Jovem deu à luz com ovário congelado na adolescência

SXC

-

Uma jovem de 27 anos deu à luz o primeiro bebé gerado a partir da actividade de um ovário congelado. O congelamento foi feito quando a mãe era apenas uma criança. O parto ocorreu em novembro, e a análise do caso foi agora publicada.

Na infância, a jovem mãe foi diagnosticada com uma doença hereditária — anemia falciforme — e precisava de se submeter a um transplante de medula óssea.

Para que o procedimento fosse bem sucedido, a paciente teve de receber quimioterapia, com o objectivo de desactivar o sistema imunológico e evitar que o material transplantado fosse rejeitado pelo corpo.

Como a quimioterapia é um tratamento agressivo, que poderia danificar os ovários da paciente, os médicos decidiram retirar um deles— quando a menina tinha apenas 13 anos— e congelar partes do tecido.

O procedimento foi realizado como uma medida preventiva, já que o tratamento com quimioterapia provavelmente deixa-la-ia infértil.

Durante o tratamento, efectivamente, a jovem acabou por perder as funções do ovário que lhe restava.

Isabelle Demeestere

A ginecologista Isabelle Demeestere, do Hospital Erasmus, em Bruxelas

A ginecologista Isabelle Demeestere, do Hospital Erasmus, em Bruxelas

Recentemente, a jovem decidiu que queria ser mãe. Os médicos enxertaram então, no ovário inutilizado pela quimioterapia, onze fragmentos do tecido congelado.

A esperança dos médicos era que os fragmentos enxertados “reactivassem” o órgão danificado pela quimioterapia.

Cinco meses após o procedimento, a jovem começou espontaneamente a ter a menstruação — e algum tempo mais tarde acabou por engravidar.

A jovem mãe, que vive na Bélgica, e optou por guardar anonimato, deu à luz em novembro um rapaz.

Segundo Isabelle Demeestere, a médica que liderou o procedimento e principal autora do estudo publicado esta terça-feira na revista Human Reproduction, o “método pode ser uma esperança para pacientes com alto risco de falência ovariana”, como as pessoas que lutam contra linfomas ou leucemia.

“O sucesso do procedimento requer estudos mais aprofundados em pessoas mais jovens, na pré-adolescência, uma vez que a paciente analisada, apesar de não ter menstruação na altura, já estava na puberdade”, disse a médica, citada pela BBC.

Há cerca de 40 bebés em todo o mundo que nasceram de mães que receberam tecido de ovários congelado, mas em todos os casos as mulheres eram já adultas quando congelaram os ovários.

Mas este é o primeiro bebé no mundo nascido de um ovário que viajou no tempo.

ZAP

PARTILHAR

RESPONDER

Injeção no Novo Banco sem Retificativo? Especialistas levantam dúvidas

O Governo diz conseguir fazer a injeção no Novo Banco sem recurso a um Orçamento Retificativo no próximo ano, mas especialistas em finanças públicas consultados pelo ECO duvidam. Tanto António Costa como João Leão dizem que …

Tudo pronto para Marcelo anunciar recandidatura. Mas recolha de assinaturas está a ser dificultada

Marcelo Rebelo de Sousa já tem o discurso escrito e o local escolhido, mas é improvável que o anúncio da recandidatura avance esta semana. De acordo com o Público, Marcelo Rebelo de Sousa está preparado para …

Biden vai pedir aos norte-americanos 100 dias com máscara (e convida Fauci para a sua equipa)

O presidente eleito dos Estados Unidos, Joe Biden, anunciou esta quinta-feira que vai pedir aos americanos para usarem máscaras faciais durante 100 dias para ajudar a reduzir a disseminação de covid-19 no país. "Vou pedir às …

PSD ataca o Congresso, PCP as Festas Nicolinas. Tudo pelo cumprimento das regras anticovid

Esta quinta-feira, o PSD e o PCP trocaram farpas sobre o cumprimento das regras impostas pela pandemia no Congresso dos comunistas e nas Festas Nicolinas de Guimarães. João Oliveira, líder parlamentar do PCP, defendeu a opção …

"Um péssimo orçamento". Teodora Cardoso arrasa OE2021 e realça "os estragos" que provoca

A antiga presidente do Conselho das Finanças Públicas, Teodora Cardoso, critica duramente o Orçamento de Estado para 2021 (OE2021) aprovado no Parlamento, considerando que é "péssimo" e apontando "os riscos" que acarreta. "Este é, a todos …

Vacina da Moderna confere imunidade de pelo menos três meses

Um novo estudo publicado esta quinta- feira, mostra que a vacina da Moderna contra a covid-19, que recentemente demonstrou ter 94 por cento de eficácia, faz com que o sistema imunológico humano produza anticorpos que …

Ljubomir Stanisic acusado de corromper polícia com garrafas para furar confinamento

O chef Ljubomir Stanisic, um dos empresários da restauração que esteve em greve de fome durante sete dias, está a ser acusado pelo Ministério Público (MP) de ter corrompido um agente da PSP para poder …

TAP vai suspender acordo de empresa. BE chama Pedro Nuno Santos ao Parlamento

O acordo de empresa assinado entre a TAP e o Sindicato Nacional do Pessoal de Voo da Aviação Civil (SNPVAC) vai ser suspenso, segundo avança o jornal Público. Bloco de Esquerda chama Pedro Nuno Santos …

Após quase cinco meses da acusação do caso BES, ainda há arguidos por notificar

Já lá vão quase cinco meses de que foi conhecida a acusação do caso BES, mas ainda há arguidos que nem notificados foram. Mesmo aqueles que foram, tentam aumentar os prazos para exercer a sua …

FC Porto diz que é o único "grande clube europeu" do futebol português

Através da sua habitual newsletter Dragões Diário, o emblema portista argumenta que é o único "grande clube europeu" do futebol português. Os 'azuis e brancos' destacaram os seus "sete títulos internacionais conquistados entre 1987 e 2011". …