Há “bruxaria” no Portimonense? (Benfica também se destaca nesta lista indesejada)

Tiago Petinga / Lusa

Em pausa da I Liga, olha-se para estatísticas. A equipa de Portimão lidera uma lista… que preferia não liderar.

Os principais campeonatos de futebol pararam nos últimos dias, devido aos dois jogos das selecções nacionais. Portugal deu-se bem, com goleadas sobre Liechtenstein e Luxemburgo.

Como é habitual, pausa para selecções é sinónimo de olhar com maior profundidade para estatísticas da I Liga.

O GoalPoint elaborou uma lista curiosa: a lista dos 10 jogadores que “devem” mais golos às suas equipas, na primeira divisão nacional.

Esta estatística está relacionada com os “Expected Goals” ou “xG”: cada remate tem um valor entre 0 e 1. Quanto maior for a probabilidade de o remate se transformar em golo, maior o valor.

Esta escala depende sobretudo da zona de onde a bola é rematada: quanto mais perto da baliza for o remate, maior a probabilidade de a bola entrar.

Mas também há outros critérios: a parte do corpo com que é executado o remate, o tipo de passe que o precede, o contexto do remate (bola parada ou corrida) ou a pressão defensiva sobre o avançado no momento do remate.

Explicações feitas, vamos ver quem é que já falhou mais oportunidades claras de golo na I Liga, até agora.

Más notícias para o Portimonense. Entre os quatro primeiros classificados nos golos que devem à sua equipa, três moram em Portimão: Bryan Róchez é o infeliz líder, à frente de Welinton Júnior e de Yago Cariello.

Joel Tagueu, do Marítimo, aparece nos lugares cimeiros, como “intruso” entre jogadores do Portimonense.

Róchez “deve” quatro golos ao Portimonense, tal como Tagueu. Welinton e Yago devem três golos cada. Só nestes três atletas, o Portimonense poderia ter mais 10 golos do que os 18 que tem.

“Há bruxaria em Portimão?” – questiona o portal.

E estes golos fazem falta: os algarvios estão em posição complicada, no 14.º lugar, embora com 10 pontos de vantagem sobre o Marítimo, antepenúltimo.

Há outro clube que também não fica bem nesta “fotografia”: o líder Benfica, que tem representantes nos quinto e sexto lugares. Aursnes deve dois golos à equipa, tal como Rafa.

Depois surgem André Pereira (Rio Ave), Fran Navarro (Gil Vicente), Evanilson (FC Porto) e Trincão (Sporting).

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.