Já não se usa: 11-0 nos Jogos Olímpicos. E Shaun White despediu-se com uma queda

U.S. Mission Korea / Wikimedia

Shaun White celebra ouro nos Jogos Olímpicos 2018

Canadá conseguiu resultado inédito no torneio feminino de hóquei no gelo. White, o “rei” do snowboard, foi embora sem medalha.

O Canadá levou a melhor sobre a Suécia nos quartos-de-final do torneio feminino de hóquei no gelo, nos Jogos Olímpicos de Inverno 2022, nesta sexta-feira.

A vitória canadiana não foi surpreendente. É a selecção mais forte, venceu todos os jogos no Grupo A, enquanto a Suécia ficou no terceiro lugar do Grupo B e só conseguiu o apuramento na última jornada.

O que foi surpreendente foi o resultado: 11-0. Brianne Jenner e a jovem Sarah Fillier marcaram três golos cada; os outros cinco golos foram divididos por Erin Ambrose, Emily Clark, Blayre Turnbull, Natalie Spooner e Jamie Lee Rattray.

Refira-se que Canadá e Suécia foram as selecções finalistas nesta modalidade em 2006. Na altura as americanas também ganharam, por 4-1.

Nunca se tinha registado uma diferença tão grande num jogo a eliminar, no torneio olímpico de hóquei no gelo, no sector feminino.

Esta modalidade só começou, para as mulheres, em 1998. O primeiro torneio com meias-finais surgiu na edição seguinte, em 2002.

Desde então a maior goleada verificou-se em 2010, com os Estados Unidos da América a derrotarem por 9-1 a…Suécia. Já tinha havido um jogo a terminar com goleada por 11-0, em fase avançada, quando Itália e Suíça lutaram pelo sétimo lugar; a Itália venceu.

No outro jogo dos quartos-de-final disputado, os EUA derrotaram a República Checa por 4-1.

Shaun White deixa de ser olímpico

O “rei” do snowboard nunca mais vai participar nos Jogos Olímpicos. Shaun White participou na final de halfpipe e a sua manobra de despedida terminou com uma queda.

O norte-americano, aos 35 anos, conseguiu a sua melhor ronda na segunda tentativa, com 85 pontos, e terminou no quarto lugar – e com aplauso geral ao tricampeão olímpico e com muitas lágrimas.

O japonês Ayumu Hirano ficou com a medalha de ouro. Mesmo na última ronda atingiu os 96 pontos e tirou da liderança o australiano Scotty James, que recebe a medalha de prata. Jan Scherrer, da Suíça, conseguiu o bronze.

Dois milésimos para estar na final

Última nota para a patinagem de velocidade, pista curta. Nomeadamente para a estafeta masculina de 5 mil metros, na qual apuraram-se para a final as duas selecções mais rápidas em cada meia-final.

Na segunda meia-final a Coreia do Sul foi a mais rápida. Qualificada. Mas foi difícil perceber quem tinha ficado no segundo lugar. Os patins russo e holandês chegaram à meta praticamente ao mesmo tempo.

A contagem oficial determinou que a equipa do Comité Olímpico da Rússia apurou-se porque chegou dois milésimos de segundo antes dos Países Baixos.

Nuno Teixeira da Silva, ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.