José Eduardo dos Santos regressa a Luanda após dois anos em Barcelona

1

Manuel de Almeida / Lusa

O ex-Presidente de Angola, José Eduardo dos Santos. Ao fundo, a figura do atual Presidente, João Lourenço

O ex-Presidente de Angola, José Eduardo dos Santos, regressa esta terça-feira à tarde a Luanda, depois de estar desde 2019 a viver em Barcelona, Espanha, confirmou à agência Lusa fonte do Executivo.

Segundo a mesma fonte, o ex-chefe de Estado angolano será recebido por oficiais do protocolo de Estado. Este, que tem residência em Luanda, viveu nos últimos dois anos em Barcelona, fazendo apenas deslocações ao Dubai para se encontrar com a filha Isabel dos Santos, visada em processos judiciais em vários países, entre os quais Angola e Portugal.

Desde que João Lourenço assumiu o poder, em setembro de 2017, foram alvo na justiça angolana alguns dos mais próximos colaboradores e familiares de José Eduardo dos Santos, incluindo os filhos Isabel dos Santos e José Filomeno dos Santos.

O Dubai, um dos sete Emirados Árabes Unidos, é, desde o verão de 2019, o país onde reside Isabel dos Santos. O ex-chefe de Estado, que vivia em Barcelona, juntou-se em dezembro de 2020 à empresária, após a morte do seu marido, Sindika Dokolo. Este morreu a 29 de outubro desse ano, vítima de afogamento quando praticava mergulho.

Os dois são os principais protagonistas do escândalo que ficou conhecido como “Luanda Leaks”, envolvendo o desvio de milhões de dólares do erário público angolano através de uma teia de empresas com ramificações em 40 países.

O ex-Presidente angolano deslocou-se a Barcelona, em Espanha, em abril de 2019, para exames médicos de rotina, e nunca mais voltou a Luanda. É o único antigo Presidente de Angola ainda vivo, tendo sucedido a Agostinho Neto em 1979 e liderou os destinos do país durante 38 anos.

// Lusa

1 Comment

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.