Jovem oferecida a director de televisão origina investigação na África do Sul

A comissão para a Igualdade de Género da África do Sul está a investigar se o diretor de uma radiotelevisão pública recebeu uma jovem como prenda de líderes tradicionais, confirmou hoje à EFE um porta-voz da instituição.

“Começamos a investigação esta semana e ainda não temos resultados”, afirmou o porta-voz da comissão, Javu Baloyi, que não pôde adiantar as ações da instituição se a história se confirmar.

O escândalo apareceu no país no fim da semana passada, quando o diário The Sowetan noticiou que o chefe de operações da SABC (South African Broadcasting Corporation), Hlaudi Motsoeneng, tinha recebido de um grupo de chefes tradicionais da etnia venda uma vaca, um bezerro e uma esposa durante uma visita ao norte do país.

Segundo a publicação, os chefes tribais apresentaram a Motsoeneng 10 mulheres, que foram alinhadas, segundo consta, de peitos descobertos, para ele poder examinar e escolher uma delas.

O dirigente da SABC supostamente escolheu Vanessa Mutswari, uma estudante de recursos humanos de 22 anos.

d.r. Motshwari Mofokeng

Vanessa Mutswari, estudante de recursos humanos, desmentiu a notícia de que tenha sido oferecida

Vanessa Mutswari, estudante de recursos humanos, terá entretanto desmentido a notícia de que tenha sido oferecida

Os líderes tradicionais justificaram a sua generosidade com “o compromisso com o seu trabalho”, referindo-se a Motsoeng, que já esteve sobre escrutínio em fevereiro passado quando a Provedora de Justiça denunciou que o seu salário tinha sido aumentado “exageradamente” e que mentiu sobre a sua formação quando ascendeu ao cargo de chefe de operações.

A tradição venda é conhecida na África do Sul pela sua rigidez e pela submissão das mulheres aos homens.

De facto, o Presidente sul-africano, o polígamo Jacob Zuma, provocou polémica em dezembro passado, quando afirmou que se casaria com uma venda se já não tivesse quatro mulheres, visto que as mulheres de esta etnia “chegam a prostrar-se no chão para mostrar respeito” ao homem.

A exposição de jovens com os peitos descobertos faz parte das cerimónias de algumas tradições no sul de África em que os notáveis da comunidade elegem esposas entre as jovens.

/Lusa

PARTILHAR

4 COMENTÁRIOS

  1. Esta notícia já foi desmentida pela própria Vanessa Mutswari.
    Não é suposto os jornalistas verificarem os factos que publicam…?

    • Caro Ricardo,

      A notícia é baseada na informação que nos chega da Lusa, que eventualmente nos fará chegar oportunamente o seu desmentido.

      Entretanto, temos o privilégio de contar com o seu comentário, que enriquece a notícia com informação de que não dispunhamos e que muito útil é a todos os leitores.

      O nosso obrigado.

    • Caro Pericles Pinto,
      O ZAP não se daria ao trabalho de pintar estrelinhas azuis em maminhas desnudas por motivos de falsos moralismos ou pueril censura. Publicámos a foto que encontrámos, como a encontrámos – até porque não o poderíamos fazer de outra forma.
      Obrigado pelo seu link, que será útil a todos os que fizerem questão de ver as maminhas da senhora Vanessa sem estrelinhas azuis.

RESPONDER

É agora possível os robôs mexerem-se sozinhos, graças a novos polímeros de alta energia

Através do uso de novos polímeros que armazenam mais energia e são depois aquecidos, investigadores da Universidade de Stanford conseguiram colocar manequins a mexer os braços sozinhos. Era ver robots a mexer os braços sozinhos, pelo …

"Poço do Inferno". Espeleólogos encontram serpentes, mas não demónios

No deserto da província de Al-Mahra, no leste do país, um buraco redondo e escuro de 30 metros de largura serve de entrada para uma caverna de cerca de 112 metros. Uma maravilha natural que …

Vitória SC 1-3 Benfica | “Águia” passa tranquila em Guimarães e continua a voar no topo

Naquele que era apontado como o mais duro teste à sua liderança até ao momento, o Benfica passou com relativa tranquilidade em Guimarães. Frente a um Vitória que tentou discutir o jogo de igual para igual …

Fazer umas calças de ganga exige 10 mil litros de água. Dez marcas estão a criar jeans sustentáveis

As calças de ganga são das peças de vestuário com piores impactos para o ambiente, mas há marcas que estão a apostar na sustentabilidade como um factor atractivo para os consumidores. Estão sempre na moda e …

"Guerra das matrículas" faz escalar tensão entre Sérvia e Kosovo

Esta semana, a fronteira entre o norte do Kosovo e a Sérvia esteve bloqueada por protestos de elementos da etnia sérvia, que não aceitam a decisão do governo kosovar, de etnia albanesa, de proibir a …

Num golpe de "fake it until you make it", Hong Kong vai a eleições a saber o vencedor

Hong Kong prepara-se para as primeiras eleições legislativas após as mudanças no sistema eleitoral implementadas pela China para garantir a vitória dos seus aliados. Aos olhares mais desatentos, as eleições em Hong Kong são mais um …

Stefano Pioli propõe regra de basquetebol que contribui para um "futebol de ataque"

O treinador do Milan, Stefano Pioli, propõe uma alteração nas regras do futebol que promete revolucionar o desporto rei. De forma semelhante ao basquetebol, uma vez dentro do meio campo adversário, as equipas não poderiam voltar …

Um dos maiores sites de dados sobre a covid-19 na Austrália é, afinal, gerido por adolescentes

Aproveitando o momento em que passaram a integrar as estatísticas que os próprios fazem chegar diariamente à população australiana, o grupo de três jovens revelou a sua identidade para surpresa de muitos dos seus seguidores. …

Mais cinco mortes e 713 casos confirmados em Portugal

Portugal registou, este sábado, mais cinco mortes e 713 casos confirmados de covid-19, de acordo com o mais recente boletim epidemiológico da Direção-Geral da Saúde (DGS). Este sábado registaram-se mais cinco mortes e 713 novos casos …

Dirigente da Huawei detida no Canadá pode voltar à China após acordo com EUA

A justiça dos EUA aceitou hoje o acordo entre o Departamento da Justiça e a Huawei, que vai permitir à filha do fundador e diretora financeira do conglomerado chinês de telecomunicações regressar à China. Uma juíza …