Jonas constituído arguido na operação Fora de Jogo

Mário Cruz / Lusa

O antigo futebolista do Benfica Jonas foi retido à chegada ao aeroporto de Lisboa, proveniente do Brasil, depois de um alerta, e foi constituído arguido no processo Fora de Jogo, estando sujeito à medida de coação de Termo de Identidade e Residência.

O antigo avançado do Benfica  foi constituído arguido por suspeitas de fraude fiscal e de branqueamento de capitais, num caso em que o Estado terá sido lesado em cerca de 5,1 milhões de euros.

No momento em que o ex-futebolista brasileiro entregou o passaporte para controlo pelos funcionários do Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (SEF) do aeroporto foi ativado um alerta emitido pela Autoridade Tributária (AT).

Dois inspectores da AT deslocaram-se ao local, recolhendo dados relativos ao jogador, como a morada fiscal e contactos telefónicos necessários para o processo pendente que o jogador tem nas Finanças.

O antigo jogador, de 38 anos, está sujeito à medida de coação de Termo de Identidade e Residência.

Já foram constituídos 47 arguidos, 24 pessoas colectivas e 23 pessoas singulares, no âmbito da operação Fora de Jogo, após buscas em várias entidades ligadas ao universo do futebol.

Entre os arguidos contam-se “jogadores de futebol, agentes ou intermediários, advogados e dirigentes desportivos”, revelou a Procuradoria-Geral da República (PGR), sublinhando que estão em causa suspeitas de “crimes de fraude fiscal qualificada e branqueamento de capitais”.

O processo investiga negócios do mundo do futebol profissional realizados a partir de 2015, com suspeitas da existência de esquemas para “evitar o pagamento das prestações tributárias devidas ao Estado português, através da ocultação ou alteração de valores e outros actos”, apontou ainda a PGR.

Na altura, as SAD de Benfica, FC Porto, Sporting, Sporting de Braga e Vitória de Guimarães confirmaram a realização de buscas, atestando a disponibilidade para colaborarem com as autoridades.

Jonas terminou a carreira de futebolista em 2019, após cinco temporadas ao serviço do Benfica, pelo qual participou em 183 jogos e marcou 137 golos, tornando-se mesmo no segundo melhor marcador estrangeiro das ‘águias’, apenas atrás do paraguaio Óscar Cardozo (172).

ZAP // Lusa

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.