Sucessor de Rúben Amorim durou um mês e um dia no comando técnico dos leões. Rui Borges deverá estar no banco já frente ao Benfica, avança a imprensa desportiva.
Após vários deslizes, João Pereira está de saída do comando técnico dos leões e já não vai estar no banco no dérbi frente ao Benfica. Segundo o jornal A Bola, no lugar do técnico de 40 anos estará já Rui Borges, atual treinador do Vitória de Guimarães.
As negociações já estarão na fase final entre o Sporting o técnico português de 43 anos, que tem contrato com o Guimarães até 2026. O jornal avança que a SAD leonina está disposta a pagar a cláusula de rescisão do técnico dos vimaranenses, no valor de 4 milhões de euros.
O contrato com os leões deverá ser válido por duas temporadas e meia, até 2027.
Quem é Rui Borges?
O técnico do Vitória, que segue em 6.º lugar no campeonato, tem sido muito elogiado esta época, após ter garantido a presença vimaranense nos oitavos de final da Conference League, numa campanha livre de derrotas — um registo histórico para o clube da cidade de Guimarães: ficou em segundo lugar, apenas atrás do Chelsea.
Rui Borges, que esta época leva 18 vitórias em 29 jogos com um plantel dominado por jogadores portugueses (19), conta no seu currículo com passagens pelo clube da sua cidade, Mirandela, Académico de Viseu, Académica, Nacional, Vilafranquense, Mafra e Moreirense.
Ao comando dos Viriatos da Segunda Liga, em 2020, foi até às meias-finais na Taça de Portugal, chamando a atenção dos estudantes de Coimbra, onde quase garantiu o play-off de subida à Primeira Liga. No clube de Moreira de Cónegos, montou uma das defesas mais eficazes da Primeira Liga, e garantiu o sexto lugar no campeonato.
Um mês para esquecer
João Pereira tinha assumido o leme do Sporting apenas no início do mês passado, substituindo Rúben Amorim, que saiu para os ingleses do Manchester United numa fase de sonho para os leões, que levavam 16 vitórias em 18 jogos e seguiam isolados na liderança da Liga, com 5 pontos de avanço sobre o Benfica.
Depois de um arranque com goleada frente ao Amarante a contar para a Taça de Portugal, perante os adeptos leoninos, o ex-adjunto de Amorim foi abalroado por maus resultados, com 4 derrotas nas partidas que se seguiram.
O empate em Barcelos frente ao Gil Vicente, depois de duas vitórias “mal conseguidas” perante o Boavista (3-2) e Santa Clara (2-1), em que precisou de prolongamento para vencer, parece ter sido a gota de água para o técnico do Sporting.
Avança O Jogo que há duas semanas que o Sporting andava à procura do sucessor de João Pereira, que venceu apenas 3 de 8 jogos (um empate e quatro derrotas) e perdeu 8 pontos no campeonato em pouco mais de 20 dias.
João Pereira deixa agora os leões numa posição muito frágil. Esta segunda-feira, o Sporting arrisca-se a perder a liderança da Liga e a passar para o terceiro lugar, caso os encarnados vençam na receção ao Estoril Praia.
Após uma pausa natalícia de três dias, os leões voltam ao trabalho dia 26, para preparar o dérbi da Segunda Circular, com novo comandante no banco.
Rui Borges será o terceiro treinador do Sporting esta temporada e o oitavo técnico na “era Frederico Varandas”, depois de José Peseiro, Tiago Fernandes, Marcel Keizer, Leonel Pontes, Jorge Silas, Ruben Amorim e, claro, João Pereira.