Jota vendido ao Celtic por 7,5 milhões de euros: Má gestão ou infortúnio?

1

Celtic FC / Twitter

Jota é reforço do Celtic por 7,5 milhões de euros.

Jota sai do SL Benfica sem que as ‘águias’ pudessem negociar um valor mais alto. Multiplicam-se críticas à má gestão dos ‘encarnados’.

O Celtic confirmou, na manhã desta sexta-feira, que exerceu a opção de compra, no valor de 7,5 milhões de euros, prevista no empréstimo acordado com o SL Benfica. Os escoceses ficam com 70% do passe do jovem de 23 anos, que deverá assinar por cinco épocas.

O antigo internacional sub-21 português brilhou ao serviço dos The Celts, tendo estado envolvido em 27 golos — 13 golos marcados e 14 assistências. O extremo cedido pelo Benfica foi crucial para que o Celtic conquistasse o título de campeão nacional e da Taça da Liga.

O anúncio da transferência revelou-se um desgosto para os adeptos benfiquistas, que ansiavam contar com o serviços do jogador para a temporada que se avizinha. O Benfica mantém 30% do passe de Jota, mas muitos consideram que este foi um mau negócio para as ‘águias’.

Esta não foi a primeira vez que Jota foi emprestado. Na temporada passada, o atleta agenciado por Jorge Mendes jogou no Valladolid, que terminou no penúltimo lugar da La Liga. À data, o clube espanhol não ficou com opção de compra, pelo que o Benfica estava protegido caso o jovem despontasse.

Jota deu boas indicações à chegada a Espanha. Logo no primeiro jogo em que participou, na viagem ao reduto do Granada, Jota entrou a 13 minutos do fim e ainda teve tempo de marcar um golo em cima do minuto 90.

“É um futebolista que tecnicamente é de alto nível”, disse, na altura, o treinador do Valladolid. “Joga bem com os dois pés e pode jogar em ambas alas. É verdade que veio no último dia de mercado e teve de se adaptar à nossa proposta, mas a sua adaptação também foi atrasada pelas chamadas à seleção de sub-21 de Portugal. Ainda assim, já entendiamos que estava a merecer minutos”.

Apesar da promessa de Sergio González, o português teve dificuldades em conquistar boas oportunidades para se mostrar. Dos 18 jogos em que participou ao longo da época, Jota foi suplente utilizado em dez deles. Somou apenas 664 minutos, uma média de 36 minutos por jogo. O jovem terminava a época com apenas dois golos.

O Benfica contava que o jogador valorizasse na liga espanhola, mas acabaria por acontecer o contrário. Inicialmente cotado em 8 milhões de euros, pelo Transfermarkt, Jota regressou à Luz a valer apenas 3,5 milhões.

Foi então que surgiu o empréstimo ao Celtic: uma nova oportunidade para o jogador mostrar o seu talento. Esta era uma altura em que se pedia que o jogador desse mais de si e provasse que merecia um lugar na equipa principal do Benfica.

Face à então cotação de mercado de Jota, o Benfica aceitou colocar uma cláusula de opção de compra de 7,5 milhões de euros. Certamente, os ‘encarnados’ não esperavam que o jovem se catapultasse para o sucesso desta forma.


A inesperada — ou não — ascensão de Jota na Escócia deixou o Benfica sujeito à vulnerabilidade da baixa opção de compra do acordo. O Celtic viu a sua oportunidade e agarrou-a com unhas e dentes.

Nas redes sociais, os adeptos não se conformam com a forma como a carreira de Jota foi gerida por Rui Costa e companhia.

“Mais um de potencial de top mundial que sai sem uma verdadeira oportunidade”, escreve um utilizador do Twitter.

“O empréstimo fez sentido. O que não fez sentido foi uma cláusula tão baixa. É pedir explicações a quem negociou este empréstimo”, diz outro utilizador.

“Jota era muito diferente”

“Ele era visto como um grande talento na formação do Benfica desde os 13″, disse Hélder Cristóvão, ex-treinador da equipa B do Benfica, citado pelo The Athletic. “Ele era um miúdo que acreditávamos que poderia atingir um nível muito alto. Sempre pensamos que ele tinha potencial para ser um jogador de equipa principal”.

“Jota era muito diferente”, disse também João Tralhão, antigo treinador dos sub-19 do Benfica. “Quando ele chegou aos sub-19, ele tinha apenas 16 anos. Quando tu és o jogador mais jovem, às vezes és um pouco tímido ou não fazes tanto. Também tem muitos jogadores tecnicamente excelentes, no um contra um, dribles, cruzamentos, remates. Jogadores realmente de topo. Mas nessa idade, não é comum importar-se tanto com o comportamento tático”.

Ao serviço do Benfica, Jota foi campeão de juniores A, B e C. Além disso, pela equipa principal, conquistou um campeonato e uma supertaça.

Daniel Costa, ZAP //

1 Comment

  1. É disto que gosto, de discutir (conversar) sobre futebol e mais quando sei o que digo. Conheço Jota desde os 14/15 anos, o garoto tinha “classe até a andar”, era claramente um predestinado e como é frequente na formação do SLB, tinha um excelente ambiente familiar, isto é, tinha condições para, por exemplo, ser “doutor”, mas a sua escolha foi o futebol. Com 15/17 aos era a “esdtelinha” do Seixal, mas, dee um dia para o outro, deixou de o ser, todos os miminhos que Jota recebia foram transferidos para João Félix, a multiplicar por dez e a brutal transferência do JF mexeu e fez abanar as convicções de Jota e, sendo os dois da mesma idade, as comparações eram inevitáveis. Se algum infortúnio aconteceu com Jota, esse tem um nome:João Félix e o facto de ambos terem coincidido no tempo e no clube. Não foi só Jota que abanou com JF, foram mais, Gedson, Florentino, por exemplo, talentos que o fenómeno JF cilindrou.
    Presente: só imbecis das redes sociais não entendem que já não existiam condições para Jota permanecer no SLB, nem pessoais nem de clube, Jota tinha que mudar de ares, ir à sua vida, estava queimado pelos mesmos imbecis das redes sociais que agora, sem nenhuma identificação com o clube, aproveitam para atacar a gestão de Rui Costa e o seu incómodo benfiquismo. O processo de Jota no Celtic foi muito bem conduzido, considerando os antecedentes, o clube protegeu o jogador e, financeiramente, não foi nenhum desastre, o futebol nada tem a ver com o estúpido “monopólio” que os estúpidos adeptos gostam de jogar. Como não gosto do “monopólio” nem sou estúpido, fiquei satisfeito com a solução que o clube encontrou para o Jota e só espero que o garoto não me desiluda e atinja o patamar que sempre lhe augurei desde que o conheço.

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.