Nem Joaquim Agostinho: João Almeida a 18 segundos de feito histórico

Luca Zennaro/EPA

João Almeida vence etapa na Volta a Itália

Ciclista português venceu uma das etapas mais complicadas na Volta a Itália e subiu para o segundo lugar. Faltam cinco dias para o fim.

Nunca um ciclista português esteve tão perto de vencer uma grande volta, a tão pouco tempo do seu final.

João Almeida está a 18 segundos da liderança da Volta a Itália em bicicleta, quando faltam apenas cinco etapas para o seu final.

O mesmo ciclista liderou o Giro em 2020, durante a maioria da prova, mas quando chegaram as etapas finais de montanha quebrou e desceu para o quarto lugar final.

Agora o percurso é inverso e o próprio português garantiu: “Vou lutar até ao fim”.

Palavras ditas pouco depois de ter vencido a 16.ª etapa, entre Sabbio Chiese a Monte Bondone. Foram 203 quilómetros percorridos nesta terça-feira e era uma das montanhas mais complicadas no Giro.

Como se esperava, foi uma etapa de triagem, em que só os mais fortes iriam estar no grupo da frente.

Nos quilómetros finais, dois ciclistas destacaram-se: João Almeida e Geraint Thomas. Num sprint a dois, o português da Emirates (grande trabalho da sua equipa nesta etapa) levou a melhor.

Foi a sua primeira vitória numa etapa da Volta a Itália.

E foi o dia em que todos perceberam quem é o João Almeida, como se lê no Observador.

Agora o líder da classificação geral é Thomas mas João Almeida subiu ao segundo lugar e está apenas a 18 segundos da camisola rosa. O terceiro classificado, que também foi terceiro na etapa, é Primož Roglič, a 29 segundos de Geraint Thomas.

“O João Almeida pode escrever uma das páginas mais bonitas do desporto português”, prevê Olivier Bonamici, na SIC Notícias.

Recorde-se que nem Joaquim Agostinho venceu uma grande volta em bicicleta. Agostinho ficou no segundo lugar na Volta a Espanha e em terceiro na Volta a França (duas vezes).

Nuno Teixeira da Silva, ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.