Carolina João e Diogo Costa fecharam em grande nível a regata das medalhas, no 2.º posto. Mas não chegou para as medalhas.
Carolina João e Diogo Costa igualaram a segunda melhor participação de Portugal nos Jogos Olímpicos Paris 2024, ao terminarem a classe mista de Dinghy (470) no 5.º lugar.
A dupla portuguesa de vela fechou a participação em grande nível. Na regata das medalhas, nesta quinta-feira, ficou no 2.º posto, apenas atrás da França.
Mesmo assim, e apesar da pontuação a dobrar, ficaram com 53 pontos, apenas a 6 pontos da medalha de bronze (Suécia).
A medalha de ouro será entregue à dupla da Áustria (38 pontos) e a prata para o Japão (41).
Diogo Costa falou à RTP sobre “sentimentos ambíguos”, sabendo que a medalha era matematicamente possível, embora realisticamente difícil de alcançar. Mas o 5.º lugar “é óptimo, não há muitas palavras”.
Carolina João acrescentou: “Se dependesse só de nós, seria possível (chegar às medalhas). Mas dependíamos dos outros, os outros tinham de fazer um pior dia“.
“Houve uma altura em que ainda acreditamos que seria possível, mas vimos que o barco sueco ia bem na regata” – ficou na 4.ª posição.
Este 5.º posto iguala a posição de Vasco Vilaça (triatlo) Gabriel Albuquerque (trampolim) e o trio Melanie Santos, Vasco Vilaça e Maria Tomé (triatlo, estafeta mista).
É o sétimo diploma olímpico para Portugal. Patrícia Sampaio (judo) é a única a conseguir uma medalha em Paris, a de bronze.