Júpiter é tão grande que o nosso Sistema Solar quase teve dois sóis

NASA/JPL-CALTECH/SWRI/MSSS

Imagem de Júpiter captada pela sonda Juno da NASA.

O nosso Sistema Solar tem apenas uma estrela e uma série de planetas relativamente pequenos. No entanto, Júpiter esteve muito perto de se tornar o irmão mais pequeno do Sol.

Júpiter é, de longe, o maior planeta do Sistema Solar. Este corpo celeste é tão grande que esteve muito perto de se tornar uma estrela.

Segundo escreve o astrónomo Paul Sutter, num artigo assinado no Universe Today, se Júpiter fosse 20 vezes maior do que é, seria suficientemente pesado para que a pressão e a temperatura do núcleo fossem suficientemente altas para inflamar a fusão nuclear e dar início a um Júpiter “a caminho do estrelato”.

“O material que formou o nosso Sistema Solar uniu-se para formar os planetas, e a maior parte acabou em Júpiter, que sofreu um crescimento exponencial descontrolado.” O cientista explica ainda que, apesar de 20 vezes parecer muito, a verdade é que, no mundo da astronomia, “isso equivale a um amendoim”.

Se nosso Sistema Solar fosse um pouco diferente, Júpiter, o planeta gigante composto principalmente por hidrogénio, “teria acabado a ascender e a iluminar como e fosse um segundo Sol”.

Apesar de esse cenário não descartar, necessariamente, a formação de planetas, tornaria a vida na Terra muito mais improvável, uma vez que os planetas que orbitam em sistemas binários quase nunca atingem o ponto ideal de temperatura necessário para impedir a água de evaporar ou, pelo contrário, de congelar.

Por cá, na Terra, “agradecemos a Júpiter por ser tal como é”, remata Sutter.

  ZAP //

PARTILHAR

16 COMENTÁRIOS

    • Sim realmente se fosse assim a terra por um amendoim também era um gigante gasoso! 20 vezes a massa de Júpiter é muito agora tudo comparado à escala astronómica parece pequeno! Com mais dez amendoins em Júpiter formavamos um buraco negro também!kkkkk

  1. Sim realmente se levarmos isso em conta a terra só não é um gigante gasoso por um amendoim! Se formos a comparar algo à escala astronómica quase tudo parece pequeno! Com mais dez amendoins em Júpiter e teríamos uma estrela massiva o suficiente para formar um buraco negro também!kkkkk

  2. Que merda de matéria.
    20 vezes maior é muita coisa e não é um amendoim.
    Se o meteoro q caiu na rússia em 2013 fosse 20 vezes maior teria varrido o estado onde caiu do mapa.
    Se o Sol fosse 20 vezes maior a terra estaria torrada.
    Na escsla astronômica 20 vezes não é um amendoim não.

  3. Se Jupíter fossê 20 vezes maior para que pudesse ter massa suficiente para ignição da temperatura ele seria uma estrela maior que o sol, Jupíter teria um, pelo que entendi, diâmetro de 2.800.000 km pois hoje Jupíter tem um diâmetro de 140.000km.

    • Cara, eles tão falando da massa, não do diâmetro, se júpiter tivesse uma massa 20x maior seria uma estrela muito pequena, o diâmetro dele não seria muito maior do que é agora, existem estrelas super massivas que tem o tamanho da Terra e tem massa maior q o Sol.

  4. Pela distância que Júpiter se encontra, não acredito que geraria calor suficiente para atrapalhar a vida na Terra, o que poderia acontecer é termos mais noites claras que poderiam influenciar o metabolismo dos seres vivos! Acredito que Marte poderia ser mais quente por conta disso, mas isso não faria diferença na atmosfera do planeta vermelho, mas facilitaria a ida do homem até Marte nos dias de hoje!

  5. Não geraria calor, mas tendo massa consideralvente maior, atrapalhados ou atrairia o movimento da terra ao redor do sol. Não seria elíptico, e sim com um arco bem maior que esfriaria o planeta e impediria a formação de vida na Terra.

  6. Portanto não existe nem nunca existiu matéria suficiente no sistema solar para transformar Júpiter numa estrela.

    De forma que nunca estivemos perto de ter um sistema bi solar.

  7. Ahahahah, o “astrónomo” deve ter visto recentemente o filme “2001 Odisseia no Espaço”.

    No filme, Júpiter transforma-se (é transformado) nun segundo sol……

RESPONDER

Casos de covid-19 entre os alunos mais novos não aumentaram no primeiro mês de aulas

Um mês depois do início do ano letivo, não se registou um aumento de casos de covid-19 entre os alunos mais novos. De acordo com o jornal Público, o regresso ao ensino presencial não se refletiu …

Imagem procurava mostrar que "Portugal e Espanha são mais fortes quando estão juntos", disse Vox a Ventura

O líder do Chega afirmou hoje que o Vox lhe transmitiu que, ao partilhar uma imagem da dinastia filipina onde mostra Portugal anexado por Espanha, pretendia mostrar que os dois países “são mais fortes quando …

Em La Palma, empresas usam drones para alimentar animais isolados pela lava

Duas empresas espanholas utilizam drones para alimentar os animais que estão encurralados no meio da lava lançada pelo vulcão de La Palma. Numa altura em que a lava se estende pela ilha a um ritmo muito …

CDS acusa Governo de comprar voto do PAN no OE com medida sobre as touradas

A deputada do CDS-PP Cecília Meireles acusou esta quinta-feira o Governo de estar a comprar o voto do PAN no Orçamento do Estado para 2022 com a proibição das touradas para menores de 16 anos. Na …

Se for eleita, Le Pen irá desmantelar as turbinas eólicas

A candidata à presidência francesa Marine Le Pen disse que, se for eleita presidente no próximo ano, acabará com todos os subsídios destinados às energias renováveis e derrubará as turbinas eólicas. Marine Le Pen, candidata do …

Sonae admite ser "inevitável" aumento de custos devido à subida do preço dos combustíveis

O administrador da Sonae MC Miguel Águas afirmou hoje que "é inevitável" que haja aumentos de custos ao longo da cadeia devido à subida do preço do combustível, mas trabalha para que "impacto não seja …

Entre promessas por cumprir e a saída do Afeganistão, Biden está a perder popularidade - e os Democratas estão preocupados

Já desde Agosto que a popularidade de Joe Biden tem estado em queda e a perda de energia nos eleitores independentes está a preocupar os Democratas na preparação para as intercalares do próximo ano. Uma …

Rússia e Arábia Saudita ponderam criar uma aliança de países produtores de gás

O vice-primeiro-ministro russo, Alexander Novak, e o ministro da Energia da Arábia Saudita discutiram hoje a ideia de criar uma aliança de países produtores de gás, perante a alta dos preços do “ouro azul”. Num fórum …

Liga anuncia empresa para centralização dos direitos televisivos

O presidente da Liga Portuguesa de Futebol Profissional (LPFP), Pedro Proença, anunciou nesta quinta-feira a constituição de uma empresa para a centralização dos direitos audiovisuais dos campeonatos profissionais. Pedro Proença, que falava durante as cerimónias de …

"Fugir é um ato de cobardia". Paulo Guichard já deixou a prisão

O Supremo Tribunal de Justiça mandou hoje libertar do ex-administrador do BPP Paulo Guichard, no âmbito do pedido de habeas corpus da sua defesa, após ter sido preso a semana passada no aeroporto quando chegava …