Jogos Olímpicos: uma selecção pode perder sempre e vai estar nos quartos-de-final

No Grupo A do torneio feminino de hóquei no gelo, há um grupo onde todas vão passar para os quartos-de-final. As cinco selecções já sabem que estão apuradas.

A 24.ª edição dos Jogos Olímpicos de Inverno começa oficialmente nesta sexta-feira, com a cerimónia de abertura, em Pequim. Mas, como habitualmente, o calendário de algumas modalidades já arrancou.

Ignoremos o curling, o esqui alpino, o esqui livre, o luge e os saltos de esqui, para destacarmos a outra modalidade que já se “mexeu” nas vésperas da cerimónia: o hóquei no gelo.

Mais concretamente o torneio feminino de hóquei no gelo – que há quatro anos, em Gangneung (Coreia do Sul), foi conquistado pelos Estados Unidos da América.

Foi precisamente a selecção dos EUA a fechar o primeiro dia de jogos, nesta quinta-feira, vencendo a Finlândia por 5-2. No outro jogo do Grupo A, a selecção do Canadá (medalha de prata em 2018) goleou a Suíça por 12-1. A Rússia ainda não jogou.

Portanto, estas são as cinco selecções que compõem o Grupo A: EUA, Finlândia, Canadá, Suíça e Rússia (ou Comité Olímpico Russo, oficialmente).

Uma destas selecções até poderá perder os jogos todos na fase de grupos e, mesmo assim, vai estar nos quartos-de-final.

O formato é invulgar mas funciona exactamente assim: todas as selecções do Grupo A já estão apuradas para os quartos-de-final, independentemente do seu desempenho nesta primeira fase.

No Grupo B, que também tem cinco selecções, as três melhores seguem para os quartos-de-final e as outras duas ficam fora. República Checa, Japão, Dinamarca, Suécia e China são as formações deste grupo.

Este sistema não foi assim em 2018. Na Coreia do Sul, só jogaram oito selecções: as duas melhores do Grupo A passaram directamente para as meias-finais, as outras duas passaram para os quartos-de-final e aí defrontaram as duas melhores selecções do Grupo B.

Voltando a 2022 e à China, o torneio masculino não é igual. Há 12 selecções, divididas por três grupos; o vencedor de cada grupo e o melhor segundo classificado estarão nos quartos-de-final; as outras oito selecções vão disputar entre si uma eliminatória para completar o quadro dos quartos-de-final.

Nuno Teixeira da Silva, ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.