/

Jovem chinesa morreu após beber meio litro de baijiu. As amigas vão pagar por isso

Derek Sandhaus

O baijiu é a bebida mais consumida em todo o mundo

Num incidente trágico, na China, uma jovem com o coração partido por um desgosto amoroso morreu após consumir meio litro de uma bebida alcoólica forte durante uma festa. Um tribunal local condenou três amigas a pagar uma indemnização à família da da jovem, por não terem tentado salvar-lhe a vida.

Um tribunal de Nanchang, província de Jiangxi, no sudeste da China, condenou três jovens a pagar uma indemnização à família de Xiaoqiu, por não terem impedido o consumo excessivo de álcool que lhe causou a morte.

Em maio, Wang Qi organizou um jantar festivo para consolar a jovem Xiaoqiu, que estava desolada com o fim recente da sua relação amorosa. Duas outras jovens, Xu e Chen, marcaram presença para dar apoio à amiga.

Durante o jantar, Xiaoqiu bebeu meio litro de baijiu, uma bebida chinesa conhecida pelo seu alto teor alcoólico. Wang Qi acompanhou a amiga, e bebeu um quarto de litro, enquanto Xu e Chen se abstiveram de consumir a popular bebida.

Com um teor de álcool que chega aos 60%, o baijiu é uma bebida exótica, de gosto forte, que é para os chineses como a vodka para os russos, a cachaça para os brasileiros ou a tequila para os mexicanos — o que a torna, segundo a IWSR, a bebida mais consumida no mundo.

Após o jantar, Xiaoqiu e Xu foram descansar para o carro, e adormeceram. Ao acordar, Xu descobriu que Xiaoqiu não estava a respirar. Apesar de ter sido chamada uma ambulância, Xiaoqiu foi declarada morta no local, por paragem cardio-respiratória devido a envenenamento alcoólico.

Após o trágico desenlace do jantar, os pais de Xiaoqiu processaram as três jovens, responsabilizando-as pela morte da filha, conta o South China Morning Post.

Chamado a pronunciar-se, o tribunal de Nanchang decidiu a favor dos pais, condenando as três jovens a pagar indemnizações à família de Xiaoqiu, e atribuindo diferentes níveis de culpa a cada amiga.

Wang foi obrigada a pagar 60.000 yuans (cerca de 7.700 euros) por não ter intervido no consumo excessivo de álcool de Xiaoqiu e por não a ter ajudado quando mostrou  estar visivelmente perturbada.

As outras duas amigas, que não consumiram álcool, foram cada uma condenadas a pagar 20.000 yuans (cerca de 2500 euros) por negligência, depois de não terem  garantido que Xiaoqiu recebesse atenção médica depois de ter vomitado e ficado incapacitada.

O caso chama a atenção para as graves e potencialmente fatais consequências do envenenamento por álcool, que pode afetar rapidamente a respiração, a frequência cardíaca, a temperatura corporal e o reflexo de vómito, levando por vezes a situações de coma alcoólico e à morte.

O incidente recebeu ampla atenção nos meios de comunicação chineses e gerou extensas discussões em redes sociais como o Douyin, mas não é caso isolado na China, onde são frequentes as notícias de mortes por consumo excessivo de álcool.

Ainda em maio deste ano, um popular influencer de 34 anos, que se identificava no Douyin como “Brother Three Thousand“, morreu após uma sessão de streaming durante a qual consumiu sete garrafas de baijiu.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.