Japão mantém plano original. Tocha olímpica passará pelas 47 prefeituras do país

Wu Hong / EPA

O percurso da tocha olímpica, que se iniciará em março de 2021, manterá o trajeto inicialmente previsto, um ano após o plano original, informou esta segunda-feira o Comité Organizador dos Jogos Olímpicos de Tóquio.

A tocha sairá da prefeitura de Fukushima em 25 de março do próximo ano e passará por 46 outras prefeituras japonesas, pelas mãos dos estafetas durante 121 dias e até acender a pira no estádio olímpico de Tóquio em 23 de julho, noticiou a agência Lusa.

Será um percurso idêntico ao que estava previsto para este ano, antes da decisão de adiar os Jogos para 2021 devido à pandemia da covid-19, e já depois de a tocha ter chegado ao Japão em março, proveniente da Grécia. Desde a sua chegada, a tocha foi exibida em vários locais, entre os quais o museu olímpico de Tóquio.

No plano inicial, o Comité organizador previa a participação de 10 mil pessoas no transporte da tocha, um número que não está confirmado para 2021, mas existe a intenção de dar prioridade àqueles que se registaram de início.

O Comité informou também que o plano e percurso podem sofrer alterações “em função da situação da covid-19”, com o organismo a indicar a existências de várias medidas de segurança sanitária e para “garantir uns Jogos seguros para atletas e público”.

Também hoje, o Comité informou ter conseguido uma quantidade suficiente de plástico reciclável, que será usado na criação dos pódios destinados às competições olímpicas e paralímpicas, depois de obter cerca de 24,5 toneladas.

Os Jogos Olímpicos de Tóquio de 2020, que deveriam ter decorrido entre 24 de julho e 09 de agosto deste ano, foram adiados em março para 2021 (de 23 de julho a 08 de agosto), devido à pandemia da covid-19. A pandemia já provocou mais de um milhão de mortos e mais de 33 milhões de casos de infeção em todo o mundo, segundo a agência AFP.

Lusa // Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Na Índia, ser-se rico ou pobre pode fazer a diferença no acesso à vacina

A Índia enfrenta uma grave escassez de vacinas contra a covid-19. Até ao momento, só 2,5% da população recebeu ambas as doses, enquanto 10% recebeu uma. Na Índia, as pessoas que vivem em cidades com fácil …

Ilha italiana torna-se "covid-free" e mostra-se pronta para receber turistas de todo o mundo

Numa altura em que vários países da Europa já começam a planear a abertura ao turismo de forma intensiva, há regiões que mostram já estar um passo à frente. É o caso da ilha de …

Política chinesa torna uigures reféns nas suas próprias casas

A China introduziu, em 2016, uma política de parentesco para promover a harmonia nacional e a unidade étnica, levando a que desde então mais de 1,1 milhões de funcionários do Estado ocupassem periodicamente as casas …

O palco de um dos maiores contos britânicos de sempre vai transformar-se num hostel

A Irlanda aprovou uma proposta para converter num hostel um dos pontos de referência de James Joyce mais icónicos de Dublin. O irlandês James Joyce é um dos maiores escritores da literatura britânica, sendo autor de …

Liz Cheney é a cara da oposição ao "trumpismo" no Partido Republicano

Esta quarta-feira, e depois de ter criticado o antigo Presidente dos Estados Unidos, a congressista Liz Cheney foi afastada de um cargo de liderança no Partido Republicano. Na noite desta terça-feira, e pouco antes de …

SC Braga punido com dois jogos à porta fechada por falta de habilitações de Custódio

O Sporting de Braga foi punido com dois jogos de interdição do seu estádio, após queixa da Associação Nacional de Treinadores de Futebol (ANTF), devido à falta de habilitações de Custódio, anunciou o Conselho de …

Marinha dos EUA faz apreensão de armas ilícitas no Mar da Arábia

A Marinha dos Estados Unidos apreendeu um carregamento ilícito de armas no Mar da Arábia, anunciou a Quinta Frota da Marinha americana. A apreensão do arsenal foi feita pelo navio USS Monterey na passada quinta-feira, dia …

Noruega abandona definitivamente vacina da AstraZeneca

A Noruega não pretende retomar o uso da vacina da AstraZeneca no seu processo de vacinação, devido a preocupações relacionadas com casos raros de coágulos. A Noruega vai retirar de forma definitiva a vacina desenvolvida …

Padres alemães desafiam doutrina do Vaticano e abençoam uniões entre pessoas do mesmo sexo

Liebe Gewinnt (o amor vence) é o nome de um grupo de cerca de 100 padres alemães que está a abençoar uniões entre pessoas do mesmo sexo. Segundo a Euronews, a posição da Congregação para a …

Festa sportinguista, Odemira e Novo Banco. Costa encostado às cordas segura o "excelente ministro" Cabrita

Já não acontecia desde 17 de março. Esta quarta-feira, o primeiro-ministro, António Costa, esteve na Assembleia da República para quatro horas de debate político. Esta quarta-feira, no Parlamento, a oposição teve quatro horas para ajustar contas …