Japão põe em órbita dois satélites de observação meteorológica usando o mesmo foguetão

A Agência de Exploração Aeroespacial do Japão (JAXA) colocou hoje dois satélites de observação meteorológica em órbitas distintas transportados pelo mesmo foguetão, tratando-se da primeira vez que utiliza este método.

O foguetão H-2A foi lançado hoje com êxito pelas 10:26 (01:26 em Lisboa) a partir do centro espacial situado na ilha de Tanegashima, informou a JAXA em comunicado.

O primeiro satélite, o Shikisai, foi libertado a baixa altitude (a cerca de 300 quilómetros da superfície terrestre), enquanto o segundo, batizado de Tsubame, foi colocado em órbita a aproximadamente 800 quilómetros.

A JAXA, que desenvolveu este projeto em colaboração com a Mitsubishi Heavy Industries, confia que este método de lançamento conjunto permite reduzir os custos e elevar a eficiência para próximos satélites.

O Shikisai vai ser utilizado para analisar a circulação das correntes oceânicas e outros mecanismos relacionados com as alterações climáticas.

O Tsubame está equipado com motores de iões que permitem modificar a sua órbita, o que lhe confere capacidade para obter dados de diferentes fenómenos atmosféricos e captar imagens de alta resolução da superfície terrestre em situações como desastres naturais, segundo a JAXA.

// Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

13 de outubro em Fátima com lotação reduzida a 6.000 fiéis

O Santuário de Fátima estima a presença de seis mil pessoas no recinto durante a peregrinação de 12 e 13 de outubro, estando prevista a colocação de círculos no chão, que reforçará a distância entre …

Jovem de 22 anos detido por suspeitas de burla de milhares de euros no MB Way

A Polícia Judiciária (PJ) deteve um indivíduo, de 22 anos, suspeito de diversos crimes de burla informática, falsidade informática, acesso ilegítimo e branqueamento de capitais, estando em causa um montante de dezenas de milhares de …

Nagorno-Karabakh. Alta Comissária da ONU insta a um "cessar-fogo imediato"

A Alta Comissária da ONU para os Direitos Humanos manifestou, esta terça-feira, a sua preocupação face ao aumento das hostilidades entre o Azerbaijão e os separatistas arménios no enclave de Nagorno-Karabakh, instando as partes a …

Rio duvida que país consiga investir verba prevista para setor público

O presidente do PSD, Rui Rio, manifestou esta quarta-feira dúvidas de que o país consiga investir toda a verba prevista pelo Governo no plano de recuperação para a administração pública, prometendo que o documento social-democrata …

MP acusa três inspetores do SEF de homicídio de imigrante ucraniano

O Ministério Público acusou esta quarta-feira três inspetores do SEF do homicídio qualificado de um cidadão ucraniano, ocorrido a 12 de março no Centro de Instalação Temporária do Aeroporto de Lisboa. Segundo uma nota da Procuradoria …

UE prepara lei que obriga gigantes tecnológicas a partilhar dados

A União Europeia (UE) está a preparar-se para forçar as gigantes tecnológicas a partilharem os dados que têm dos consumidores com empresas rivais menores, de acordo com uma nova lei que a Comissão Europeia está …

Morreu o autor argentino Quino, criador de Mafalda

O autor argentino Quino, célebre por ter criado a contestatária personagem de banda desenhada Mafalda, morreu esta quarta-feira em Mendoza, na Argentina, aos 88 anos, revelou a agência Efe. De acordo com o jornal argentino Clarín, …

"Quem decide quem o PS apoia são os órgãos do partido", diz Pedro Nuno Santos

O ministro das Infraestruturas e da Habitação, Pedro Nuno Santos, afirmou que "quem decide quem o PS apoia são os órgãos do partido", um dia após o ministro dos Negócios Estrangeiros, Augusto Santos Silva, ter …

Biden revelou impostos de 2019 antes do debate. Pagou mais 200 mil dólares do que Trump

O candidato democrata à presidência dos Estados Unidos, Joe Biden, divulgou na terça-feira a sua declaração de impostos de 2019, horas antes do seu primeiro debate televisivo contra o republicano Donald Trump, que se viu …

IGAI. Oito elementos do SEF com processos disciplinares pela morte de ucraniano

A Inspeção-Geral da Administração Interna (IGAI) vai instaurar oito processos disciplinares a elementos do SEF na sequência do inquérito que apurou as circunstâncias da morte de um cidadão ucraniano no aeroporto de Lisboa. Além dos oito …