Jovem oferecida a director de televisão origina investigação na África do Sul

A comissão para a Igualdade de Género da África do Sul está a investigar se o diretor de uma radiotelevisão pública recebeu uma jovem como prenda de líderes tradicionais, confirmou hoje à EFE um porta-voz da instituição.

“Começamos a investigação esta semana e ainda não temos resultados”, afirmou o porta-voz da comissão, Javu Baloyi, que não pôde adiantar as ações da instituição se a história se confirmar.

O escândalo apareceu no país no fim da semana passada, quando o diário The Sowetan noticiou que o chefe de operações da SABC (South African Broadcasting Corporation), Hlaudi Motsoeneng, tinha recebido de um grupo de chefes tradicionais da etnia venda uma vaca, um bezerro e uma esposa durante uma visita ao norte do país.

Segundo a publicação, os chefes tribais apresentaram a Motsoeneng 10 mulheres, que foram alinhadas, segundo consta, de peitos descobertos, para ele poder examinar e escolher uma delas.

O dirigente da SABC supostamente escolheu Vanessa Mutswari, uma estudante de recursos humanos de 22 anos.

d.r. Motshwari Mofokeng

Vanessa Mutswari, estudante de recursos humanos, desmentiu a notícia de que tenha sido oferecida

Vanessa Mutswari, estudante de recursos humanos, terá entretanto desmentido a notícia de que tenha sido oferecida

Os líderes tradicionais justificaram a sua generosidade com “o compromisso com o seu trabalho”, referindo-se a Motsoeng, que já esteve sobre escrutínio em fevereiro passado quando a Provedora de Justiça denunciou que o seu salário tinha sido aumentado “exageradamente” e que mentiu sobre a sua formação quando ascendeu ao cargo de chefe de operações.

A tradição venda é conhecida na África do Sul pela sua rigidez e pela submissão das mulheres aos homens.

De facto, o Presidente sul-africano, o polígamo Jacob Zuma, provocou polémica em dezembro passado, quando afirmou que se casaria com uma venda se já não tivesse quatro mulheres, visto que as mulheres de esta etnia “chegam a prostrar-se no chão para mostrar respeito” ao homem.

A exposição de jovens com os peitos descobertos faz parte das cerimónias de algumas tradições no sul de África em que os notáveis da comunidade elegem esposas entre as jovens.

/Lusa

PARTILHAR

4 COMENTÁRIOS

  1. Esta notícia já foi desmentida pela própria Vanessa Mutswari.
    Não é suposto os jornalistas verificarem os factos que publicam…?

    • Caro Ricardo,

      A notícia é baseada na informação que nos chega da Lusa, que eventualmente nos fará chegar oportunamente o seu desmentido.

      Entretanto, temos o privilégio de contar com o seu comentário, que enriquece a notícia com informação de que não dispunhamos e que muito útil é a todos os leitores.

      O nosso obrigado.

    • Caro Pericles Pinto,
      O ZAP não se daria ao trabalho de pintar estrelinhas azuis em maminhas desnudas por motivos de falsos moralismos ou pueril censura. Publicámos a foto que encontrámos, como a encontrámos – até porque não o poderíamos fazer de outra forma.
      Obrigado pelo seu link, que será útil a todos os que fizerem questão de ver as maminhas da senhora Vanessa sem estrelinhas azuis.

RESPONDER

Família encontrou mais de 2.200 fetos preservados em casa de médico norte-americano

Uma família encontrou mais de 2.200 fetos preservados na casa de um médico norte-americano que morreu no início deste mês. O The Guardian avançou este domingo que uma família encontrou 2.246 fetos preservados em casa de …

Mais plástico e menos peixe. Explorador britânico teme pelo mar português

Farto de ver cada vez mais plástico e menos peixe no oceano, o veterano explorador e documentarista britânico Paul Rose defende que Portugal deve criar mais áreas marinhas protegidas. Paul Rose, que mergulha desde os anos …

Há 10 anos, Banksy pintou chimpanzés no Parlamento inglês. Agora, o quadro vai a leilão

Em 2009, o artista de rua conhecido como Banksy pintou uma enorme tela a óleo do parlamento inglês, mas em vez de deputados os tribunos eram chimpanzés. Banksy pintou o quadro, com quatro metros de comprimento, …

Tempestade em Espanha derrubou palmeira que era Património da Humanidade

A queda de "La Centinela", a árvore mais alta do conjunto que a Unesco classificou como Património da Humanidade desde 2000, está entre os danos materiais causados pela passagem da "gota fria" - um fenómeno …

Dador de esperma teve 12 filhos com autismo (e foi processado)

Danielle Rizzo tem dois filhos autistas, um com seis anos e outro com sete. Ambos foram concebidos com recurso a um dador anónimo. Há três anos, Rizzo descobriu que estes fazem parte de uma "família" …

Em Hollywood, os homens ganham mais 1 milhão de dólares do que as mulheres

Uma equipa de economistas analisou o salário de 246 atores e atrizes e concluiu que as mulheres ganham em média menos 56% do que os homens na indústria cinematográfica, pelos mesmos papéis. A diferença média entre …

"O primeiro passo para salvar o planeta é eleger outro presidente dos EUA"

John Kerry esteve em Lisboa para o encerramento da conferência "O Futuro do Planeta". O ex-secretário de Estado de Barack Obama lembrou que na luta para salvar a Terra, "não estamos a ganhar". John Kerry começou …

Gibraltar dissolve o parlamento e convoca eleições antes da data do Brexit

O chefe do governo de Gibraltar dissolveu esta segunda-feira o parlamento e convocou eleições para 17 de outubro, com o objetivo de preparar este território britânico situado no extremo sul de Espanha para o Brexit, …

Aumento do turismo nos Açores provoca mais acidentes de viação (mas menos graves)

O aumento de viaturas de aluguer que circulam nas estradas açorianas tem levado a um aumento da sinistralidade, ainda que muitos deles não sejam registados. Ainda assim, os acidentes são, no geral, menos graves. Quem o …

Menos plástico e menos jantares. Partidos prometem campanha eleitoral mais sustentável

A sustentabilidade e a proteção do ambiente estão entre as preocupações dos partidos políticos que concorrem às eleições legislativas, com algumas direções a comprometerem-se em diminuir a pegada ecológica e reduzir no plástico, numa campanha …