Jovem oferecida a director de televisão origina investigação na África do Sul

A comissão para a Igualdade de Género da África do Sul está a investigar se o diretor de uma radiotelevisão pública recebeu uma jovem como prenda de líderes tradicionais, confirmou hoje à EFE um porta-voz da instituição.

“Começamos a investigação esta semana e ainda não temos resultados”, afirmou o porta-voz da comissão, Javu Baloyi, que não pôde adiantar as ações da instituição se a história se confirmar.

O escândalo apareceu no país no fim da semana passada, quando o diário The Sowetan noticiou que o chefe de operações da SABC (South African Broadcasting Corporation), Hlaudi Motsoeneng, tinha recebido de um grupo de chefes tradicionais da etnia venda uma vaca, um bezerro e uma esposa durante uma visita ao norte do país.

Segundo a publicação, os chefes tribais apresentaram a Motsoeneng 10 mulheres, que foram alinhadas, segundo consta, de peitos descobertos, para ele poder examinar e escolher uma delas.

O dirigente da SABC supostamente escolheu Vanessa Mutswari, uma estudante de recursos humanos de 22 anos.

d.r. Motshwari Mofokeng

Vanessa Mutswari, estudante de recursos humanos, desmentiu a notícia de que tenha sido oferecida

Vanessa Mutswari, estudante de recursos humanos, terá entretanto desmentido a notícia de que tenha sido oferecida

Os líderes tradicionais justificaram a sua generosidade com “o compromisso com o seu trabalho”, referindo-se a Motsoeng, que já esteve sobre escrutínio em fevereiro passado quando a Provedora de Justiça denunciou que o seu salário tinha sido aumentado “exageradamente” e que mentiu sobre a sua formação quando ascendeu ao cargo de chefe de operações.

A tradição venda é conhecida na África do Sul pela sua rigidez e pela submissão das mulheres aos homens.

De facto, o Presidente sul-africano, o polígamo Jacob Zuma, provocou polémica em dezembro passado, quando afirmou que se casaria com uma venda se já não tivesse quatro mulheres, visto que as mulheres de esta etnia “chegam a prostrar-se no chão para mostrar respeito” ao homem.

A exposição de jovens com os peitos descobertos faz parte das cerimónias de algumas tradições no sul de África em que os notáveis da comunidade elegem esposas entre as jovens.

/Lusa

PARTILHAR

4 COMENTÁRIOS

  1. Esta notícia já foi desmentida pela própria Vanessa Mutswari.
    Não é suposto os jornalistas verificarem os factos que publicam…?

    • Caro Ricardo,

      A notícia é baseada na informação que nos chega da Lusa, que eventualmente nos fará chegar oportunamente o seu desmentido.

      Entretanto, temos o privilégio de contar com o seu comentário, que enriquece a notícia com informação de que não dispunhamos e que muito útil é a todos os leitores.

      O nosso obrigado.

    • Caro Pericles Pinto,
      O ZAP não se daria ao trabalho de pintar estrelinhas azuis em maminhas desnudas por motivos de falsos moralismos ou pueril censura. Publicámos a foto que encontrámos, como a encontrámos – até porque não o poderíamos fazer de outra forma.
      Obrigado pelo seu link, que será útil a todos os que fizerem questão de ver as maminhas da senhora Vanessa sem estrelinhas azuis.

RESPONDER

Conseguimos "ouvir" ao ler os lábios de alguém (e já sabemos como)

Um estudo recente sugere que, quando vemos uma pessoa a falar, a nossa atividade cerebral é sincronizada com a voz do locutor através da leitura dos lábios. Este fenómeno acontece mesmo quando não conseguimos interpretar …

"Classe pura". Ingleses rendidos a Bruno Fernandes

O Manchester United goleou esta quinta-feira o Club Brugge (5-0), conseguindo o apuramento para os "oitavos" da Liga Europa, numa partida em que o recém-chegado Bruno Fernandes esteve em destaque. O médio português ex-Sporting conseguiu …

Governador do Rio de Janeiro defende destituição de Bolsonaro

O governador do Rio de Janeiro, Wilson Witzel, defendeu na quinta-feira a destituição do Presidente brasileiro, Jair Bolsonaro, após este ter partilhado vídeos, na plataforma de mensagens WhatsApp, com a convocação de uma manifestação contra …

Pelo menos 33 soldados turcos mortos em bombardeamento na Síria

Um ataque do exército sírio na província de Idlib, na Síria, causou esta quinta-feira a morte de pelo menos 33 militares turcos. Os números, inicialmente avançados pelo Observatório Sírio dos Direitos Humanos (OSDH), dava conta de …

Razia na Liga Europa com direito a lenços brancos. Todas as equipas portuguesas foram eliminadas

Benfica, FC Porto, SC Braga e Sporting foram eliminados nos 16 avos de final da Liga Europa. Portugal passou assim de ser o clube com mais representantes nesta prova europeia a um dos poucos sem …

Este animal marinho produz óvulos e espermatozóides ilimitados ao longo da sua vida

Um minúsculo animal marinho, chamado Hydractinia, foi analisado ao pormenor por uma equipa de investigadores que descobriu aquela que pode ser considerada uma habilidade muito rara desta criatura. Hydractynia consegue produzir ilimitadamente células germinativas, que são …

Há um segundo português internado no Japão por suspeitas de coronavírus

Um segundo português está hospitalizado no Japão “por indícios relacionados” com o Covid-19, também tripulante do navio de cruzeiros Diamond Princess,. “Dois dos tripulantes portugueses do Diamond Princess tiveram de ser hospitalizados, no Japão, por indícios …

Há um planeta gigante incrivelmente perto da Terra

Há um planeta gigante, com dimensões próximas das de Neptuno, a 90 anos-luz da Terra. É dos exoplanetas mais próximos do nosso planeta. Detetado pela primeira vez pelo "caçador" de planetas Kepler (NASA), a existência deste …

A primeira forma vida alienígena que encontrarmos será (muito provavelmente) inteligente

A primeira forma de vida alienígena que vier a ser encontrada pelo Homem será, muito provavelmente, inteligente, de acordo com um especialista do Search for Extraterrestrial Intelligence (SETI). A procura de vida para lá da …

Hackers podem "roubar" satélites e fazê-los colidir, alerta cientista

Um especialista da Universidade de Denver, nos Estados Unidos, alertou recentemente que eventuais vulnerabilidades em satélites artificiais em órbita podem vir a ser exploradas por piratas informáticos (hackers). Mais de 50 anos depois do lançamento do …