“Já não há dúvidas”. Novo aeroporto será mesmo em Alcochete

7

Carlos Barroso / Lusa

Luís Marques Mendes

“A decisão é Alcochete, o Governo vai seguir com a recomendação da CTI. Acho que vai anunciá-lo nos próximos dias”, garantiu Luís Marques Mendes: “as pessoas estão cansadas e tem de haver uma decisão.”

Será mesmo o campo de tiro de Alcochete a tão aguardada escolha do novo Governo para a localização do novo aeroporto. A confirmação veio este domingo de Luís Marques Mendes, no seu espaço de comentário na SIC.

A decisão é Alcochete, o Governo vai seguir com a recomendação da CTI. Acho que o Governo vai anunciá-lo nos próximos dias”, garantiu.

“Goste-se ou não se goste, é um momento histórico. As pessoas estão cansadas e tem de haver uma decisão”, sublinhou.

Mas avisa: ainda há muito a analisar. O preço da obra, quem é que vai pagá-la, a revisão do contrato com a ANA, problemas ambientais e riscos sísmicos são alguns problemas apontados pelo comentador.

Considerada a solução mais vantajosa na Avaliação Ambiental Estratégica conduzida pela Comissão Técnica Independente (CTI) e publicada em 11 de março, Alcochete surge em primeiro na lista do novo Executivo, que prometeu uma decisão rápida sobre a localização.

Ainda assim, o relatório apontou que Humberto Delgado + Santarém “pode ser uma solução”.

O novo Governo acredita que o processo deve demorar mais tempo e, para contornar os dois mil milhões de euros que se perdem devido à falta de uma nova infraestrutura, segundo a Confederação do Turismo de Portugal, quer reforçar o número de voos no aeroporto Humberto Delgado.

ZAP //

7 Comments

  1. Podem ter «decidido» – mais exactamente, «declarado» ou «prometido» – que o actual pretenso governo não cumprirá coisa nehuma… Digo que eu que garanto que nem o PSD nem PS tb farão algo de jeito… Se eu mandasse ma UE já tinha despedido os governos portugas há muito tempo!!!

  2. Não sei quem anda a comer gelados com a testa, mas alguém será. Então, todas as infraestruturas turisticas estão a arrebentar pelas costuras, o próprio aeroporto não é gerido da melhor forma, comparando com outros casos e ainda querem gastar esta quantia absurda para aumentar a capacidade de trazer pessoas para ficarem onde???

  3. Já não há Duvidas que estamos a ser geridos por um Bando de Gatunso.
    O gajo lá da CTI, é um aldrabao sem escrupulos, vai consoante os “interesses” e a quem pagar melhor, um “Filho de Oola e de Ooliba”.
    Toda a gente do meio Tecnico e Operacional ligados à Aeronautica, já disseram que o HUB em Lisboa não faz sentido, nem tem “procura” para tal.
    A questão base do “novo aeroporto” assenta exclusivamente em criar um HUB em Lisboa a fazer concorrencia a Barajas/Madrid. Isso nunca vai aconteçer. Logo, vai ser um Elefante Branco e os tugas vão “arrumar” com a pastilha.
    Algo aprecido aconteceu com as AutoEstradas/SCUT, pura e simplesmnete NÃO há trafego , nem nunca havera, suficiente que justifique a construção das Autoestradas. O erro é o mesmo do aeroporto, assenta em “previsões” de crescimento totalmente irreais, “fabricados” para viabilizar o projeto.
    Podiam ter escolhido o Perfil logo abaixo, o preço de construção teria sido 10x menor e PIOR, a UE teria financiado em 85%, quando para as Autoestradas/SCUT só pagou 25%.
    Nós temos de por essa manda de Bois da Politica, Estudos, etc, pela porta foram, sofrem os tugas e a UE!

  4. Gente repugnntee, sabem perfeitamente que o Aeroporto é mais um Crime Economico contra os portugueses e PT, interessa os Estudos , Projetos, Comissões, Cargos de acompanhamento bem pagos, sem terem qualquer tipo de respeito pelos pobres portugueses.
    Decepcionante é constatar que a AD/Montenegro dá continuidade aos Mega Projetos do SOcrates / PS

  5. Marcelino Crava, o novo aeroporto não é nenhum crime económico, crime económico é o que fizeram nos últimos 60 anos para cá, o País perde muito dinheiro por falta do mesmo, com estes pensamentos os Velhos do Restelo estão de volta, eu nem nunca andei de avião e talvez nunca andarei por isso mim não faz falta nenhuma,mas o País não pode ser governado ao sabor de cada um.

  6. AJOC, o problema é esse mesmo, o Pais anda a ser governado ao sabor dos “interesses” da clientela instalada à volta do governo.
    Há 2.000 Anos dizia o Julio Cesar : “Há um Povo lá no norte da Iberia que nem se governa, nem se deixa governar”.
    O que se vê é que há uma furia desmedida de gastar dinheiro, esbanjar os fundos, mas não se esqueçam qque os fundos são comparticipado pelos tugas, os tugas também pagam!
    Parece que há alguma intenção oculta de conduzir os tugas à pobreza, de qualquer maneira.

  7. Andaram a desviar voos da TAP entre Porto/Faro e as ilhas e o estrangeiro, concentrando tudo no “hub” de Lisboa, resultando nesta loucura. Quiseram saturar o Humberto Delgado para fazer um novo aeroporto, libertando esta área para os negócios imobiliários.
    Crime de lesa-pátria.

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.