Só há um jogador mais temível à frente da baliza do que Messi (e é português)

As estatísticas mostram que Gonçalo Ramos é o único jogador mais temível em frente à baliza do que Lionel Messi.

Já lá vão os tempos em que só dava a rivalidade entre Cristiano Ronaldo e Lionel Messi. Agora, o astro argentino tem outro adversário, mas não se livra de Portugal. Falamos de “O Pistoleiro”, Gonçalo Ramos.

Como o algodão, as estatísticas não mentem. Na atual temporada, há apenas dois jogadores com uma média superior a 1 xG (expected goals) + xA (expected assists) em jogo corrido a cada 90 minutos: Leo Messi e Gonçalo Ramos. Aliás, só o avançado benfiquista consegue superar La Pulga.

Gonçalo Ramos tem 1,11 xG+xA por 90 minutos, excluindo bolas paradas. Enquanto isso, Messi tem 1,02.

Os expected goals são uma métrica que tem ganhado bastante tração, ao ponto de já ser utilizada por clubes, mas que também já chegou às transmissões televisivas.

Essencialmente, xG mede a probabilidade de um remate resultar em golo. O objetivo é mostrar quando se espera que um jogador marque numa determinada oportunidade, basicamente classificando o quão boa é uma oportunidade de golo. O mesmo aplica-se às expected assists, as assistências esperadas.

O site Squawka compilou os dados e não se poupa nos elogios ao internacional português: “é um goleador fanático, um assassino de área que prospera em território adversário — é calculista e tem frieza.

Esta tem sido a época de afirmação de Gonçalo Ramos. O jovem de 21 anos leva 24 golos e cinco assistências em 36 partidas em todas as competições.

A sua marca de 16 golos na liga vem de uma taxa de golos esperados sem pénaltis de 16,75 — “é a maior nas sete principais ligas da Europa, colocando-o à frente de Erling Haaland (16,2), Victor Osimhen (15,89) e Kylian Mbappé (14,47).

Squawka

Expected goals sem penáltis.

“Adoro o Gonçalo, não só pelos seus golos. A sua atitude é excelente, marca golos mas ajuda muito, com trabalho defensivo duro, e sabe jogar com a equipa”, disse recentemente Roger Schmidt, após a vitória por 5-1 frente ao Club Brugge.

Daniel Costa, ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.