Juncker chama “ridículo” a um Parlamento Europeu vazio e é repreendido

O presidente da Comissão Europeia chamou “ridículo” ao Parlamento Europeu, num debate em que participaram cerca de 30 dos 751 eurodeputados, palavras que lhe valeram uma repreensão do líder do hemiciclo, ameaçando nunca mais participar num debate assim.

“O Parlamento Europeu é ridículo, muito ridículo. Saúdo os que se deram ao trabalho de estar na sala. Mas o facto de haver só uma trintena de deputados presentes neste debate é suficientemente demonstrativo de que este parlamento não é sério”, disse Jean-Claude Juncker, intervindo no primeiro debate do dia em Estrasburgo, às 09 horas desta terça-feira (8 horas em Lisboa), e perante uma sala praticamente vazia.

O líder do executivo comunitário salientou ainda que se em vez do primeiro-ministro maltês, Joseph Muscat, estivesse na sala a chanceler alemã, Angela Merkel, ou o presidente francês, Emmnuel Macron, haveria “uma casa cheia”.

“O Parlamento é completamente ridículo”, repetiu Juncker, na introdução inicial no debate sobre a presidência semestral maltesa, que terminou no dia 30 de junho.

As críticas do presidente da Comissão valeram-lhe uma admoestação por parte do seu homólogo do Parlamento Europeu, Antonio Tajani, que o interrompeu para lhe pedir um tratamento “mais respeitoso”.

“Pode criticar, mas não é a Comissão que controla o Parlamento, é o Parlamento que controla a Comissão”, salientou Tajani, exigindo uma linguagem mais comedida.

“Nunca mais estarei presente numa sessão como esta”, ameaçou Juncker, depois de voltar a chamar de ridícula a falta de assiduidade dos eurodeputados.

“O Parlamento tem que respeitar mesmo as presidências dos países mais pequenos, o que não está a fazer”, rematou o presidente da Comissão Europeia.

// Lusa

PARTILHAR

5 COMENTÁRIOS

  1. Andamos nós a sustentar esses “chulos” para fazerem esta figura. O meu aplauso para Junker. De 750 só aparecerem 30 é obra, onde andam os outros?

  2. Se calhar tem a ver com o facto de o parlamento europeu ser um órgão desprovido de qualquer funcionalidade prática minimamente digna. Só pode legislar sobre matérias propostas pela comissão! Para que serve mesmo o parlamento?

  3. Ainda bem que Juncker pôs o dedo na ferida.
    O senhor eurodeputado Tajani não gostou. Pudera! Quem controla não gosta de ser controlado!

RESPONDER

Nu num cavalo branco e de saltos altos. Retrato de Emiliano Zapata gera indignação no México

Centenas de manifestantes invadiram o Palácio de Belas Artes do México, na passada terça-feira, por causa de um retrato do general Emiliano Zapata (1879-1919), considerado um herói revolucionário no país. A obra, pintada pelo artista …

Felipe VI designa Sánchez como candidato a formar o próximo Governo

O Rei de Espanha designou, esta quarta-feira, em Madrid, o secretário-geral do PSOE e primeiro-ministro em funções como candidato a chefe do próximo Governo, anunciou a presidente do Parlamento. "Sua majestade o Rei [...] comunicou-me a …

No Porto, há um painel publicitário que recicla tanto ar como 230 árvores

O painel publicitário da Volvo, instalado na fachada de um prédio entre a Avenida da Boavista e a Rua 5 de Outubro, no Porto, é mais do que publicidade. A tela ajuda a reciclar o …

Governo recua e deixa cair proposta sobre perda de férias em caso de baixa prolongada

O Governo recuou e deixou cair a proposta apresentada aos sindicatos que previa que os funcionários públicos mais antigos que estivessem de baixa prolongada perdessem dias de férias, disse esta quarta-feira o líder da Fesap, …

Marta Temido recusa ser "refém" de Centeno e anuncia maior concentração de Urgências até ao verão de 2020

"Eu nunca me senti refém [de Mário Centeno]. Tenho alguma dificuldade nessa leitura. Este reforço de meios também permitirá injetar mais confiança no sistema e criar respostas. Mas não considero que tenho estado refém do …

IVA da luz. Proposta do Governo foi afastada há um ano porque "não tinha enquadramento legal"

Em 2018, o Bloco de Esquerda apresentou a proposta da taxa reduzida do IVA da luz para um primeiro escalão de consumo. O Governo não fez o pedido a Bruxelas - como fez agora -, …

Nenhum dos treinadores do FC Porto ou Belenenses relatou agressões à PSP

Nem Sérgio Conceição nem Pedro Ribeiro mencionaram uma eventual agressão nas suas declarações à polícia. O treinador portista deverá ser ilibado de qualquer acusação. No domingo, os treinadores de FC Porto e Belenenses, Sérgio Conceição e …

Estado não cumpre os requisitos mínimos que criou para os cuidados paliativos

A maioria das equipas de cuidados paliativos do SNS não tem cumprido os requisitos mínimos definidos pelo próprio Estado. Há uma grave falta de profissionais nesta área. Os cuidados paliativos em Portugal têm vindo a regredir …

Rússia diz que pode organizar os seus próprios Jogos Olímpicos

Na sequência da exclusão por quatro anos, anunciada na segunda-feira, a presidente do Parlamento russo sugeriu que o país pode organizar os seus próprios Jogos Olímpicos. A presidente do Parlamento russo, Valentina Matviyenko, afirmou que o …

Israel vai voltar às urnas. É a terceira eleição consecutiva em menos de um ano

Israel vai ter o terceiro ato eleitoral consecutivo em menos de um ano, estancado num bloqueio político e com um primeiro-ministro acusado de corrupção. Ao terminar à meia-noite de quarta-feira o prazo do Parlamento para eleger …