“Temos de começar a falar de futebol”. Jesus sugere reunião entre treinadores

5

José Coelho / Lusa

O treinador do Benfica, Jorge Jesus

O treinador das águias sugeriu que se faça uma reunião entre os treinadores da I Liga para tentar melhorar o futebol português.

Questionado sobre o ambiente tenso que se vive no futebol português, na conferência de imprensa depois do jogo contra o Estoril, que o Benfica venceu por 1-3, Jorge Jesus aproveitou para fazer várias críticas.

“Sobre a arbitragem no futebol português? Isto é normal. Estive dois anos e meio fora de Portugal e, quando saí, já havia esta pressão de querer ganhar os jogos fora das quatro linhas. Mas falo de todos os clubes”, disse o treinador, citado pela rádio Renascença.

O técnico encarnado deixou ainda duras críticas às atitudes de vários jogadores em campo que, em jogadas normais, parece que ficaram sem “um olho” ou “levaram com pau”.

“Hoje em dia, no futebol português, por qualquer coisinha, numa jogada normal, um jogador toca na pestana do outro e parece que lhe arrancaram um olho. Gritam para o árbitro sancionar. Os jogadores em Portugal estão nesta treta. Existem jogadas agressivas que tem de ser punidas, mas existem outras em que tocam com uma unha e parece que levaram com pau”, continuou.

Jesus referiu ainda que é preciso acabar com o anti-jogo e que os treinadores da I Liga deviam reunir-se para tentar “melhorar o futebol português”.

“Têm também de acabar com o anti-jogo, as equipas têm de encontrar estratégias defensivas para aguentar quando jogam contra equipas melhores. Devia haver uma reunião com todos os treinadores portugueses. Eu, quando estava na Arábia Saudita, disse-lhes que isto não era nada, quando gastam milhões e os guarda-redes aos 10 minutos já se estavam a atirar para o chão. Na semana seguinte, o ministro do Desporto reuniu com todos os treinadores”, cita o jornal A Bola.

“É melhorar o futebol português, jogar melhor, e quando não se pode, é deixarem-se desta treta e dos folclores. Eu digo a mesma coisa aos meus jogadores. Devem ser mais sérios e respeitar mais o futebol. Todos!”, vincou o treinador.

Questionado sobre as declarações do presidente do FC Porto no final do jogo contra o Sporting de Braga, Jesus disse que “nem sabia dessas declarações” mas que, na sua opinião, “o que é importante é o futebol português”.

“Para mim o que é importante é o futebol português. Não é o que o treinador ou o presidente do adversário disse. O importante é conjugar ideias em defesa de melhorar o futebol português. Como é normal, em Portugal tem-se muito esta psicose que a pressão fora do jogo, nos árbitros, nas instâncias que têm influência, que ajuda a ganhar jogos. Eu não penso assim”, referiu.

“Cada vez mais o Conselho de Arbitragem tem de ter poder porque quem fala muito tem de baixar a bolinha. Temos de começar a falar de futebol, da defesa do futebol português. Venho de um país que é o país do futebol, onde só se fala de futebol e onde não há estas tretas constantes antes dos jogos”, terminou.

ZAP //

5 Comments

  1. Havia de ser bonito. O Jesus, o Conceição e outros numa sala a discutir 🙂
    Se lhes dessem uma catana a cada um, grande parte dos problemas do futebol ficariam resolvidos na hora.

  2. Vem do brasil que não há tretas dos árbitros, e não há, porque as arbitragens são imparciais em 99%dos jogos. Eu vejo-os, e vejo que não tem nada a ver com esta bagunça aqui em que se rouba descaradamente!! Em inglaterra e na Alemanha também ninguém berrar! A diferença está num detalhe: Nesses países não se expulsam jogadores por chutar à baliza ou por lapso o árbitro esbarrar com eles quando recua!!
    Santa imbecilidade!!

    • A partir deste momento está definido. Sempre que um jogador do FC PORTO estiver em posição de fazer golo e rematar à baliza adversária, deverá ser prontamente expulso e castigado com 5 jogos.

    • Se calhar o problema está nos olhos de quem vê… digo eu, que não ligo à bola!…
      Fanáticos da bola, são como os fanáticos religiosos; veem uma realidade distorcida…

  3. E a reunião vai ser na catedral? Para resolver os problemas dele, não será aconselhável continuarem a recorrer aos métodos tradicionais aos quais a justiça faz vista larga!

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.