Juno completa com sucesso primeiro voo rasante por Júpiter

MSSS / SwRI / JPL-Caltech / NASA

A sonda Juno completou com sucesso a primeira sondagem de Júpiter

A sonda Juno completou com sucesso a primeira sondagem de Júpiter

A missão Juno da NASA executou com sucesso o primeiro de 36 voos rasantes por Júpiter. Às 14h44 de sábado (hora portuguesa), a Juno passou a 4.200 km das nuvens rodopiantes do gigante gasoso.

Nesta altura, a nave viajava a 208.000 km/h em relação ao planeta. Este flyby da Juno é o mais próximo da sua missão principal.

“A telemetria inicial pós-voo indica que tudo funcionou como planeado e que a Juno está de boa saúde”, afirma Rick Nybakken, gestor do projeto Juno no JPL da NASA em Pasadena, no estado americano da Califórnia.

Durante a missão, estão planeados mais 35 voos rasantes por Júpiter, com fim previsto para fevereiro de 2018.

O flyby de 27 de agosto foi o primeiro em que a Juno teve todo o seu conjunto de instrumentos científicos ativados e apontados para o planeta gigante à medida que a nave espacial passava por Júpiter.

“Estamos a receber alguns dados interessantes”, comenta Scott Bolton, investigador principal da Juno do Southwest Research Institute (SwRI) em San Antonio, EUA.

“Serão precisos alguns dias para que todos os dados científicos recolhidos durante o flyby sejam transmitidos e ainda mais tempo para começar a compreender o que a Juno e Júpiter estão tentando dizer-nos”, explica.

Apesar dos resultados dos instrumentos da sonda só serem anunciados num futuro próximo, um punhado de imagens da JunoCam deverão ser divulgadas durante as próximas duas semanas, entre as quais imagens de mais alta-resolução da atmosfera joviana e o primeiro vislumbre dos polos norte e sul de Júpiter.

“Estamos numa órbita onde nunca ninguém esteve antes, e estas imagens dão-nos uma nova perspetiva sobre este gigante mundo gasoso”, explica Bolton.

A sonda Juno foi lançada no dia 5 de agosto de 2011, a partir de Cabo Canaveral, na Flórida, e alcançou Júpiter a 4 de julho de 2016.

CCVAlg

PARTILHAR

RESPONDER

Novo estudo associa o burnout a uma consequência fatal

Uma nova investigação associa o burnout a um aumento de até 20% no risco de desenvolver fibrilhação auricular, a arritmia crónica mais frequente. O burnout é uma perturbação psicológica causada pelo stress excessivo devido a uma …

Pinto da Costa diz ter total confiança em Sérgio Conceição

O presidente do FC Porto, Pinto da Costa, garantiu que tem "total confiança nos jogadores e no treinador", Sérgio Conceição, que no sábado colocou o lugar à disposição, de acordo com a newsletter oficial dos …

Isabel dos Santos utilizou três identidades para entrar e sair de Portugal

A empresária angola Isabel dos Santos utilizou três documentos de identificação distintos durante as últimas viagens que fez entre Portugal e o Reino Unido. "Izabel Dosovna Kukanova", "Isabel José dos Santos" e "Santos Isabel" foram as …

Voar nunca foi tão seguro, garante a Estatística

Voar em companhias áreas comerciais nunca foi tão seguro, garante um estudo levado a cabo por um professor do Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT) que monitoriza o número de mortes de passageiros de todo o …

Coronavírus já provocou 56 mortes. China começa a desenvolver vacina

China começou a desenvolver uma vacina contra o novo coronavírus, que já provocou a morte a 56 pessoas e infetou 1.975 pessoas no país, informa este domingo o jornal oficial do Partido Comunista Chinês (PCC). De …

Portugueses vencem "Óscares" de animação em Los Angeles

O filme “Tio Tomás, A Contabilidade dos Dias” da realizadora portuguesa Regina Pessoa, venceu este domingo o prémio de Melhor Curta Metragem e Sérgio Martins venceu a Melhor Direção de Animação em Longa Metragem, pelo …

Juiz Neto de Moura muda nome com que assina acórdãos

O juiz Neto de Moura, envolvido em algumas decisões polémicas sobre violência doméstica, alterou o nome com que assina os acórdãos, avança o Jornal de Notícias na sua edição impressa deste domingo. De acordo com …

Violenta tempestade faz pelo menos 30 mortos em Minas Gerais

A violenta tempestade que desde quinta-feira assola o estado de Minas Gerais, sudeste do Brasil, já provocou pelo menos 30 mortos e 17 desaparecidos, anunciou este domingo a Proteção Civil. De acordo com o novo balanço, …

Descobertas quatro novas espécies de tubarões que caminham

Foram descobertas quatro novas espécies de tubarões que caminham usando as suas barbatanas. Ao todo são já conhecidas nove espécies deste tipo de tubarões. Investigadores encontraram tubarões que caminham nas águas do norte da Austrália e …

Caso suspeito de infeção por coronavírus em Portugal deu negativo

A Direção-Geral da Saúde (DGS) informou este domingo que o primeiro caso suspeita de coronavírus em Portugal, com um paciente sob observação no Hospital de Curry Cabral, em Lisboa, deu negativo após  análises. "A Direção-Geral da …