Japão mantém plano original. Tocha olímpica passará pelas 47 prefeituras do país

Wu Hong / EPA

O percurso da tocha olímpica, que se iniciará em março de 2021, manterá o trajeto inicialmente previsto, um ano após o plano original, informou esta segunda-feira o Comité Organizador dos Jogos Olímpicos de Tóquio.

A tocha sairá da prefeitura de Fukushima em 25 de março do próximo ano e passará por 46 outras prefeituras japonesas, pelas mãos dos estafetas durante 121 dias e até acender a pira no estádio olímpico de Tóquio em 23 de julho, noticiou a agência Lusa.

Será um percurso idêntico ao que estava previsto para este ano, antes da decisão de adiar os Jogos para 2021 devido à pandemia da covid-19, e já depois de a tocha ter chegado ao Japão em março, proveniente da Grécia. Desde a sua chegada, a tocha foi exibida em vários locais, entre os quais o museu olímpico de Tóquio.

No plano inicial, o Comité organizador previa a participação de 10 mil pessoas no transporte da tocha, um número que não está confirmado para 2021, mas existe a intenção de dar prioridade àqueles que se registaram de início.

O Comité informou também que o plano e percurso podem sofrer alterações “em função da situação da covid-19”, com o organismo a indicar a existências de várias medidas de segurança sanitária e para “garantir uns Jogos seguros para atletas e público”.

Também hoje, o Comité informou ter conseguido uma quantidade suficiente de plástico reciclável, que será usado na criação dos pódios destinados às competições olímpicas e paralímpicas, depois de obter cerca de 24,5 toneladas.

Os Jogos Olímpicos de Tóquio de 2020, que deveriam ter decorrido entre 24 de julho e 09 de agosto deste ano, foram adiados em março para 2021 (de 23 de julho a 08 de agosto), devido à pandemia da covid-19. A pandemia já provocou mais de um milhão de mortos e mais de 33 milhões de casos de infeção em todo o mundo, segundo a agência AFP.

// Lusa

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.