Japão lança campanha para incentivar os jovens a beber mais álcool

5

Nos últimos 10 anos, o consumo de álcool tem caído bastante no Japão e a pandemia agravou ainda mais a tendência. A quebra tem afetado o setor e diminuído a receita fiscal.

Enquanto outros países lançam campanhas a alertar sobre os riscos do consumo de álcool, o Governo japonês abriu uma competição onde pede ideias criativas para se encorajar os mais jovens a beber mais.

A campanha Sake Viva! está a ser gerida pela Agência Nacional de Impostos (NTA) e tem como objetivo incentivar a faixa etária entre os 20 e 39 anos a beber mais e revitalizar este setor, que tem perdido popularidade nos últimos anos e sofreu ainda mais por causa da pandemia.

A competição está aberta até 9 de Setembro e pede aos participantes que “criem novos produtos e designs” e ideais que promovam beber álcool em casa, escreve o The Guardian.

A NTA avança que o consumo de álcool no Japão caiu de uma média de 100 litros por ano por pessoa em 1995 para 75 litros em 2020. Para além de causar uma crise no setor, esta quebra está também a levar a uma redução na receita fiscal e a afetar o orçamento. No mesmo ano financeiro de 2020, o total da receita de impostos sobre álcool caiu de 1,1 biliões de ienes para 110 mil milhões de ienes.

Em 1980, os impostos sobre o álcool representaram 5% de toda a receita fiscal no Japão. Em 2020, este valor caiu para 1,7%. As vendas de cerveja, em particular, sofreram uma enorme queda de 20%.

Apesar disto, o Ministério da Saúde do Japão realça que a campanha tem de lembrar os consumidores de apenas beber uma “quantidade apropriada de álcool“.

Os finalistas da competição serão convidados para uma cerimónia de atribuição de prémios em Tóquio a 10 de Novembro.

  ZAP //

5 Comments

  1. Que erro grosseiro do governo do Japão: beber mais para aumentar a arrecadação do governo, mas beber mais pode causar mais acidentes de trânsito, mais doenças decorrentes do alcoolismo, mais separações conjugais, brigas, danos materiais, no final das contas, o governo calculou o prejuízo? Governo neoliberal é isso mesmo, só pensa em economia e não no bem estar das pessoas.

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.