John Oliver compra dívidas de saúde e perdoa 15 milhões a 9 mil pessoas

John Oliver, apresentador do programa “Last Week Tonight”, fez este fim de semana a maior oferta na história da televisão: perdoou dívidas de saúde avaliadas em 14,9 milhões de dólares a nove mil norte-americanos.

O apresentador da HBO expôs no seu programa deste domingo as práticas imorais da indústria de recuperação de crédito malparado, explicando como as empresas de recuperação de crédito malparado compram pacotes de dívida por uma percentagem pequena do seu valor total.

O “Last Week Tonight” mostrou uma reportagem sobre as dívidas dos norte-americanos, destacando casos em que doentes em estado grave foram confrontados com contas hospitalares astronómicas não cobertas pelos seguros.

A gestão de crédito malparado passa pelas mãos de várias empresas sem que a informação sobre a dívida seja verificada, chegando a ameaças aos devedores, às suas famílias ou até aos animais de companhia.

John Oliver explica que criou uma empresa de recuperação de dívidas, com sede no Mississipi, e comprou por 60 mil dólares um pacote de dívidas de saúde de 9 mil pessoas do Texas, avaliadas em 15 milhões de dólares.

Mas ao contrário de uma empresa normal de recuperação de crédito, Oliver decidiu simplesmente não cobrar as dívidas adquiridas.

Em vez de cobrarmos este dinheiro, porque não perdoá-lo?“, perguntou Oliver, antes de anunciar que ia perdoar estas dívidas, batendo o recorde de Oprah Winfrey da maior oferta na história da televisão.

Dito e feito. 9 mil norte-americanos estão 15 milhões menos pobres, e tire-se o chapéu a John Oliver!

ZAP

PARTILHAR

5 COMENTÁRIOS

  1. Ainda existe seres humanos c/ coração e compaixão. Bem hajam. Era muito bom que fossem muitos mais. Quem tem muito não custa assim tanto ajudar a quem tem tão pouco.

  2. Já denunciei esta situação há 2 anos, uma empresa de gestão de activos comprou crédito de cobrança difícil a um banco (1,2 milhões de Euros) por 10 % do seu valor, ou seja 120.000 euros. Tinha uma divida com esse banco de 55.000 euros e propus pagar 33%, o banco não aceitou mas vendeu a minha divida por 10% do seu valor.
    Quem me explica isto?…….

  3. Senhores jornalistas: José Rodrigues dos Santos, José Alberto Carvalho, Judite Sousa, Rodrigo Guedes de Carvalho, etc,etc, e até mesmo Senhores políticos da Nação: António Costa, Passos Coelho, Jerónimo Sousa, Catarina Martins, Assunção Cristas, etc, etc…
    Aqui têm um EXEMPLO explícito de como podem ajudar Portugueses e dar o exemplo! Basta copiar e fazerem o mesmo, com dinheiro do vosso bolso. Demonstrem com actos o que defendem com palavras.

  4. Propaganda.
    A unica coisa de informativo que aqui se denota é o facto de andarem a vender divida ao disbarato em todo o lado.
    Amanhã senhoras e senhores todos vós estarão na rua a pedir pão novamente á elite.
    vergonha de país e que vergonha de mundo que é necessário ver “programação” falaciosa do conglomerado judeu para se encantar emocionalmente e nada fazer em sua casa e na sua comunidade a mudança..

RESPONDER

O colossal drone solar da Boeing vai voar em 2019

A Aurora Flight Sciences, subsidiária da Boeing, vai lançar em 2019 o seu drone solar Odysseus, que terá a capacidade voar durante meses de forma autónoma e o objectivo de dar acesso Internet a todo …

Justiça brasileira proíbe TV de divulgar inquérito sobre morte de Marielle Franco

A decisão judicial de proibir a emissão de reportagens sobre a investigação do assassinato da vereadora carioca responde a um pedido da polícia do Rio de Janeiro e do Ministério Público. A emissora afirma que …

Relatório revela 71 locais com elevado risco de inundações em Portugal

Portugal tem 71 zonas com elevado risco de inundação, de acordo com um relatório da Agência Portuguesa do Ambiente (APA) que analisou fenómenos extremos ocorridos, fazendo previsões para o futuro. O relatório "Avaliação Preliminar do Risco …

Cinco pessoas mortas por intoxicação de CO em Vila Real

Cinco pessoas da mesma família morreram este domingo, devido a uma intoxicação, no concelho de Sabrosa, distrito de Vila Real, adiantou à agência Lusa fonte do Comando Distrital de Operações de Socorro de Vila Real. A …

O discurso de ódio já está em Portugal

O diretor da Amnistia Internacional Portugal, Pedro Neto, alertou, em entrevista à agência Lusa, para a presença do discurso de ódio em Portugal, apontando o combate à discriminação como o maior desafio atual dos direitos …

Menino francês suicida-se após castigo por usar telemóvel na escola

Um menino de 11 anos suicidou-se na cidade de Beausoleil, perto do Mónaco, no sul da França, depois de ter recebido um castigo no colégio por ter usado o telemóvel na sala de aula. A criança, …

X-59: A nova aeronave supersónica experimental da NASA entrou em produção

A Lockheed Martin iniciou a produção do avião supersónico experimental X-59, um contrato, encomendado pela NASA, no valor estimado de cerca de 230 milhões de euros. O X-59 surgiu como a solução da empresa norte-americana para …

Hitler abraçou uma menina judia. 85 anos depois, a foto foi a leilão

Uma foto de 1933 mostra o ditador nazi ao lado de uma menina de seis anos de idade cuja avó era judia. A imagem, com uma dedicatória assinada por Hitler, foi arrematada em leilão por …

A Ciência determinou o pior ano da história da Humanidade

A Ciência determinou: 536 d.C foi o pior ano para a Humanidade. Esta é a conclusão de um estudo levado a cabo por uma equipa de cientistas da Universidade de Harvard, nos Estados Unidos. Se alguém …

Há uma nova explicação para a dependência do álcool

De acordo com um novo estudo, a dependência do álcool tem uma relação direta com as alterações climáticas: quanto mais frio é o clima e menos sol há, mais as pessoas tendem a consumir bebidas …