Jovem oferecida a director de televisão origina investigação na África do Sul

A comissão para a Igualdade de Género da África do Sul está a investigar se o diretor de uma radiotelevisão pública recebeu uma jovem como prenda de líderes tradicionais, confirmou hoje à EFE um porta-voz da instituição.

“Começamos a investigação esta semana e ainda não temos resultados”, afirmou o porta-voz da comissão, Javu Baloyi, que não pôde adiantar as ações da instituição se a história se confirmar.

O escândalo apareceu no país no fim da semana passada, quando o diário The Sowetan noticiou que o chefe de operações da SABC (South African Broadcasting Corporation), Hlaudi Motsoeneng, tinha recebido de um grupo de chefes tradicionais da etnia venda uma vaca, um bezerro e uma esposa durante uma visita ao norte do país.

Segundo a publicação, os chefes tribais apresentaram a Motsoeneng 10 mulheres, que foram alinhadas, segundo consta, de peitos descobertos, para ele poder examinar e escolher uma delas.

O dirigente da SABC supostamente escolheu Vanessa Mutswari, uma estudante de recursos humanos de 22 anos.

d.r. Motshwari Mofokeng

Vanessa Mutswari, estudante de recursos humanos, desmentiu a notícia de que tenha sido oferecida

Vanessa Mutswari, estudante de recursos humanos, terá entretanto desmentido a notícia de que tenha sido oferecida

Os líderes tradicionais justificaram a sua generosidade com “o compromisso com o seu trabalho”, referindo-se a Motsoeng, que já esteve sobre escrutínio em fevereiro passado quando a Provedora de Justiça denunciou que o seu salário tinha sido aumentado “exageradamente” e que mentiu sobre a sua formação quando ascendeu ao cargo de chefe de operações.

A tradição venda é conhecida na África do Sul pela sua rigidez e pela submissão das mulheres aos homens.

De facto, o Presidente sul-africano, o polígamo Jacob Zuma, provocou polémica em dezembro passado, quando afirmou que se casaria com uma venda se já não tivesse quatro mulheres, visto que as mulheres de esta etnia “chegam a prostrar-se no chão para mostrar respeito” ao homem.

A exposição de jovens com os peitos descobertos faz parte das cerimónias de algumas tradições no sul de África em que os notáveis da comunidade elegem esposas entre as jovens.

/Lusa

PARTILHAR

4 COMENTÁRIOS

  1. Esta notícia já foi desmentida pela própria Vanessa Mutswari.
    Não é suposto os jornalistas verificarem os factos que publicam…?

    • Caro Ricardo,

      A notícia é baseada na informação que nos chega da Lusa, que eventualmente nos fará chegar oportunamente o seu desmentido.

      Entretanto, temos o privilégio de contar com o seu comentário, que enriquece a notícia com informação de que não dispunhamos e que muito útil é a todos os leitores.

      O nosso obrigado.

    • Caro Pericles Pinto,
      O ZAP não se daria ao trabalho de pintar estrelinhas azuis em maminhas desnudas por motivos de falsos moralismos ou pueril censura. Publicámos a foto que encontrámos, como a encontrámos – até porque não o poderíamos fazer de outra forma.
      Obrigado pelo seu link, que será útil a todos os que fizerem questão de ver as maminhas da senhora Vanessa sem estrelinhas azuis.

RESPONDER

"É uma treta". Ronaldo publica (e depois apaga) crítica a teste à covid-19

O futebolista Cristiano Ronaldo, capitão da seleção portuguesa, modificou a publicação efetuada esta quinta-feira no Instagram, tendo retirado a frase “PCR é uma treta”, em referência ao teste de despiste à presença do novo coronavírus. Um …

PSD confiante em geringonça, mas Ventura lembra que não tem "duas caras". Carlos César quer PS no poder

Com a solução governativa dos Açores em aberto, André Ventura já disse que está fora de questão integrar uma geringonça com "partidos do sistema", mas admite viabilizar um Governo do PSD na região com algumas …

Lage rasga elogios a João Félix. "Vai ser uma das referências do futebol europeu e mundial"

O antigo técnico do Benfica Bruno Lage teceu rasgados elogios ao internacional português João Félix, que esta terça-feira somou dois golos e fez uma boa exibição no jogo do Atlético de Madrid frente ao RB …

"Sentimo-nos em Itália". Médicos do Tâmega e Sousa contradizem hospital e reiteram situação de rutura

Médicos do Centro Hospitalar do Tâmega e Sousa (CHTS) ouvidos pelo semanário Expresso reiteram que os hospitais que integram o centro, o de Penafiel e o de Amarante, se encontram perto da rutura, contradizendo a …

Vieira reeleito em votação histórica para o sexto (e último) mandato

O presidente do Benfica esta quarta-feira eleito para um sexto mandato, manifestou "orgulho" por vencer o ato eleitoral mais concorrido da história do clube e apelou a que os benfiquistas "respeitem os resultados" do escrutínio. "Vencer …

Bélgica anuncia confinamento parcial. Ministro visita hospital e mostra-se "chocado" com o que viu

O chefe do governo federal na Bélgica anunciou ontem novas medidas de confinamento que entraram em vigor à meia-noite em todo o território. Em causa está uma crescente preocupação com o aumento de infetados que, …

O caso mais antigo de osteopetrose foi descoberto no esqueleto de um homem da Idade do Ferro

Uma equipa de cientistas alemães descobriu o caso mais antigo conhecido de osteopetrose, ou doença dos "ossos da pedra", nos restos mortais de um homem de 20 anos da Idade do Ferro. A osteopetrose é uma …

Orçamento sem favas contadas. Governo depende mais do PCP (que aproveita para apertar o cerco)

A aprovação do Orçamento do Estado para 2021 na generalidade, que contou com o voto contra do Bloco de Esquerda e a abstenção do PCP, deixou o Governo mais dependente da apreciação final do documento …

Oito em cada 10 portugueses é a favor do recolher obrigatório. Metade rejeita novo confinamento

Uma sondagem da Aximage para o Jornal de Notícias e TSF concluiu que a maioria dos portugueses é favor de que Portugal adote o recolher obrigatório, mas é contra um novo confinamento. De acordo com a …

Pinto da Costa avança com queixa-crime contra Frederico Varandas

O presidente do FC Porto anunciou, esta quarta-feira, que vai avançar com uma queixa-crime contra o seu homólogo do Sporting devido às declarações proferidas a 23 de outubro. "Não costumo falar de processos judiciais e como …