Justiça australiana aprova cirurgia de redesignação de género a criança de 5 anos

Um rapaz australiano de cinco anos vai poder tornar-se e crescer como uma menina depois de a Justiça do país autorizar a cirurgia de redesignação sexual.

A justiça australiana aprovou este ano um pedido de um casal para remover cirurgicamente os testículos do seu filho de cinco anos, conta a BBC.

Em causa está o facto de a criança, conhecida como “Carla”, se identificar como uma menina, apesar de não ter órgãos reprodutivos do sexo feminino.

Ao tribunal, os pais explicaram que o filho nasceu com genitais com uma aparência feminina e que este demonstrava um comportamento “estereotipicamente de mulher”, que incluía, por exemplo, não gostar de ser chamado de rapaz e uma preferência por “brinquedos, roupas e atividades femininas”.

O processo, ao qual a BBC teve acesso, mostra o atestado de médicos especializados que informam que a cirurgia vai acabar com o risco de “Carla” desenvolver tumores no futuro mas que a sua fertilidade será incerta. De acordo com a equipa médica, o procedimento só deveria ser feito antes da puberdade.

No entanto, o tribunal australiano decidiu que o casal não precisa de permissão para agendar a cirurgia. Segundo o jornal The Australian, a aprovação do tribunal foi dada em janeiro deste ano mas só agora foi tornada pública.

“Considero que o tratamento médico proposto é necessário para cuidar de forma adequada e proporcional de um defeito corporal genético que, se não for tratado, representa riscos reais e substanciais à saúde física e emocional da criança”, escreveu o juiz Colin Forrest no despacho.

Ativistas questionam cirurgia

De acordo com a BBC, as pessoas que apresentam este tipo de características, como é o caso da “genitália ambígua”, são identificadas como intersexuais.

Alguns ativistas continuam a questionar a base ética destas cirurgias, que são irreversíveis, defendendo que a identidade de género é algo complexo.

Na opinião do advogado Morgan Carpenter, as crianças devem decidir a sua identidade apenas quando chegam à idade adulta.

“A designação de género é sempre apropriada. O que não é apropriado é a imposição cirúrgica de género”, disse à BBC.

Carpenter acredita que os profissionais da área jurídica e da saúde abordam muitas vezes de forma errada estas variações no desenvolvimento sexual, avaliando-as como desordens que precisam de ser corrigidas.

“Precisamos de profissionais disponíveis para que a comunidade os possa consultar e que também consigam desenvolver opções não-cirúrgicas”, defende.

ZAP / BBC

PARTILHAR

RESPONDER

Ana Rita Bessa renuncia ao lugar de deputada do CDS

Ana Rita Bessa renunciou ao lugar de deputada do CDS-PP, anunciou a própria, numa carta enviada ao líder do partido, Francisco Rodrigues dos Santos. A sua substituição já está a ser tratada pelo líder parlamentar, Telmo …

Vitória em Lisboa dá novo fôlego a Rio. Rangel mantém tudo em aberto

Os resultados eleitorais deste domingo, e sobretudo a vitória de Carlos Moedas em Lisboa, deram a Rui Rio novo fôlego enquanto líder e mais margem de manobra para lidar com os rivais internos. Os resultados das …

Sporting tenta redenção em Dortmund, FC Porto recebe carrasco Liverpool

Sporting e FC Porto têm hoje duelos de elevado grau de dificuldade na segunda jornada da Liga dos Campeões de futebol, com os ‘leões’ a viajarem até Dortmund e os ‘dragões’ a receberem o Liverpool. Na …

Sem sucesso na Europa, Olunga é o diamante de Luís Castro (e leva sete golos em dois jogos)

Com uma passagem sem sucesso pelo Girona, Michael Olunga é um marcador prolífico na Ásia, onde é treinado por Luís Castro e onde leva sete golos em dois jogos. O jogo entre o Al-Duhail e o …

Nuno Freitas demite-se da presidência da CP

Nuno Freitas irá deixar o cargo de presidente da CP a 1 de outubro, sexta-feira. O engenheiro, que terminava o mandato dentro de três meses, pediu à tutela para sair mais cedo da empresa por …

Operação Marquês. MP entrega recurso, mas Sócrates diz que o prazo "excepcionalérrimo" já acabou

O prazo para o MP avançar com o recurso acabou no dia 23, mas os procuradores entregaram os documentos esta terça-feira, nos três dias úteis adicionais que geralmente são concedidos. No entanto, a defesa de …

Chegou ao fim a "missão espinhosa coroada de sucesso" da task force

A task force responsável pelo plano de vacinação contra a covid-19 confirmou, esta terça-feira, o fim da missão no contexto da pandemia e a transição para um núcleo de coordenação. Tal como tinha sido avançado pelo …

Pizzi nunca jogou tão pouco como esta época

Nunca Pizzi jogou tão pouco como esta temporada ao serviço do SL Benfica. O médio era uma das peças mais importantes do plantel, mas tem vindo a perder relevância. "Ele não tem entrado tanto de início, …

Marcelo recusa crises políticas e defende discussão de reforma do Estado até às legislativas de 2023

O presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, defendeu esta segunda-feira que o país deve manter-se livre de crises políticas até 2023, mas considera difícil deixar de se fazer uma discussão sobre a reforma do …

Arqueólogos encontram o primeiro geoglifo do mundo em forma de touro

Um geoglifo em forma de touro foi encontrado num sítio arqueológico localizado no sul da Sibéria, informou o Instituto de História e Cultura Material da Academia de Ciências da Rússia. Apesar do touro ser um símbolo …