/

Já pode encomendar o primeiro carro voador. Custa 288 mil euros e dá jeito no trânsito

2

urdesign / YouTube

Modelo da Alef Aeronautics está finalmente no mercado. Tem 160 km de autonomia de voo e a empresa quer “transformar a ficção científica em realidade”.

Imagine-se nas longas filas de trânsito, em que demora horas para chegar a um lugar a escassos quilómetros de distância. Seria bom se pudesse passar à frente de todos os veículos, e chegar depressa ao destino final.

Uns fazem-no com motas, mas têm as inconveniências que conhecemos. Agora, o Modelo Zero da norte-americana Alef Aeronautics vem descomplicar o trânsito: criou um carro voador, que o The Independent avança ser o primeiro de sempre deste tipo.

O modelo já passou nos testes, e consiste numa versão ultra leve do modelo A, que já soma 3.300 pré-encomendas e custa 300 mil dólares (288 mil euros). Qualquer pessoa pode reservar o seu veículo, por 144 euros. A fila de espera prioritária custa  1442 euros.

“Este teste de condução e voo representa uma importante prova de tecnologia num ambiente urbano do mundo real”, afirmou Jim Dukhovny, CEO da Alef, num comunicado. “Esperamos que seja um momento semelhante ao vídeo Kitty Hawk dos irmãos Wright, provando à humanidade que um novo transporte é possível”. Refere-se ao episódio de 1903, que pôs o homem a ver numa aeronave pela primeira vez.

O primeiro voo do Modelo Zero teve lugar na Califórnia e o automóvel, que se pode movimentar como um carro normal, com rodas, é também capaz de saltar por cima de outros veículos.

O carro é 100% elétrico, tem uma autonomia de condução de 320 quilómetros e uma autonomia de voo de cerca de 160 km.

De acordo com a empresa, fundada em 2015, o carro já voa há anos, mas só agora vai para o mercado. “Estamos a tentar transformar a ficção científica em realidade”, disse Dukhovny à NBC News.

De acordo com a Flying Magazine, o veículo tem espaço para um condutor/piloto e um passageiro, e a propulsão é assegurada por oito hélices incorporadas.

“Vai ser uma abordagem lenta e progressiva, o que é bom para a integração legal, o que é bom para a integração do consumidor”, diz o CEO.

A marca estará já a trabalhar no Modelo Z, que custará apenas 35.000 dólares (33.644 euros).

Carolina Bastos Pereira, ZAP //

2 Comments

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.