John Oliver compra dívidas de saúde e perdoa 15 milhões a 9 mil pessoas

John Oliver, apresentador do programa “Last Week Tonight”, fez este fim de semana a maior oferta na história da televisão: perdoou dívidas de saúde avaliadas em 14,9 milhões de dólares a nove mil norte-americanos.

O apresentador da HBO expôs no seu programa deste domingo as práticas imorais da indústria de recuperação de crédito malparado, explicando como as empresas de recuperação de crédito malparado compram pacotes de dívida por uma percentagem pequena do seu valor total.

O “Last Week Tonight” mostrou uma reportagem sobre as dívidas dos norte-americanos, destacando casos em que doentes em estado grave foram confrontados com contas hospitalares astronómicas não cobertas pelos seguros.

A gestão de crédito malparado passa pelas mãos de várias empresas sem que a informação sobre a dívida seja verificada, chegando a ameaças aos devedores, às suas famílias ou até aos animais de companhia.

John Oliver explica que criou uma empresa de recuperação de dívidas, com sede no Mississipi, e comprou por 60 mil dólares um pacote de dívidas de saúde de 9 mil pessoas do Texas, avaliadas em 15 milhões de dólares.

Mas ao contrário de uma empresa normal de recuperação de crédito, Oliver decidiu simplesmente não cobrar as dívidas adquiridas.

Em vez de cobrarmos este dinheiro, porque não perdoá-lo?“, perguntou Oliver, antes de anunciar que ia perdoar estas dívidas, batendo o recorde de Oprah Winfrey da maior oferta na história da televisão.

Dito e feito. 9 mil norte-americanos estão 15 milhões menos pobres, e tire-se o chapéu a John Oliver!

ZAP

PARTILHAR

5 COMENTÁRIOS

  1. Ainda existe seres humanos c/ coração e compaixão. Bem hajam. Era muito bom que fossem muitos mais. Quem tem muito não custa assim tanto ajudar a quem tem tão pouco.

  2. Já denunciei esta situação há 2 anos, uma empresa de gestão de activos comprou crédito de cobrança difícil a um banco (1,2 milhões de Euros) por 10 % do seu valor, ou seja 120.000 euros. Tinha uma divida com esse banco de 55.000 euros e propus pagar 33%, o banco não aceitou mas vendeu a minha divida por 10% do seu valor.
    Quem me explica isto?…….

  3. Senhores jornalistas: José Rodrigues dos Santos, José Alberto Carvalho, Judite Sousa, Rodrigo Guedes de Carvalho, etc,etc, e até mesmo Senhores políticos da Nação: António Costa, Passos Coelho, Jerónimo Sousa, Catarina Martins, Assunção Cristas, etc, etc…
    Aqui têm um EXEMPLO explícito de como podem ajudar Portugueses e dar o exemplo! Basta copiar e fazerem o mesmo, com dinheiro do vosso bolso. Demonstrem com actos o que defendem com palavras.

  4. Propaganda.
    A unica coisa de informativo que aqui se denota é o facto de andarem a vender divida ao disbarato em todo o lado.
    Amanhã senhoras e senhores todos vós estarão na rua a pedir pão novamente á elite.
    vergonha de país e que vergonha de mundo que é necessário ver “programação” falaciosa do conglomerado judeu para se encantar emocionalmente e nada fazer em sua casa e na sua comunidade a mudança..

RESPONDER

Violência policial é uma das principais causas de morte de jovens negros nos EUA

A violência policial é uma das principais causas de morte entre jovens nos Estados Unidos, com os negros a terem 2,5 vezes mais hipóteses de serem mortos do que os homens brancos. O estudo, publicado este …

A Volocopter apresenta o seu táxi voador mais potente (e já andou no ar)

https://vimeo.com/355573555 Desde 2013 a Volocopter tem vindo a aprimorar o seu projeto de táxi voador. Desta vez, o design é mais redondo, mais simples e mais potente. O Volocopter é uma aeronave 100% elétrica que os criadores …

Israel desenvolve terapia à base de ecstasy para tratar stress pós-traumático

O Ministério da Saúde israelita desenvolveu uma terapia à base de MDMA - o componente ativo da metanfetamina popularmente conhecida como 'ecstasy' - para tratar pessoas que sofrem de stress pós-traumático resistente. Num entrevista sobre a …

Quaresma de saída do Besiktas. "Presidente não me quer na equipa"

Revelação feita pelo jogador, no Instagram: "Acabei de ser informado pelo presidente do clube que ele não quer que eu continue a jogar na equipa. Estou a tentar encontrar solução para o meu futuro". O internacional …

O Dr. House português diz que 90% dos médicos só fazem "fantochadas"

É conhecido como o Dr. House português, numa referência à série televisiva norte-americana, pela forma como faz diagnósticos certeiros. E Vítor Brotas que trabalha no Hospital dos Capuchos, em Lisboa, admite que é "um médico …

Homem morre após ataque de vespas asiáticas. É a segunda morte por picadas de insecto em 2 dias

Um homem de 79 anos de idade morreu nesta sexta-feira em Oliveira do Bairro, Aveiro, após ter sido atacado por vespas asiáticas. Dois dias antes, outro homem de 50 anos faleceu na região da Beira …

Polícia antimotim dispersa manifestantes em Hong Kong com gás lacrimogéneo

A polícia antimotim de Hong Kong carregou hoje com gás lacrimogéneo sobre manifestantes que tinham erigido uma barricada no bairro de Kwun Tong, no Este da antiga colónia britânica. Embora os protestos tenham decorrido de forma …

Eleições. CDU vai manter campanha clássica, mas dispensa o "lombo assado"

O chefe do maior partido da Coligação Democrática Unitária (CDU), que junta comunistas e ecologistas, assumiu enfado com carne assada nas jornadas e ações de esclarecimento pelo país, mas garante uma campanha eleitoral nos cânones …

Bloco quer mais funcionários públicos e quotas por raça nas universidades

O BE afirma, no programa eleitoral disponibilizado hoje na íntegra, que "é o partido que quer e pode impedir uma maioria absoluta", um resultado nas eleições legislativas que faria Portugal "voltar ao passado da arrogância …

Balas com defeito que encravam armas. PSP confirma, mas diz que não é um problema

A Polícia de Segurança Pública (PSP) confirma que estão a ser utilizadas algumas balas com defeito que até encravam as armas, nos treinos dos candidatos a agentes na Escola Prática de Polícia. Mas garante que …