Júpiter é tão grande que o nosso Sistema Solar quase teve dois sóis

NASA/JPL-CALTECH/SWRI/MSSS

Imagem de Júpiter captada pela sonda Juno da NASA.

O nosso Sistema Solar tem apenas uma estrela e uma série de planetas relativamente pequenos. No entanto, Júpiter esteve muito perto de se tornar o irmão mais pequeno do Sol.

Júpiter é, de longe, o maior planeta do Sistema Solar. Este corpo celeste é tão grande que esteve muito perto de se tornar uma estrela.

Segundo escreve o astrónomo Paul Sutter, num artigo assinado no Universe Today, se Júpiter fosse 20 vezes maior do que é, seria suficientemente pesado para que a pressão e a temperatura do núcleo fossem suficientemente altas para inflamar a fusão nuclear e dar início a um Júpiter “a caminho do estrelato”.

“O material que formou o nosso Sistema Solar uniu-se para formar os planetas, e a maior parte acabou em Júpiter, que sofreu um crescimento exponencial descontrolado.” O cientista explica ainda que, apesar de 20 vezes parecer muito, a verdade é que, no mundo da astronomia, “isso equivale a um amendoim”.

Se nosso Sistema Solar fosse um pouco diferente, Júpiter, o planeta gigante composto principalmente por hidrogénio, “teria acabado a ascender e a iluminar como e fosse um segundo Sol”.

Apesar de esse cenário não descartar, necessariamente, a formação de planetas, tornaria a vida na Terra muito mais improvável, uma vez que os planetas que orbitam em sistemas binários quase nunca atingem o ponto ideal de temperatura necessário para impedir a água de evaporar ou, pelo contrário, de congelar.

Por cá, na Terra, “agradecemos a Júpiter por ser tal como é”, remata Sutter.

ZAP //

PARTILHAR

16 COMENTÁRIOS

    • Sim realmente se fosse assim a terra por um amendoim também era um gigante gasoso! 20 vezes a massa de Júpiter é muito agora tudo comparado à escala astronómica parece pequeno! Com mais dez amendoins em Júpiter formavamos um buraco negro também!kkkkk

  1. Sim realmente se levarmos isso em conta a terra só não é um gigante gasoso por um amendoim! Se formos a comparar algo à escala astronómica quase tudo parece pequeno! Com mais dez amendoins em Júpiter e teríamos uma estrela massiva o suficiente para formar um buraco negro também!kkkkk

  2. Que merda de matéria.
    20 vezes maior é muita coisa e não é um amendoim.
    Se o meteoro q caiu na rússia em 2013 fosse 20 vezes maior teria varrido o estado onde caiu do mapa.
    Se o Sol fosse 20 vezes maior a terra estaria torrada.
    Na escsla astronômica 20 vezes não é um amendoim não.

  3. Se Jupíter fossê 20 vezes maior para que pudesse ter massa suficiente para ignição da temperatura ele seria uma estrela maior que o sol, Jupíter teria um, pelo que entendi, diâmetro de 2.800.000 km pois hoje Jupíter tem um diâmetro de 140.000km.

    • Cara, eles tão falando da massa, não do diâmetro, se júpiter tivesse uma massa 20x maior seria uma estrela muito pequena, o diâmetro dele não seria muito maior do que é agora, existem estrelas super massivas que tem o tamanho da Terra e tem massa maior q o Sol.

  4. Pela distância que Júpiter se encontra, não acredito que geraria calor suficiente para atrapalhar a vida na Terra, o que poderia acontecer é termos mais noites claras que poderiam influenciar o metabolismo dos seres vivos! Acredito que Marte poderia ser mais quente por conta disso, mas isso não faria diferença na atmosfera do planeta vermelho, mas facilitaria a ida do homem até Marte nos dias de hoje!

  5. Não geraria calor, mas tendo massa consideralvente maior, atrapalhados ou atrairia o movimento da terra ao redor do sol. Não seria elíptico, e sim com um arco bem maior que esfriaria o planeta e impediria a formação de vida na Terra.

  6. Portanto não existe nem nunca existiu matéria suficiente no sistema solar para transformar Júpiter numa estrela.

    De forma que nunca estivemos perto de ter um sistema bi solar.

  7. Ahahahah, o “astrónomo” deve ter visto recentemente o filme “2001 Odisseia no Espaço”.

    No filme, Júpiter transforma-se (é transformado) nun segundo sol……

RESPONDER

Concelho de Portalegre registou o seu primeiro caso (e revela "segredo" para combater pandemia)

Um comportamento recatado e os habitantes sempre alerta com "o bicho" são apontados como os "segredos" que têm "protegido" Fronteira (Portalegre) da covid-19, que só esta semana registou o primeiro infetado desde o início da …

Rio de Janeiro vai ter "réveillon" com espetáculos e fogo de artifício (mas sem público)

O Rio de Janeiro encerrará 2020 com espetáculos e concertos ao vivo em seis palcos montados na cidade brasileira, mas aos quais o público não terá acesso devido à pandemia. Apenas poderá vê-los nas redes …

GP de Portugal. Há 14 casos de covid-19 em equipas de Fórmula 1

Em conferência de imprensa, a Proteção Civil do Algarve revelou que foram identificados 14 casos de covid-19 entre pilotos e staff de equipas da Fórmula 1 que estiveram em Portimão. Foram identificados 14 casos de covid-19 …

Islâmicos "têm o direito" de matar franceses. Twitter retira comentário de ex-primeiro-ministro da Malásia

A rede social Twitter retirou um comentário controverso do antigo primeiro-ministro malaio ​​​​​​​Mahathir Mohamad, relativo ao debate desencadeado pelas palavras do Presidente francês, Emmanuel Macron, sobre o islão. Numa série de mensagens, em que Mahathir Mohamad …

Governo pondera decretar recolher obrigatório e restrições em mais municípios

O Governo está a avaliar avançar com o recolhimento obrigatório e alargar as restrições impostas em Paços de Ferreira, Felgueiras e Lousada a mais municípios, recusando, no entanto, um novo confinamento geral, disse hoje o …

Gigante americana Walmart retira (temporariamente) armas e munições das prateleiras

A gigante de distribuição norte-americana Walmart decidiu retirar temporariamente armas e munições das prateleiras das suas lojas, anunciou na quinta-feira um porta-voz da cadeia. A medida preventiva foi tomada a cinco dias de uma eleição presidencial …

BE afasta para já estado de emergência e defende requisição civil na saúde

A coordenadora do BE afastou para já a necessidade de um novo estado de emergência e defendeu que o Governo utilize toda a capacidade instalada na saúde, se necessário recorrendo à requisição civil dos setores …

Sismo de magnitude 7 abala Turquia e Grécia e provoca mini-tsunami. Pelo menos 4 pessoas morreram

Quatro pessoas morreram no oeste da Turquia, depois de um forte terramoto de magnitude 7 atingir o Mar Egeu na tarde desta sexta-feira. O abalo derrubou edifícios em áreas costeiras e fez pelo menos 120 …

EDP desiste de processo contra o Estado, mas vai levar tarifa social a Bruxelas

A EDP desistiu da litigância judicial com o Estado sobre a contribuição extraordinária sobre o setor energético (CESE), mas vai pedir à Comissão Europeia uma análise sobre o mecanismo de financiamento da tarifa social a …

"Fora com os pretos". Universidades e escolas de Lisboa vandalizadas com mensagens racistas

Várias universidades e escolas secundárias da região de Lisboa foram vandalizadas com mensagens de teor racista e xenófobo. "Viva a Europa Branca" ou "Fora com os pretos" são algumas das frases escritas. Várias pessoas denunciaram esta …