Onde estão os jovens prodígios da lista liderada pelo “adolescente” Moukoko?

Domenech Castello/EPA

Lamine Yamal abraça Gavi durante o Villarreal-Barcelona

Youssoufa Moukoko estreou-se na Liga dos Campeões aos 16 anos, quando afinal teria 20. O que é feito das outras promessas, incluindo um português?

Youssoufa Moukoko causou estrondo no futebol alemão e mundial. Quebrou recorde após recorde, dada a sua idade.

Aos 16 anos estreou-se na equipa principal do Borussia Dortmund – e só não jogou aos 15 anos porque as regras não permitem. Marcou poucas semanas depois, estreou-se na Liga dos Campeões ainda em 2020, igualmente com 16 anos.

Agora, tudo isso vai ser anulado se se confirmar o que disse Joseph Moukoko (que afinal não será o pai biológico do jogador): afinal, o jovem futebolista terá nascido em 2000, não em 2004. Ou seja, hoje terá 24 anos e não 20.

Um dos recordes que pode cair é o de mais jovem de sempre a jogar na Liga dos Campeões.

O Playmaker elaborou uma lista dos futebolistas mais jovens de sempre a actuar na maior prova europeia de clubes – que ainda é liderada por Moukoko, já que (supostamente) se estreou aos 16 anos e 18 dias.

E os outros?

No segundo lugar está o jogador que entrou nesta lista há menos tempo: Lamine Yamal, que jogava e joga no Barcelona.

No terceiro posto está o único ex-jogador: Celestine Babayaro, antiga figura do Chelsea mas que naquela altura (1994) representava o Anderlecht.

Segue-se Rayan Cherki, que sempre jogou no Lyon. Depois a grande promessa croata Alen Halilović, que jogava pelo Dínamo Zagreb, passou depois pelo Barcelona, mas que agora está no Fortuna Sittard.

Youri Tielemans também jogava no Anderlecht e agora está no Aston Villa. Warren Zaïre-Emery estava e está no PSG.

Depois, provavelmente os dois nomes menos conhecidos: Charis Mavrias, que estava no Panathinaikos e joga no Panetolikos. E Kenneth Zohorè, promessa do Copenhaga que está sem clube.

Moise Kean, na altura na Juventus, agora joga pela Fiorentina.

Por fim…um português. Dário Essugo fecha a lista, quando se estreou na Liga dos Campeões pelo Sporting, em 2021; joga pelo Las Palmas.

Todos estes jogadores tinham 16 anos quando jogaram pela primeira vez na Liga dos Campeões. Se Moukoko tinha 20 anos, claro que sai (para bem longe) da lista.

Nuno Teixeira da Silva, ZAP //

Siga o ZAP no Whatsapp

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.