Jihadistas destroem mesquistas-mausoléu sunitas históricas

clifskif / Flickr

Mesquita de Gergis, Mossul, Iraque

Mesquita de Gergis, Mossul, Iraque

 

Os jihadistas do Estado Islâmico (EI) destruíram com explosivos, nas últimas horas, quatro mesquitas-mausoléus sunitas na cidade de Mossul, no norte do Iraque, disse à agência noticiosa espanhola Efe uma fonte governamental local.

A fonte, que pediu o anonimato por motivos de segurança, adiantou que o EI fez explodir as mesquitas do imã Mohsen e do sultão Wis, bem como outras duas mais pequenas, localizadas no centro de Mossul.

Os membros do EI capturaram também dois clérigos que mostraram o seu repúdio face a estes atos e cujo paradeiro é agora desconhecido.

A origem destes centros religioso, cujo interior albergava notáveis mausoléus, data das épocas dos califados omíada e abássida, nos anos 662-1258 d.C.

Antes da destruição, o EI avisou os habitantes para desocuparem as casas e justificou a medida com o facto de as mesquitas terem mausoléus.

O grupo jihadista professa uma corrente extremista do Islão sunita que rejeita a existência de mausoléus dentro das mesquitas, porque considera que os fiéis podem dirigir as suas orações às pessoas que ali estão sepultadas e não a Deus.

Por esse motivo, o EI encerrou recentemente outras quinze mesquitas-mausoléu no centro de Mossul, que datam das mesmas épocas e que planeia também destruir.

Desde que o EI se apoderou de Mossul, a 10 de junho, os seus combatentes sunitas têm destruído várias mesquitas-mausoléus da mesma confissão, bem como igrejas e mosteiros.

/Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Suspeito de duplo tiroteio na Alemanha encontrado morto em casa

O presumível autor dos dois tiroteios de quarta-feira à noite, no centro da Alemanha, que fizeram nove vítimas mortais, foi encontrado morto em sua casa, anunciaram as autoridades esta quinta-feira. Dois tiroteios provocaram quarta-feira à noite …

Falar duas línguas pode atrasar uma série de sintomas de Alzheimer

Investigadores acreditam que falar duas línguas pode atrasar vários sintomas de demência e Alzheimer. Esta correlação está relacionada com uma maior reserva cognitiva. Uma equipa de investigadores sugere que ser bilingue pode atrasar uma série de …

Arquitetura óssea pode inspirar asas de aeronaves mais fortes

Uma nova descoberta na estrutura interna do osso pode levar a um melhor tratamento da osteoporose e a componentes de aeronaves mais duráveis. A densidade tem sido a referência para medir a força óssea. No entanto, …

Até as estrelas têm auroras (e já as podemos ver)

Uma equipa internacional de astrónomos observou sinais de rádio estranhos vindos de uma anã vermelha. Estas ondas bizarras estavam a ser produzidas pela interação com um exoplaneta que orbitava a estrela, criando uma aurora. Apesar de …

Tiroteios em dois bares fazem oito mortos na Alemanha

Pelo menos oito pessoas morreram hoje em dois tiroteios em dois bares na cidade alemã de Hanau, no centro do país, indicou a polícia local, sem precisar o número. O primeiro tiroteio ocorreu num bar de …

Descobertos sarcófago e altar dedicado ao fundador de Roma do século VI a.C.

Os dois objetos foram descobertos numa área subterrânea perto da Cúria, foi anunciado esta terça-feira. Um sarcófago considerado "excecional" e um altar do século VI a.C., que poderá ter sido dedicado a Rómulo, fundador de Roma, …

40 anos depois, cientistas identificam falha fundamental na eficiência dos painéis solares

Os painéis solares são uma das invenções mais impressionantes, mas é emergente descobrir como torná-los ainda mais eficientes. Recentemente, uma equipa de cientistas resolveu um mistério de 40 anos em torno de um dos principais …

SIC vai lançar serviço de streaming e canal de e-sports este ano

A SIC vai avançar para uma plataforma de streaming ainda em 2020. A "Netflix à portuguesa" ainda não tem nome, mas tem como objetivo "encontrar mais e novas audiências". Em entrevista ao jornal Público, o CEO …

Dagmar Turner tocou violino enquanto lhe era removido um tumor do cérebro

Uma paciente do King's College Hospital, no Reino Unido, tocou violino enquanto os médicos lhe removiam um tumor do cérebro. Desta forma, foi possível preservar a sua capacidade de tocar e a sua paixão de 40 …

"Não é aceitável". Tribunal de Contas refuta acusações de Manuel Heitor

O Tribunal de Contas (TdC) refutou as acusações do ministro do Ensino Superior sobre a auditoria ao modelo de financiamento do setor, considerando-as inaceitáveis e infundadas. "O tribunal tem o máximo respeito pela opinião dos auditados, …