Juventus vs Porto | Sonho morre no vermelho

goalpoint-juventus-porto-champions-league-201617-1068x522

O FC Porto está fora da Liga dos Campeões, depois de perder com a Juventus, por 1-0, em Itália, na segunda mão da eliminatória, que terminou com uns claros 3-0.

A formação portista partira para Turim com consciência da dificuldade da tarefa que tinha pela frente, e o sonho de uma reviravolta terminou com a expulsão de Maxi Pereira e consequente grande penalidade, aos 40 minutos, que resultou no único golo da “Velha Senhora”.

O Jogo explicado em Números

  • Início forte da equipa da casa (como seria de esperar), apesar de, nos primeiros 15 minutos, o único remate enquadrado ter pertencido ao FC Porto. A Juventus registava três remates desenquadrados, 59% de posse e 87% de passes eficazes (contra 74% do adversário).
  • Passados 30 minutos, mantinha-se o nulo no marcador, embora a Juventus fosse crescendo de forma gradual, levando já um remate enquadrado. Marchisio, com 35 passes, 32 dos quais certos, comandava a formação italiana, enquanto do lado portista eram Óliver Torres e Danilo Pereira, ambos com 22 passes, a definir as operações. Soares, com apenas sete toques na bola, passava completamente ao lado do encontro.
  • Aos 40 minutos, Maxi Pereira “borrou a pintura” ao dar o corpo ao manifesto para travar um remate de Higuaín. O lateral uruguaio acabou por tocar com as mãos na bola, recebendo ordem de expulsão, a segunda para os “dragões” nesta eliminatória, novamente um lateral. Dybala não perdoou da marca de grande penalidade.
  • Primeira parte completamente dominada pela Juventus, que somava 11 remates, três dos quais enquadrados, contra apenas três do adversário (um à baliza).
  • Dybala, o autor do golo, era quem liderava os GoalPoint Ratings, com 6.5, ele que, para além do remate certeiro, somava ainda dois passes para ocasião e quatro duelos ganhos em outros tantos disputados. Logo abaixo surgia Daniel Alves 6.3 com uns impressionantes quatro passes para ocasião e 62 toques. O melhor portista era Brahimi 5.5, com 39 toques, duas faltas sofridas e 13 duelos ganhos em 14 disputados.
  • O segundo tempo arrancou com uma perdida incrível de Soares, que, na cara de Buffon, depois de deixar Benatia para trás, rematou ao lado. Segunda noite europeia negativa para o avançado brasileiro, que procurava marcar o seu primeiro golo na Liga dos Campeões.
  • Passados 15 minutos desde o reatamento, a Juventus ainda não tinha feito qualquer remate, embora registasse 66% de posse de bola. A equipa portista, por sua vez, levava já dois disparos, ambos desenquadrados.
  • A tranquilidade com que a Juventus geriu a vantagem traduziu-se no facto de ter terminado a segunda parte com 433 passes, 92% dos quais eficazes, 69% de posse de bola e quatro remates (três desenquadrados e um bloqueado).
  • Os “dragões”, por sua vez, só obrigaram Buffon a aplicar-se aos 88 minutos, num remate de longe de Diogo Jota, que, minutos antes, falhara o golo na cara do experiente guardião. Desta partida fica ainda o registo das enormes facilidades concedidas aos italianos, que fizeram 13 remates de dentro da área ao longo da partida.

O Homem do Jogo

Excelente exibição do lateral-direito Daniel Alves, que terminou a partida com um GoalPoint Rating de 7.2. A juntar às sete acções defensivas (cinco desarmes e duas intercepções), o ex-Barcelona recuperou a posse 19 vezes, tocou na bola 151 vezes e fez 116 passes, quatro deles para ocasião. Juntamente com Cuadrado, causou muitos problemas Layún, que ficou condicionado com o amarelo aos 30 minutos.

Jogadores em foco

  • Dybala 6.6 – O golo de grande penalidade foi o expoente máximo de uma boa exibição. Os seus três outros remates, todos eles de fora da área, foram desenquadrados. Registou dois passes para ocasião e entrou seis vezes na área contrária.
  • Brahimi 5.4 – Os seus oito dribles eficazes foram o quarto melhor registo desta edição da prova. Disputou 16 duelos, vencendo 13, mas não esteve ao seu melhor nível na distribuição, acertando apenas 68% dos seus passes.
  • Boly 5.5 – Entrou ao intervalo para impedir males maiores e cumpriu. Contabilizou quatro acções defensivas e duas recuperações de posse.
  • Soares 4.3 – Um dos piores desta noite europeia. Falhou uma ocasião flagrante, acertou apenas 12 dos 22 passes que fez, perdeu a bola 19 vezes e controlou-a mal em seis ocasiões.
  • Maxi Pereira 3.3 – Condicionou (e de que maneira) a equipa com a sua expulsão. Antes de ver o vermelho registava dois alívios e um cruzamento eficaz.

Resumo

goalpoint-juventus-porto-champions-league-201617-ratings

PARTILHAR

RESPONDER

Carlos César defende que o próximo PR deverá ser um "contribuinte de estabilidade política"

O presidente do PS, Carlos César, disse hoje que o próximo chefe de Estado português deve ser um "contribuinte da estabilidade política", atuando "contra todos os extremismos" e valorizando as autonomias da Madeira e Açores. Carlos …

Marcelo assinala 75 anos da ONU com a frase que veio "mudar o mundo para sempre"

O Presidente da República apelou hoje ao compromisso de todos para com a ONU, 75 anos depois da sua criação. Marcelo Rebelo de Sousa defendeu que isso se torna ainda mais urgente com as consequências …

Pelo menos 270 baleias piloto estão encalhadas na Tasmânia. Austrália já lançou operação de resgate

Cerca de 270 baleias piloto ficaram encalhadas numa área remota da ilha da Tasmânia, no sul da Austrália, e três baleias corcundas conseguiram encontrar o caminho do mar após permanecerem num rio infestado de crocodilos …

Academia de Alcochete passa a chamar-se Academia Cristiano Ronaldo

A Academia do Sporting vai passar a ter o nome de Cristiano Ronaldo, futebolista formado no clube, como forma de homenagear o “melhor jogador português de todos os tempos”, anunciou esta segunda-feira o emblema lisboeta. “O …

Desemprego volta a aumentar. Há 409 mil inscritos nos centros de emprego

O número de desempregados inscritos nos centros de emprego aumentou 34,5% em agosto em termos homólogos e 0,5% face a julho, segundo dados divulgados esta segunda-feira pelo Instituto do Emprego e Formação Profissional (IEFP). De acordo …

"Exercício de poder político brutal". Biden critica substituição no Supremo antes das presidenciais

O candidato democrata à Casa Branca, Joe Biden, afirmou hoje que substituir a juíza Ruth Bader Ginsburg no Supremo antes das eleições presidenciais é um "exercício de poder brutal" e apelou aos republicanos moderados para …

DGS vai recomendar uso de máscara no exterior quando não houver distanciamento

A DGS vai recomendar o uso de máscara em espaços exteriores movimentados quando não for possível garantir o distanciamento social, disse esta segunda-feira a Diretora-Geral da Saúde, Graça Freitas, em conferência de imprensa. "Vai sair …

Crianças com cancro devem ir à escola por não terem riscos acrescidos, diz IPO

As crianças com cancro devem ir à escola por não terem riscos acrescidos de contrair o novo coronavirus na generalidade dos casos, esclareceu, esta segunda-feira, o Instituto Português de Oncologia (IPO) de Lisboa. "Neste momento, não …

Estados Unidos. Pais deixam filho na escola sabendo que tinha covid-19

Um estudante infetado com covid-19 foi levado para a escola pelos pais em Massachusetts, nos Estados Unidos. Como resultado, 28 estudantes ficaram de quarentena. Os pais de um aluno de uma escola do estado norte-americano de …

Bale assume que Mourinho foi uma das principais razões para voltar ao Tottenham

O internacional galês admitiu que o treinador português foi uma das principais razões que o fez voltar ao Tottenham. Em entrevista à estação televisiva britânica BT Sport, conduzida pelo antigo avançado Peter Crouch, Gareth Bale afirmou …