Jerónimo de Sousa vai pedir demissão do Governo a Cavaco Silva

Miguel A. Lopes / Lusa

O secretário-geral do PCP, Jerónimo de Sousa

O secretário-geral do PCP, Jerónimo de Sousa, anunciou que vai defender a demissão do Governo e a antecipação das eleições legislativas, na audiência com o Presidente da República, Cavaco Silva, na segunda-feira.

Cavaco Silva “deveria demitir” o Governo e “convocar eleições antecipadas“, sendo este “o fundamento do pedido da audiência” com Cavaco Silva, afirmou Jerónimo de Sousa em declarações aos jornalistas numa pedreira de mármore em Vila Viçosa, durante uma visita ao Alentejo este domingo, a convite da Entidade Regional de Turismo.

“Solicitámos esta audiência com o Sr. Presidente da República num quadro que consideramos da existência de uma crise política e de uma crise institucional”.

“Os mais recentes desenvolvimentos, no plano económico, mas também no plano político, este afrontamento por parte do Governo em relação ao Tribunal Constitucional, que esconde um afrontamento à própria Constituição da República, demonstra que este Governo não tem condições para continuar e que o Presidente da República, levando à letra o juramento que fez de cumprir e fazer cumprir a Constituição, obviamente que deveria levar à demissão deste Governo e à convocação de eleições antecipadas”, afirmou.

Jerónimo de Sousa não entende os “silêncios numa altura de agravamento de confronto, conflitualidade”.

A delegação do PCP para a audiência com o Presidente da República, no Palácio de Belém, em Lisboa, é composta por Jerónimo de Sousa, secretário-geral do partido, Manuela Bernardino, do secretariado do Comité Central, João Oliveira, líder parlamentar, e João Ferreira, eurodeputado comunista.

Alentejo tem “todas as potencialidades”

Em declarações aos jornalistas, em Vila Viçosa, Jerónimo de Sousa apelou à necessidade de se “aumentar a produção nacional”, considerando que, “tendo em conta os problema da dívida, só produzindo mais é que devemos menos”.

“Hoje existe uma compreensão nacional muito grande da necessidade de produzirmos mais e de aumentar o nosso aparelho produtivo, para criar riqueza”, afirmou.

O líder comunista referiu que esta visita ao Alentejo pretende demonstrar que esta região “tem todas as potencialidades desde a planície, as serras, o mar, a praia e a gastronomia”.

“Potencialidades imensas, a começar logo no subsolo, com a extração de mármores, que a par da agricultura e da extração de riquezas naturais que existem na região, através de uma componente de turismo muito importante, neste Alentejo precisamos de travar a desertificação”, acrescentou Jerónimo de Sousa.

Para o líder do PCP, “a desertificação só se trava com mais emprego, com mais produção nacional”, e esse foi o objetivo central da sua visita de hoje ao Alentejo, onde o turismo, “embora sendo transversal é uma componente fundamental para o desenvolvimento” da região.

Jerónimo de Sousa referiu, ainda, que “só uma falta de visão estratégica” permite que “o Alentejo assista a um processo de desertificação e de empobrecimento ao contrário das potencialidades que tem”.

/Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Cientistas produziram um processador quântico em larga escala feito apenas de luz

Uma equipa internacional de cientistas da Austrália, Japão e Estados Unidos produziu um protótipo de um processador quântico em larga escala feito apenas de luz laser. O mais recente processador quântico é baseado num projeto com …

FIFA investe 449 milhões de euros para desenvolver o futebol feminino

A FIFA anunciou que vai investir 500 milhões de dólares no desenvolvimento do futebol feminino. Em cima da mesa está uma Liga das Nações, um mundial de clubes e torneios para camadas jovens. A FIFA vai …

Escritor famoso escreve livro para ser lido apenas em 2114

O famoso escritor norueguês Karl Ove Knausgaard, autor de romances como A Morte do Pai e a Ilha da Infância, onde explora a sua história pessoal e o seu dia a dia, aceitou escrever um …

PS deverá aprovar recandidatura de Ferro à presidência da Assembleia da República

O Grupo Parlamentar do PS vai reunir-se na quinta-feira, com a presença do secretário-geral, António Costa, ocasião em que deverá aprovar a recandidatura de Ferro Rodrigues ao cargo de presidente da Assembleia da República. Fonte oficial …

Perito revela que arma que investigação diz que matou Luís Grilo foi adulterada

O perito que examinou a arma que, segundo o Ministério Público, António Joaquim usou para matar o triatleta Luís Grilo revelou hoje em tribunal que o revólver foi adulterado, não conseguindo garantir se essa foi …

Cientistas criam vasos sanguíneos artificiais funcionais

Cientistas nos Estados Unidos usaram impressão 3D para fabricar vasos sanguíneos funcionais que poderão vir a ser usados clinicamente em casos de doenças vasculares. O resultado das experiências é relatado num estudo publicado esta terça-feira no …

Ordem suspende durante seis meses obstetra do caso do bebé sem rosto

O Conselho Disciplinar do Sul da Ordem dos Médicos decidiu suspender preventivamente o obstetra envolvido no caso do bebé que nasceu em Setúbal com malformações graves. A informação foi avançada à Lusa por fonte oficial da …

A China está a criar porcos gigantes (tão grandes como ursos polares)

https://vimeo.com/368036025 Porcos tão pesados como ursos polares. Esta é a solução encontrada por produtores chineses de porcos que tentam resolver o problema da falta de carne no mercado, muito por culpa da gripe suína africana dizimou …

Rússia e Síria vão partilhar controlo do nordeste sírio

O Presidente turco Recep Tayyip Erdogan disse hoje que a Turquia e a Rússia alcançaram um acordo pelo qual as forças curdas da Síria vão recuar 30 quilómetros a partir da zona fronteiriça do nordeste …

Câmara dos Comuns aprova acordo do Brexit (mas rejeita calendário apertado)

A Câmara dos Comuns aprovou esta terça-feira a primeira votação do acordo para o Brexit. No entanto, a calendarização da saída foi rejeitada numa segunda votação, deixando um impasse na data para o Brexit. Pela primeira …