/

Pode a chave para o fim da pandemia estar escrita nas estrelas? Já se sabe a probabilidade de cada signo se vacinar

A ideia foi pegar na astrologia, um tema que garantia gerar burburinho online, e usá-lo para pegar no tema da vacinação com um novo ângulo, numa altura em que as pessoas estão fartas de ouvir falar em vacinas.

Há boas notícias para quem acredita na ciência o suficiente para se querer vacinar, mas não o suficiente para acreditar que os horóscopos são uma treta. O departamento de saúde do condado de Salt Lake, no estado norte-americano do Utah, analisou as probabilidades de cada pessoa se vacinar dependendo do seu signo.

As autoridades calcularam as probabilidades tendo em conta os dados de 1.2 milhões de residentes, analisando quantas pessoas de cada signo estavam vacinas e quantos nativos de cada signo vive no condado através de uma estimativa baseada em dados da Universidade de Austin.

Conhecidos por serem líderes naturais, generosos e também por gostarem de ser o centro das atenções, os nativos de Leão — e neste caso não estamos a falar dos sportinguistas — são os líderes da tabela, com um taxa de vacinação de 70%.

Seguem-se os independentes Aquários, com 67%, e os ambiciosos Carneiros, com 59%. Já fora do pódio ficou Sagitário (59%) em quarto, seguindo-se Caranguejo (58%) em quinto e Touro (56%) em sexto.

Gémeos ocupam o sétimo lugar da lista com 55% de taxa de vacinação, enquanto que Balança está em oitavo, com 54%. Peixes (51%), Capricórnio (51%) e Virgem (50%) ocupam, respectivamente, o nono, décimo e décimo primeiro lugares da lista.

Caso ainda não tenha feito as contas para perceber qual é o signo que falta, o eternamente incompreendido e intenso Escorpião é o signo com menor probabilidade de se vacinar, com apenas 46% de taxa de vacinação. Será esta a vingança maior deste signo conhecido por ser rancoroso, que é também o mais odiado?

A astróloga Anne Nordhaus-Bikeacredita que a lista “faz sentido“, já que quatro dos cinco primeiros signos têm como elemento o fogo. “Os signos de fogo querem liderar. Ficam animados e entusiasmados”, revela ao USA Today.

Os nativos de Leão também têm “critérios muito altos”, defende, o que explica a posição no topo da lista. “Eles querem fazer tudo certo. Querem liderar os outros“.

Já a meio da tabela ficam Touro e Balança, ambos liderados por Vénus, o que significa que são mais propensos a ser inconstantes e indecisos, pelos vistos. A astróloga acredita também o facto de Gémeos e Balança, dois signos com o elemento ar, estarem a meio da tabela se explica com a sua tendência a pensar demasiado em decisões como tomar a vacina.

Tanto no topo como no fim da tabela estão signos fixos que tendem a ser teimosos e “achar decididamente que ou vão fazer alguma coisa ou não vão”. No entanto, Nordhaus-Bike ficou surpreendida com ver Escorpião no fundo da tabela, já que são muitas vezes associados à saúde.

Mesmo assim, “o Escorpião não são necessariamente um signo que confia facilmente” e “tudo parece ter consequências profundas” para os nascidos entre 23 de Outubro e 21 de Novembro e aparenta ser uma “questão de vida ou de morte” — o que neste caso, até acaba por ser.

Os dados fizeram uma ronda no Twitter, com muitos dos haters do Escorpião a saltar na oportunidade de atacarem o signo, enquanto alguns nativos se mostraram desiludidos com a sua própria família astral. Até as autoridades de saúde entraram na brincadeira: “A vacina contra a covid-19 baseia-se na ciência e não é de maneira nenhuma influência pelos horóscopos, mas vamos lá, Escorpiões!”, escreveram no Twitter.

A equipa do departamento de saúde de Salt Lake confirma ao The Guardian que, para desalento dos adeptos de astrologia, os dados têm pouco de ciência. “Fizemos as contas muito rápido”, afirmou Nicholas Rupp, porta-voz do departamento, que revela que a ideia surgiu depois de alguém na equipa informática brincar sobre uma análise às taxas de vacinação de cada signo.

“Pensamos que podemos usar isto para continuar a conversa à volta da vacinação quando já há tanta fatiga sobre este assunto. As pessoas estão fartas de ouvir falar disto. Por isso dissemos que vamos dar um novo toque nisto”, revela Rupp, que começou a aprender mais sobre astrologia e sobre as características do Escorpião com a brincadeira e que “tem sido muito divertido”.

Então, isto quer dizer que o dia em nascemos pode determinar se nos vamos vacinar? O mais provável é que não, mas, pelo sim pelo não, podemos sempre pedir aos nossos amigos nativos de Escorpião (e não só) se podem retribuir e dar um presente ao mundo ao se vacinarem, especialmente agora que andam a coleccionar prendas de aniversário. Vamos lá, Escorpiões. Façam-nos esse favor.

Adriana Peixoto, ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.