Júpiter é tão grande que o nosso Sistema Solar quase teve dois sóis

NASA/JPL-CALTECH/SWRI/MSSS

Imagem de Júpiter captada pela sonda Juno da NASA.

O nosso Sistema Solar tem apenas uma estrela e uma série de planetas relativamente pequenos. No entanto, Júpiter esteve muito perto de se tornar o irmão mais pequeno do Sol.

Júpiter é, de longe, o maior planeta do Sistema Solar. Este corpo celeste é tão grande que esteve muito perto de se tornar uma estrela.

Segundo escreve o astrónomo Paul Sutter, num artigo assinado no Universe Today, se Júpiter fosse 20 vezes maior do que é, seria suficientemente pesado para que a pressão e a temperatura do núcleo fossem suficientemente altas para inflamar a fusão nuclear e dar início a um Júpiter “a caminho do estrelato”.

“O material que formou o nosso Sistema Solar uniu-se para formar os planetas, e a maior parte acabou em Júpiter, que sofreu um crescimento exponencial descontrolado.” O cientista explica ainda que, apesar de 20 vezes parecer muito, a verdade é que, no mundo da astronomia, “isso equivale a um amendoim”.

Se nosso Sistema Solar fosse um pouco diferente, Júpiter, o planeta gigante composto principalmente por hidrogénio, “teria acabado a ascender e a iluminar como e fosse um segundo Sol”.

Apesar de esse cenário não descartar, necessariamente, a formação de planetas, tornaria a vida na Terra muito mais improvável, uma vez que os planetas que orbitam em sistemas binários quase nunca atingem o ponto ideal de temperatura necessário para impedir a água de evaporar ou, pelo contrário, de congelar.

Por cá, na Terra, “agradecemos a Júpiter por ser tal como é”, remata Sutter.

ZAP //

PARTILHAR

16 COMENTÁRIOS

    • Sim realmente se fosse assim a terra por um amendoim também era um gigante gasoso! 20 vezes a massa de Júpiter é muito agora tudo comparado à escala astronómica parece pequeno! Com mais dez amendoins em Júpiter formavamos um buraco negro também!kkkkk

  1. Sim realmente se levarmos isso em conta a terra só não é um gigante gasoso por um amendoim! Se formos a comparar algo à escala astronómica quase tudo parece pequeno! Com mais dez amendoins em Júpiter e teríamos uma estrela massiva o suficiente para formar um buraco negro também!kkkkk

  2. Que merda de matéria.
    20 vezes maior é muita coisa e não é um amendoim.
    Se o meteoro q caiu na rússia em 2013 fosse 20 vezes maior teria varrido o estado onde caiu do mapa.
    Se o Sol fosse 20 vezes maior a terra estaria torrada.
    Na escsla astronômica 20 vezes não é um amendoim não.

  3. Se Jupíter fossê 20 vezes maior para que pudesse ter massa suficiente para ignição da temperatura ele seria uma estrela maior que o sol, Jupíter teria um, pelo que entendi, diâmetro de 2.800.000 km pois hoje Jupíter tem um diâmetro de 140.000km.

    • Cara, eles tão falando da massa, não do diâmetro, se júpiter tivesse uma massa 20x maior seria uma estrela muito pequena, o diâmetro dele não seria muito maior do que é agora, existem estrelas super massivas que tem o tamanho da Terra e tem massa maior q o Sol.

  4. Pela distância que Júpiter se encontra, não acredito que geraria calor suficiente para atrapalhar a vida na Terra, o que poderia acontecer é termos mais noites claras que poderiam influenciar o metabolismo dos seres vivos! Acredito que Marte poderia ser mais quente por conta disso, mas isso não faria diferença na atmosfera do planeta vermelho, mas facilitaria a ida do homem até Marte nos dias de hoje!

  5. Não geraria calor, mas tendo massa consideralvente maior, atrapalhados ou atrairia o movimento da terra ao redor do sol. Não seria elíptico, e sim com um arco bem maior que esfriaria o planeta e impediria a formação de vida na Terra.

  6. Portanto não existe nem nunca existiu matéria suficiente no sistema solar para transformar Júpiter numa estrela.

    De forma que nunca estivemos perto de ter um sistema bi solar.

  7. Ahahahah, o “astrónomo” deve ter visto recentemente o filme “2001 Odisseia no Espaço”.

    No filme, Júpiter transforma-se (é transformado) nun segundo sol……

RESPONDER

Tribunais franceses "contratam" cães para ajudar a aliviar stress das vítimas

Há dois anos, Lol tornou-se no primeiro cão da Europa a dar apoio a vítimas de crimes quando estas são sujeitas à pressão dos tribunais, e muitas das vezes, têm de enfrentar os seus agressores. …

Finlândia 0-2 Bélgica | Diabos vermelhos picam o ponto

A Bélgica, que já estava apurada, completou o pleno de triunfos no seu grupo, com uma vitória por 2-0 frente à Finlândia, relegando os nórdicos para o terceiro lugar A Bélgica venceu hoje a Finlândia, por …

Rússia 1-4 Dinamarca | Muito coração, por Eriksen

A Dinamarca conquistou hoje um lugar nos oitavos de final do Euro2020 de futebol, ao bater por 4-1 a Rússia, que eliminou, numa terceira jornada do Grupo B que originou a qualificação de mais cinco …

Netflix consegue acordo importante com produtora de filmes de Steven Spielberg

A Netflix anunciou, esta segunda-feira, que assinou um acordo para a realização de vários filmes com a produtora Amblin Partners, de Steven Spielberg. A plataforma streaming de filmes e séries Netflix conseguiu um acordo com a …

Abel Ferreira tem (mais) um problema no Palmeiras

Patrick de Paula, que Jorge Jesus gostaria de ter no Benfica, foi apanhado numa festa. O mesmo jogador protagonizou um episódio insólito contra o América Mineiro. Patrick de Paula envolveu-se em dois problemas no Palmeiras, no …

Bebé mais prematuro do mundo celebra primeiro aniversário. Tinha 0% de probabilidade de sobreviver

As probabilidades de sobrevivência eram nulas, mas Richard superou todas as expectativas e, passado um ano, celebrou o seu primeiro aniversário. Fica na história como o bebé mais prematuro de sempre a sobreviver, de acordo …

Lula da Silva absolvido em caso sobre alegados favorecimentos ao setor automóvel

A justiça brasileira absolveu esta segunda-feira o ex-presidente do Brasil Lula da Silva, o ex-ministro Gilberto Carvalho e outros cinco acusados numa das ações da operação Zelotes, que investigava alegados favorecimentos a empresas do setor …

Ucrânia 0 - 1 Áustria | Ambição de Foda garante segundo lugar

A Áustria qualificou-se hoje para os oitavos de final do Euro2020 de futebol, marcando encontro com a Itália, ao vencer a Ucrânia por 1-0 e conquistar o segundo lugar do Grupo C. Um golo de Christoph …

Macedónia N. 0-3 Países Baixos | Laranja garante pleno

A seleção da Macedónia do Norte ainda deu luta, na primeira parte, aos Países Baixos, na última jornada do grupo C do Euro2020 de futebol, mas perdeu naturalmente por 3-0, face à supremacia da seleção …

Imunidade do grupo com 70% de vacinados é ideia ultrapassada, defende investigador

O investigador Miguel Castanho afirmou esta segunda-feira que a ideia da imunidade do grupo com 70% da população vacinada contra a covid-19 está “completamente desatualizada” porque a vacina não protege contra a infeção e a …