Júpiter é tão grande que o nosso Sistema Solar quase teve dois sóis

NASA/JPL-CALTECH/SWRI/MSSS

Imagem de Júpiter captada pela sonda Juno da NASA.

O nosso Sistema Solar tem apenas uma estrela e uma série de planetas relativamente pequenos. No entanto, Júpiter esteve muito perto de se tornar o irmão mais pequeno do Sol.

Júpiter é, de longe, o maior planeta do Sistema Solar. Este corpo celeste é tão grande que esteve muito perto de se tornar uma estrela.

Segundo escreve o astrónomo Paul Sutter, num artigo assinado no Universe Today, se Júpiter fosse 20 vezes maior do que é, seria suficientemente pesado para que a pressão e a temperatura do núcleo fossem suficientemente altas para inflamar a fusão nuclear e dar início a um Júpiter “a caminho do estrelato”.

“O material que formou o nosso Sistema Solar uniu-se para formar os planetas, e a maior parte acabou em Júpiter, que sofreu um crescimento exponencial descontrolado.” O cientista explica ainda que, apesar de 20 vezes parecer muito, a verdade é que, no mundo da astronomia, “isso equivale a um amendoim”.

Se nosso Sistema Solar fosse um pouco diferente, Júpiter, o planeta gigante composto principalmente por hidrogénio, “teria acabado a ascender e a iluminar como e fosse um segundo Sol”.

Apesar de esse cenário não descartar, necessariamente, a formação de planetas, tornaria a vida na Terra muito mais improvável, uma vez que os planetas que orbitam em sistemas binários quase nunca atingem o ponto ideal de temperatura necessário para impedir a água de evaporar ou, pelo contrário, de congelar.

Por cá, na Terra, “agradecemos a Júpiter por ser tal como é”, remata Sutter.

ZAP //

PARTILHAR

16 COMENTÁRIOS

    • Sim realmente se fosse assim a terra por um amendoim também era um gigante gasoso! 20 vezes a massa de Júpiter é muito agora tudo comparado à escala astronómica parece pequeno! Com mais dez amendoins em Júpiter formavamos um buraco negro também!kkkkk

  1. Sim realmente se levarmos isso em conta a terra só não é um gigante gasoso por um amendoim! Se formos a comparar algo à escala astronómica quase tudo parece pequeno! Com mais dez amendoins em Júpiter e teríamos uma estrela massiva o suficiente para formar um buraco negro também!kkkkk

  2. Que merda de matéria.
    20 vezes maior é muita coisa e não é um amendoim.
    Se o meteoro q caiu na rússia em 2013 fosse 20 vezes maior teria varrido o estado onde caiu do mapa.
    Se o Sol fosse 20 vezes maior a terra estaria torrada.
    Na escsla astronômica 20 vezes não é um amendoim não.

  3. Se Jupíter fossê 20 vezes maior para que pudesse ter massa suficiente para ignição da temperatura ele seria uma estrela maior que o sol, Jupíter teria um, pelo que entendi, diâmetro de 2.800.000 km pois hoje Jupíter tem um diâmetro de 140.000km.

    • Cara, eles tão falando da massa, não do diâmetro, se júpiter tivesse uma massa 20x maior seria uma estrela muito pequena, o diâmetro dele não seria muito maior do que é agora, existem estrelas super massivas que tem o tamanho da Terra e tem massa maior q o Sol.

  4. Pela distância que Júpiter se encontra, não acredito que geraria calor suficiente para atrapalhar a vida na Terra, o que poderia acontecer é termos mais noites claras que poderiam influenciar o metabolismo dos seres vivos! Acredito que Marte poderia ser mais quente por conta disso, mas isso não faria diferença na atmosfera do planeta vermelho, mas facilitaria a ida do homem até Marte nos dias de hoje!

  5. Não geraria calor, mas tendo massa consideralvente maior, atrapalhados ou atrairia o movimento da terra ao redor do sol. Não seria elíptico, e sim com um arco bem maior que esfriaria o planeta e impediria a formação de vida na Terra.

  6. Portanto não existe nem nunca existiu matéria suficiente no sistema solar para transformar Júpiter numa estrela.

    De forma que nunca estivemos perto de ter um sistema bi solar.

  7. Ahahahah, o “astrónomo” deve ter visto recentemente o filme “2001 Odisseia no Espaço”.

    No filme, Júpiter transforma-se (é transformado) nun segundo sol……

RESPONDER

Cidade japonesa acaba de proibir a utilização de telemóveis enquanto se caminha

A cidade japonesa de Yamato acaba de aprovar uma proposta de lei que proíbe as pessoas de utilizarem telemóveis enquanto caminham. A cidade, localizada num subúrbio de Tóquio, entende que os telemóveis são um risco …

MIT apagou base de dados popular que ensinou IA a ser racista e sexista

O Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT), nos Estados Unidos, viu-se obrigado apagar uma base de dados de treinamento de Inteligência Artifical (IA) depois de esta ensinar vários algoritmos a usar insultos racistas e sexistas. …

Escola Básica e fábrica de Paços de Ferreira encerradas, com nove casos positivos

A Escola Básica n.º 2 e a Fábrica de Lacados Abrelac, em Paços de Ferreira, Porto, foram encerradas após diagnosticados nove casos de covid-19 para “prevenção” e para “interromper as cadeias de transmissão”, disseram hoje …

Mais nove mortes e 328 casos confirmados em Portugal

Portugal regista hoje mais nove óbitos por covid-19, em relação a sábado, e mais 328 casos de infeção confirmados, dos quais 254 na região de Lisboa e Vale do Tejo, segundo os dados da Direção-Geral …

Cientistas criam miniatura de ondas de choque de supernovas (e quase desvendam um mistério)

Esta versão em miniatura das ondas de choque das supernovas pode ter ajudado os cientistas a chegar muito perto da resolução de um antigo mistério cósmico. Uma equipa de investigadores do Departamento de Energia do Centro …

Na Indonésia, são os recém-licenciados quem mais vai sofrer com o impacto económico da covid-19

A covid-19 continua a desacelerar a economia na Indonésia e pode causar graves impactos nos recém-licenciados que entram no mercado de trabalho pela primeira vez. Na Indonésia, o crescimento económico diminuiu para 2,97% durante o primeiro …

Mudanças climáticas ameaçam 60% das espécies de peixes do mundo

Uma nova investigação levada a cabo por cientistas do Instituto Alfred Wegener, na Alemanha, sugere que as mudanças climáticas podem destruir mais espécies de peixes do que se pensavam anteriormente. Se as temperaturas globais subirem …

Engenheiros desenvolvem célula de combustível duas vezes mais eficiente do que a de hidrogénio

Uma equipa de engenheiros da Universidade de Washington, nos Estados Unidos, desenvolveu um novo processo para uma célula de combustível que funciona com o dobro da tensão das células a combustível tradicionais de hidrogénio. O novo …

Preços das bebidas concertados durante anos. Seis supermercados sob suspeita de cartel

Seis grupos de distribuição alimentar e dois fornecedores de sumos, vinhos e outras bebidas, foram acusados pela Autoridade da Concorrência de concertarem preços durante vários anos em prejuízo do consumidor. "Após investigação, a Autoridade da Concorrência, …

Sindicato denuncia mobilização forçada de médicos para tratar surto de Reguengos de Monsaraz

O Sindicado dos Médicos da Zona Sul (SMZS) denunciou hoje o que diz ser uma “mobilização forçada de médicos” pela Administração Regional de Saúde (ARS) do Alentejo para o combate ao surto de covid-19 de …