Jerónimo reconhece resultado “aquém”, acusa Marcelo e passa batata quente do futuro a Costa

José Sena Goulão / Lusa

O secretário-geral do PCP, Jerónimo de Sousa, reconheceu hoje que o resultado da CDU nas eleições legislativas traduz “uma quebra eleitoral com significativas perdas de deputados”, incluindo a representação parlamentar de Os Verdes.

A CDU apresta-se para ser uma das derrotadas da noite nestas legislativas antecipadas. Para já, é certo que o vice-presidente do Parlamento, António Filipe, e o dirigente, João Oliveira, falharam a eleição para novos mandatos.

Os resultados de hoje eliminam também da bancada comunista a representação de Os Verdes.

Ao lado do líder dos Verdes, José Ferreira, Jerónimo de Sousa foi o primeiro responsável a reagir aos resultados eleitorais que ditam uma derrota pesada para a bancada da CDU.

“O resultado obtido pela CDU nas eleições traduz uma quebra eleitoral com significativas perdas de deputados“, lamentou o secretário-geral do PCP, salientando, contudo, que “neste quadro mais difícil”, o partido “reafirma a sua determinação de prosseguir e intensificar a defesa dos trabalhadores e do povo”.

Jerónimo de Sousa deixou ainda críticas ao PS, considerando que “quis aproveitar-se desta situação para tentar uma fuga com uma porta aberta pelo próprio Presidente da República“, Marcelo Rebelo de Sousa.

O líder dos comunistas também evidenciou o “papel decisivo e importante” que o PCP teve “no quadro dos orçamentos”, onde “sempre, mas sempre, procurou dar uma contribuição, concreta, de problemas concretos que afligem os trabalhadores e o povo”.

Quanto ao futuro, e sobre que solução pode surgir perante uma eventual vitória do PS sem maioria absoluta, Jerónimo de Sousa atira para as mãos de António Costa o que fazer.

“O PS tem na mão fazer entendimentos com o PSD ou convergir à esquerda com a CDU”, apontou, notando, contudo, “a determinação” do seu partido em “promover a convergência”.

O líder do PCP tambémr referiu que ainda não falou com António Costa. “Falarei quando for possível”, salientou.

ZAP //

Siga o ZAP no Whatsapp

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.