John Oliver compra dívidas de saúde e perdoa 15 milhões a 9 mil pessoas

John Oliver, apresentador do programa “Last Week Tonight”, fez este fim de semana a maior oferta na história da televisão: perdoou dívidas de saúde avaliadas em 14,9 milhões de dólares a nove mil norte-americanos.

O apresentador da HBO expôs no seu programa deste domingo as práticas imorais da indústria de recuperação de crédito malparado, explicando como as empresas de recuperação de crédito malparado compram pacotes de dívida por uma percentagem pequena do seu valor total.

O “Last Week Tonight” mostrou uma reportagem sobre as dívidas dos norte-americanos, destacando casos em que doentes em estado grave foram confrontados com contas hospitalares astronómicas não cobertas pelos seguros.

A gestão de crédito malparado passa pelas mãos de várias empresas sem que a informação sobre a dívida seja verificada, chegando a ameaças aos devedores, às suas famílias ou até aos animais de companhia.

John Oliver explica que criou uma empresa de recuperação de dívidas, com sede no Mississipi, e comprou por 60 mil dólares um pacote de dívidas de saúde de 9 mil pessoas do Texas, avaliadas em 15 milhões de dólares.

Mas ao contrário de uma empresa normal de recuperação de crédito, Oliver decidiu simplesmente não cobrar as dívidas adquiridas.

Em vez de cobrarmos este dinheiro, porque não perdoá-lo?“, perguntou Oliver, antes de anunciar que ia perdoar estas dívidas, batendo o recorde de Oprah Winfrey da maior oferta na história da televisão.

Dito e feito. 9 mil norte-americanos estão 15 milhões menos pobres, e tire-se o chapéu a John Oliver!

ZAP

PARTILHAR

5 COMENTÁRIOS

  1. Ainda existe seres humanos c/ coração e compaixão. Bem hajam. Era muito bom que fossem muitos mais. Quem tem muito não custa assim tanto ajudar a quem tem tão pouco.

  2. Já denunciei esta situação há 2 anos, uma empresa de gestão de activos comprou crédito de cobrança difícil a um banco (1,2 milhões de Euros) por 10 % do seu valor, ou seja 120.000 euros. Tinha uma divida com esse banco de 55.000 euros e propus pagar 33%, o banco não aceitou mas vendeu a minha divida por 10% do seu valor.
    Quem me explica isto?…….

  3. Senhores jornalistas: José Rodrigues dos Santos, José Alberto Carvalho, Judite Sousa, Rodrigo Guedes de Carvalho, etc,etc, e até mesmo Senhores políticos da Nação: António Costa, Passos Coelho, Jerónimo Sousa, Catarina Martins, Assunção Cristas, etc, etc…
    Aqui têm um EXEMPLO explícito de como podem ajudar Portugueses e dar o exemplo! Basta copiar e fazerem o mesmo, com dinheiro do vosso bolso. Demonstrem com actos o que defendem com palavras.

  4. Propaganda.
    A unica coisa de informativo que aqui se denota é o facto de andarem a vender divida ao disbarato em todo o lado.
    Amanhã senhoras e senhores todos vós estarão na rua a pedir pão novamente á elite.
    vergonha de país e que vergonha de mundo que é necessário ver “programação” falaciosa do conglomerado judeu para se encantar emocionalmente e nada fazer em sua casa e na sua comunidade a mudança..

RESPONDER

Batalhas de feiticeiros e círculos de demónios. Revelados textos cristãos que não foram incluídos na Bíblia

Os textos da Bíblia como a conhecemos hoje foram "canonizados" pela primeira vez pela Igreja no final do século IV. No entanto, antes disso, centenas de outros textos religiosos circularam por toda a Cristandade. Há mais …

Autoeuropa confirma que não irá renovar contrato a 120 trabalhadores

A administração da fábrica de automóveis Volkswagen Autoeuropa, em Palmela, confirmou, esta quinta-feira, que não vai renovar os contratos a termo de 120 trabalhadores ligados à produção dos veículos MPV (Multi-Purpose Vehicle). "A Autoeuropa reafirmou a …

Glaciar na Islândia "escondia" bombardeiro norte-americano da 2ª Guerra Mundial

Os destroços de um bombardeiro norte-americano B-17 Flying Fortress que colidiu com o glaciar Eyjafjallajökull durante a II Guerra Mundial estão gradualmente a aparecer à medida que a geleira recua devido às alterações climáticas. De acordo …

40 anos depois, assassino de John Lennon pede desculpa pelo crime "desprezível"

Mark David Chapman, o homem que assassinou John Lennon, diz que matou o ex-Beatle por "raiva e ciúmes" e pediu desculpa a Yoko Ono, 40 anos depois. Em 1980, Chapman atingiu John Lennon com quatro tiros …

Reportado o primeiro caso de parkinsonismo após infeção de covid-19

Um homem de 45 anos de Israel revelou sintomas da doença de Parkinson (parkinsonismo) logo depois de ter sido infetado com a covid-19. Tal como frisa o portal IFL Science, os vírus foram já muitas …

Pico da segunda vaga em Portugal poderá ser no início de outubro

Um estudo, publicado esta quarta-feira, indica que o pico da segunda vaga em Portugal poderá acontecer no início de outubro, na semana entre 5 e 11 de outubro.  De acordo com a rádio Renascença, previsões da consultora …

Ex-membro dos Panteras Negras vai ser libertado após 49 anos de prisão

Um ex-membro do Partido dos Panteras Negras, que está na prisão há quase meio século, vai finalmente conseguir a sua liberdade, depois de um conselho de liberdade condicional de Nova York ordenar a sua libertação. Jalil …

"Cristiano Ronaldo disse-me que vou ser feliz no Barcelona", revela Pjanic

Reforço do Barcelona elege o seu novo estádio como o melhor de todos mas o seu ídolo no futebol é o treinador do Real Madrid. Miralem Pjanić, que se mudou para o Barcelona neste verão, jogava …

Portugal em grupo de países com "tendência preocupante", mas "risco moderado"

O Centro Europeu de Prevenção e Controlo de Doenças (ECDC) colocou Portugal, esta quinta-feira, num grupo de Estados com "tendência preocupante" de casos de covid-19, mas com "risco moderado". Na avaliação de risco hoje atualizada e …

Finlândia restringe entrada de turistas vindos de 13 países (e recorre a cães para controlar infeções)

Helsínquia anunciou hoje uma diminuição do número de países cujos habitantes podem entrar sem restrições na Finlândia, devido ao agravamento da epidemia de covid-19. Portugal continua na lista dos indesejados. A partir de segunda-feira, apenas os …