Juízes vão passar a ter massagens, ioga e meditação grátis

Os serviços serão financiados pelo Conselho Superior da Magistratura e têm como objetivo reduzir o stress e o risco de burnout dos juízes.

O Conselho Superior da Magistratura (CSM) anunciou a criação de um programa de saúde holística destinado a apoiar os juízes no combate ao stress profissional e desgaste emocional. O serviço, que inclui terapias como psicologia, ioga, massagens e meditação, estará disponível gratuitamente a partir do próximo trimestre.

De acordo com o CSM, o programa faz parte do recém-criado Gabinete de Saúde Ocupacional (GSO), com o objetivo de promover um ambiente de trabalho mais saudável. As consultas poderão ser realizadas presencialmente ou por videoconferência, abrangendo todo o território nacional. O custo estimado da iniciativa é de 20 mil euros, mais IVA, integralmente suportados pelo orçamento do CSM.

O programa surge como resposta a um estudo do Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra, que revelou dados preocupantes sobre o bem-estar dos juízes portugueses. Segundo o estudo, 36,2% dos magistrados enfrentam um risco médio-alto de burnout, enquanto 16,7% estão em risco elevado.

A saúde holística é apontada pelo CSM como uma estratégia para mitigar os riscos identificados no estudo e reforçar a resiliência dos juízes, melhorando a sua saúde física e mental, escreve o Correio da Manhã.

O novo serviço integra uma abordagem mais ampla do CSM, que inclui a criação do Gabinete de Saúde para promover condições de trabalho mais dignas. O orçamento total do órgão para 2024, de 163,2 milhões de euros, cobre áreas como infraestrutura, formação e programas de saúde e segurança.

O programa de saúde holística é apenas uma das iniciativas do CSM sob a liderança de João Cura Mariano, que assumiu a presidência há cinco meses. No âmbito da gestão orçamental, destaca-se também a contratação, por 729 mil euros, de serviços de viagens e alojamento até 2026.

ZAP //

Siga o ZAP no Whatsapp

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.