//

Jardim Gonçalves perde dois terços da pensão milionária paga pelo BCP

9

Tiago Petinga / Lusa

Jorge Jardim Gonçalves, antigo presidente do BCP

O ex-presidente do BCP, Jardim Gonçalves, vai perder dois terços da pensão de 175 mil euros que recebia mensalmente do banco.

O BCP pagava mensalmente 175 mil euros brutos ao banqueiro, sendo que cerca de um terço provinha do fundo de pensões do banco e os restantes dois terços correspondia a uma apólice de seguro.

Agora, de acordo com o jornal Público, Jardim Gonçalves vai deixar de ter direito a receber dois terços da pensão de 175 mil euros mensais que recebia do banco, devido a uma decisão do Tribunal da Relação de Lisboa.

Além disso, Jardim Gonçalves terá de devolver os montantes que recebeu – 18 milhões de euros – desde 2008, altura em que houve ajustamentos salariais na comissão executiva.

Jardim Gonçalves fica também sem as regalias que tinha quando trabalhava no banco — transportes, deslocações e segurança social.

Maria da Assunção Jardim Gonçalves, casada com o ex-presidente do banco, também perde direito a uma pensão especial de sobrevivência vitalícia, em caso de morte do beneficiário e fica a receber os valores auferidos pela generalidade dos trabalhadores do BCP.

Com esta decisão, o Tribunal da Relação dá razão ao BCP, que apresentou um recurso a uma decisão do Tribunal de Sintra. Em maio de 2018, o Tribunal deu luz verde ao pedido de Jardim Gonçalves para que o ex-banqueiro continuasse a receber uma pensão mensal milionária, com complementos de reforma e seguros.

ZAP //

 

9 Comments

  1. Sinceramente, admito que haja pessoas que pelos seus cargos auferirem um vencimento de acordo com a entidade empregadora e administrador.
    Agora valores desta natureza? julgo que é uma ofensa a dignidade dos que trabalham uma vida para alcançar uma vida estável.
    Mesmo com esta decisão final, uma média na ordem do 59,000€ mensais?
    Julgo que falta a coragem de se legislar, com um teto máximo, como existe em alguns países, nas pensões de reforma.

    • Atenção que esta pensão é privada, paga pelo banco!…
      E acho que não há nenhum país (civilizado) que limite pensões privadas….
      Mas é um valor obsceno, principalmente porque os contribuintes foram chamados a ajudar a equilibrar as contas o BCP!!

      • Acabei de escrever que a pensão é paga pelo banco!
        Banco que foi ajudado com dinheiro dos contribuintes, mas que tem lucros e já pagou de volta ao Estado.

  2. Ó EU comentas como cobarde, mostra a cara, pois deveria era terem-lhe roduzido 75% e já ganhava mais que muitos portuguêses e e outros como ele. E diz o EU que a pensão é paga pelo BANCO???????????????????
    Mas quem lá mete na BANCA mais de 3.000 milhões é o povo.
    Isso é um roubo ao povo português. Ó EU vai dar banho ao cão…

    • Ai Jaime, Jaime… não tomas a mediação e depois só escreves disparates!…
      Quem paga esta pensão é o BCP, ponto!
      .
      Este espaço é para comentários; não é para caras – queres ver caras vai escrever as tuas habituais palermices no Facebook, onde não faltam carneiros ignorantes como tu.

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.