Júpiter é tão grande que o nosso Sistema Solar quase teve dois sóis

NASA/JPL-CALTECH/SWRI/MSSS

Imagem de Júpiter captada pela sonda Juno da NASA.

O nosso Sistema Solar tem apenas uma estrela e uma série de planetas relativamente pequenos. No entanto, Júpiter esteve muito perto de se tornar o irmão mais pequeno do Sol.

Júpiter é, de longe, o maior planeta do Sistema Solar. Este corpo celeste é tão grande que esteve muito perto de se tornar uma estrela.

Segundo escreve o astrónomo Paul Sutter, num artigo assinado no Universe Today, se Júpiter fosse 20 vezes maior do que é, seria suficientemente pesado para que a pressão e a temperatura do núcleo fossem suficientemente altas para inflamar a fusão nuclear e dar início a um Júpiter “a caminho do estrelato”.



“O material que formou o nosso Sistema Solar uniu-se para formar os planetas, e a maior parte acabou em Júpiter, que sofreu um crescimento exponencial descontrolado.” O cientista explica ainda que, apesar de 20 vezes parecer muito, a verdade é que, no mundo da astronomia, “isso equivale a um amendoim”.

Se nosso Sistema Solar fosse um pouco diferente, Júpiter, o planeta gigante composto principalmente por hidrogénio, “teria acabado a ascender e a iluminar como e fosse um segundo Sol”.

Apesar de esse cenário não descartar, necessariamente, a formação de planetas, tornaria a vida na Terra muito mais improvável, uma vez que os planetas que orbitam em sistemas binários quase nunca atingem o ponto ideal de temperatura necessário para impedir a água de evaporar ou, pelo contrário, de congelar.

Por cá, na Terra, “agradecemos a Júpiter por ser tal como é”, remata Sutter.

ZAP ZAP //

PARTILHAR

16 COMENTÁRIOS

    • Sim realmente se fosse assim a terra por um amendoim também era um gigante gasoso! 20 vezes a massa de Júpiter é muito agora tudo comparado à escala astronómica parece pequeno! Com mais dez amendoins em Júpiter formavamos um buraco negro também!kkkkk

  1. Sim realmente se levarmos isso em conta a terra só não é um gigante gasoso por um amendoim! Se formos a comparar algo à escala astronómica quase tudo parece pequeno! Com mais dez amendoins em Júpiter e teríamos uma estrela massiva o suficiente para formar um buraco negro também!kkkkk

  2. Que merda de matéria.
    20 vezes maior é muita coisa e não é um amendoim.
    Se o meteoro q caiu na rússia em 2013 fosse 20 vezes maior teria varrido o estado onde caiu do mapa.
    Se o Sol fosse 20 vezes maior a terra estaria torrada.
    Na escsla astronômica 20 vezes não é um amendoim não.

  3. Se Jupíter fossê 20 vezes maior para que pudesse ter massa suficiente para ignição da temperatura ele seria uma estrela maior que o sol, Jupíter teria um, pelo que entendi, diâmetro de 2.800.000 km pois hoje Jupíter tem um diâmetro de 140.000km.

    • Cara, eles tão falando da massa, não do diâmetro, se júpiter tivesse uma massa 20x maior seria uma estrela muito pequena, o diâmetro dele não seria muito maior do que é agora, existem estrelas super massivas que tem o tamanho da Terra e tem massa maior q o Sol.

  4. Pela distância que Júpiter se encontra, não acredito que geraria calor suficiente para atrapalhar a vida na Terra, o que poderia acontecer é termos mais noites claras que poderiam influenciar o metabolismo dos seres vivos! Acredito que Marte poderia ser mais quente por conta disso, mas isso não faria diferença na atmosfera do planeta vermelho, mas facilitaria a ida do homem até Marte nos dias de hoje!

  5. Não geraria calor, mas tendo massa consideralvente maior, atrapalhados ou atrairia o movimento da terra ao redor do sol. Não seria elíptico, e sim com um arco bem maior que esfriaria o planeta e impediria a formação de vida na Terra.

  6. Portanto não existe nem nunca existiu matéria suficiente no sistema solar para transformar Júpiter numa estrela.

    De forma que nunca estivemos perto de ter um sistema bi solar.

  7. Ahahahah, o “astrónomo” deve ter visto recentemente o filme “2001 Odisseia no Espaço”.

    No filme, Júpiter transforma-se (é transformado) nun segundo sol……

RESPONDER

Paços de Ferreira 0-5 Benfica | Seferovic “parte tudo” na Capital do Móvel

Na noite deste sábado, o Benfica somou o sétimo triunfo consecutivo no campeonato, ao golear o Paços de Ferreira por 5-0, num embate relativo à 26.ª jornada do campeonato. A equipa de Jorge Jesus, que acabou …

Após terramotos e deslizamentos, a "cidade moribunda" de Itália ainda resiste no topo de uma montanha

Chamar-se a si mesmo de "Cidade Moribunda" pode não parecer a melhor forma de atrair turistas, mas Civita, em Itália, aprendeu a viver com o facto de estar a morrer. Há vários séculos, a cidade …

"Alexa, estou com calor." Já é possível controlar o ar condicionado de um Lamborghini apenas com a voz

A Amazon está a dar um grande passo na indústria automóvel ao integrar a Alexa no Huracán EVO da Lamborghini, não apenas para fazer perguntas, mas dando ao assistente virtual a capacidade de controlar as …

Nova tecnologia pode enviar luz solar para o subsolo

Investigadores da Universidade Tecnológica de Nanyang, na Singapura, inventaram um novo dispositivo que pode ajudar o país a iluminar a sua crescente infraestrutura subterrânea. A Singapura é um dos países que tem apostado cada vez mais …

Livro lança "caça ao tesouro" a urna de ouro oferecida por Inglaterra a França antes da Entente Cordiale

Um novo enigma literário está prestes a chegar às estantes de livros com uma recompensa incomum. Pistas em "The Golden Treasure of the Entente Cordiale" podem levar leitores no Reino Unido e França a um …

Para evitar casos de burnout, LinkedIn deu uma semana de férias aos quase 16 mil funcionários

O LinkedIn decidiu dar uma semana de férias (remunerada), que começou esta segunda-feira, a todos os seus funcionários espalhados pelo mundo. O objetivo? Desconectar, recarregar baterias e prevenir casos de burnout.  "Queríamos ter a certeza de …

Pequenos nadadores-robô curam-se a si próprios (e em movimento)

Uma equipa de investigadores da American Chemical Society desenvolveu pequenos robôs nadadores que conseguem curar-se a si mesmos magneticamente. O tecido vivo pode curar-se autonomamente de muitos ferimentos, mas fornecer habilidades semelhantes a sistemas artificiais, como …

Tondela 0-2 FC Porto | Missão cumprida com serviços mínimos

Missão cumprida. O FC Porto fez poupanças no jogo com o Tondela, mas levou os três pontos para casa, graças a um triunfo por 2-0. Os “dragões” foram claramente superiores no primeiro tempo, marcaram por Toni …

Portugal pode atingir linha vermelha dos 120 novos casos por 100 mil habitantes em dois meses

Portugal pode atingir uma taxa de incidência de de 120 casos por 100 mil habitantes daqui a dois ou mais meses se se mantiver o atual ritmo de crescimento deste indicador. Esta é a conclusão de …

Akon ainda não construiu a "Wakanda da vida real", mas o Uganda já lhe está a dar terrenos para a segunda

O artista de R&B Akon ainda não concretizou a sua visão ambiciosa de uma cidade “futurística” alimentada por uma criptomoeda chamada “Akoin” e construída num terreno que lhe foi dado pelo governo senegalês. Contudo, o …