“Sou humana”. Jacinda Ardern renuncia ao cargo de primeira-ministra da Nova Zelândia

3

Justin Lane / EPA

A primeira-ministra da Nova Zelândia, Jacinda Ardern.

A primeira-ministra da Nova Zelândia, Jacinda Ardern, anunciou a sua renúncia ao cargo de chefe de governo, convocando eleições para 14 de outubro.

O anúncio foi feito em conferência de imprensa, detalhando que ficará no cargo até ao próximo dia 7 de fevereiro, enquanto o seu partido – Partido Trabalhista – encontra uma nova pessoa para ocupar o seu lugar, segundo o jornal NZ Herald.

“Dei tudo de mim para ser primeira-ministra, mas isso também exigiu muito de mim”, disse.

“Não posso e não devo fazer o trabalho a menos que tenha um tanque cheio e um pouco de reserva para os desafios não planeados e inesperados que inevitavelmente surgem. Tendo refletido no verão, sei que não tenho mais aquele pouco extra no tanque para fazer justiça ao trabalho. É simples”, prosseguiu.

Ardern assegurou que por trás da sua decisão não existe “nenhum escândalo desconhecido”.

“Sou humana. Damos tudo o que podemos pelo tempo que podemos e então chega o momento. E para mim, é o momento”, disse.

Perante esta decisão, o Partido Trabalhista deve eleger no domingo o novo líder da força partidária e o novo primeiro-ministro.

No entanto, o eleito deverá governar até 14 de outubro, data em que se realizam as eleições legislativas, de acordo com o NZ Herald.

Ardern, de 42 anos, tornou-se primeira-ministra em agosto de 2017, sendo a pessoa mais jovem na história da Nova Zelândia a ocupar o cargo.

A governante cessante chegou ao poder depois de concordar com uma coligação com os Verdes e os Nacionalistas da Nova Zelândia, encerrando uma década de governo conservador.

ZAP // Lusa

3 Comments

  1. Tenho dúvidas em que publiquem isto mas aqui vai: Temos de parar com esta ideia de eleger mulheres para lideres de governo ou para cargos militares.

    Se entendem alguma coisa de fantoches tipo “marretas” terão de concordar que as mulheres têm um buraco extra para o “marionetista” .

    Mais fáceis de controlar portanto!

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.