Sócrates ao PS é uma "tremenda injustiça". Costa não é um "traidor", diz Ana Catarina Mendes

A líder parlamentar do PS, Ana Catarina Mendes, criticou as declarações de José Sócrates que, em resposta a Fernando Medina, atacou a direção do partido. Em entrevista à TVI, na noite desta quarta-feira, José Sócrates respondeu …

Guardiola iguala recorde de Mourinho na Liga dos Campeões

Pep Guardiola igualou o recorde de presenças nas meias-finais da Liga dos Campeões. O espanhol tem agora as mesmas oito presenças de José Mourinho. Há muito tempo que Pep Guardiola enfrentava dificuldades nos quartos de final …

Responsável pela acusação da Operação Marquês fica fora da lista de promoções do MP

O procurador Rosário Teixeira, responsável pela acusação da Operação Marquês, não figura entre os candidatos da lista de promoções do Ministério Público — e já recorreu da decisão. O Conselho Superior do Ministério Público (CSMP) aprovou …

Investigação a ligações entre PJ e Doyen só ouviu 2 testemunhas antes de ser arquivada

A investigação a alegadas ligações entre um inspetor da PJ e representantes da Doyen, foi arquivada após apenas terem sido ouvidas duas testemunhas. A denúncia sobre estas alegadas ligações chegou da então eurodeputada Ana Gomes. Foi …

Depois de Benfica e Sporting, Beto também interessa ao FC Porto

Depois do interesse de Benfica e Sporting, o FC Porto também está atento a Beto, o avançado do Portimonense que tem dado cartas esta temporada. Se pensava que esta ia ser uma corrida de dois cavalos …

Depois de uma emergência a contragosto, decidem-se as medidas para a 3.ª fase do desconfinamento

Esta quinta-feira, o Conselho de Ministros decide se o desconfinamento avança na próxima segunda-feira. Em causa está o avanço da terceira fase como previsto, a estagnação dos concelhos de maior risco na segunda fase ou …

"O culpado sou eu". Abel Ferreira perde Supertaça sul-americana nos penáltis

O Palmeiras, de Abel Ferreira, falhou na quarta-feira a conquista da Supertaça sul-americana de futebol, ao perder com o Defensa y Justicia no desempate por grandes penalidades (3-4), depois do desaire por 2-1 nos 120 …

Podem ter sido encontradas as pegadas de Neandertal mais antigas da Europa

Há cerca de 100 mil anos, uma grande família de Neandertais caminhou ao longo de uma praia naquilo que hoje é o sul de Espanha. Tal como qualquer criança que se preze, os mais novos …

Biden e Merkel pedem a retirada de militares russos (mas já há navios dos EUA a caminho)

Um dia depois de a Rússia anunciar que estava a realizar "exercícios militares" perto da fronteira ucraniana, a Ucrânia indicou também estar a proceder a manobras militares. Joe Biden e Angela Merkel apelaram esta quarta-feira …