Já morreram mais de 2.700 migrantes no Mediterrâneo este ano

Mais de 2760 migrantes morreram em 2015 na tentativa de atravessar o mar Mediterrâneo, mais 500 que em igual período do ano passado, indicou hoje a Organização Internacional das Migrações.  

Só nos primeiros quatro dias de setembro, quase 60 migrantes morreram a tentar alcançar as costas europeias.

Das 2760 vítimas, 2630 morreram na travessia iniciada nas costas da Líbia e da Tunísia, 150 na travessia entre a Turquia e a Grécia, e 25 no estreito de Gibraltar.

No total, em 2015 chegaram às costas europeias 378 343 pessoas, das quais 256 458 à Grécia, 119 619 a Itália, 2166 a Espanha e 100 a Malta.

Das pessoas que chegaram à Grécia, 88 204 iniciaram a viagem na Síria, 32 414 no Afeganistão, 9 713 na Albânia, 9 445 no Paquistão e 5 421 no Iraque.

Dos migrantes que alcançaram as costas italianas, 25 657 eram da Eritreia, 11 899 da Nigéria, 7538 da Somália, 5658 do Sudão e 5495 da Síria.

De entre os menores não acompanhados acolhidos nas costas italianas – única informação fornecida pela OIM – a maioria era da Eritreia, seguidos de sírios e somalis.

Num comunicado enviado à Renascença, a UNICEF alertou para o facto de haver cada vez mais mulheres e crianças entre os refugiados que tentam chegar à Europa, sobretudo os que atravessam a fronteira da República da Macedónia e da Sérvia.

“Entre 1 e 6 de Setembro foram registadas na fronteira da antiga República Jugoslava da Macedónia, em Gevgelija, perto de 10 000 pessoas vindas da Grécia, das quais 40% eram mulheres e crianças. No mesmo período, foi também registada a entrada de mais de 7720 pessoas na Sérvia através de Presevo”.

É provável que este número não seja real e que chegue mesmo a ser o dobro, já que muitas das famílias seguem caminho sem registo oficial.

ZAP / Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Em 1925, "O Isolador" prometia bloquear qualquer tipo de distração

Procrastinar foi, é e sempre será um passatempo irresistível. Por isso, nos anos 20, houve quem apresentasse uma solução radical para evitar este problema: "O Isolador". De acordo com o site IFLScience, o chamado "Isolador" foi …

Seca no México revela uma igreja submersa há 40 anos

Uma igreja no estado de Guanajuato, no México, sobrevive entre a água e os peixes, como única testemunha de um povoado inundado por uma barragem há mais de 40 anos. Agora, devido à seca que …

Neymar prolonga contrato com o Paris Saint-Germain até 2025

O avançado internacional brasileiro Neymar renovou contrato com o Paris Saint-Germain até 30 de junho de 2025, informou hoje o tricampeão francês e vice-campeão europeu de futebol. “O Paris Saint-Germain tem o prazer de anunciar que …

Países usaram modelo do queijo suíço para conter a covid-19. Na Índia, alguns "buracos" eram demasiado grandes

A grande maioria dos países adotou a estratégia do queijo suíço para responder à pandemia. Na Índia, os "buracos" eram demasiado grandes em três das camadas mais importantes. Para responder à crise sanitária desencadeada pela covid-19, …

Primeira-ministra da Escócia declara que "haverá maioria pró-independência" no parlamento

A primeira-ministra da Escócia, Nicola Sturgeon, declarou hoje vitória nas eleições regionais, afirmando que "haverá uma maioria pró-independência" no parlamento escocês. Com as projeções a indicarem que o Partido Nacional Escocês (SNP), que lidera, foi o …

SOS Rio Paiva pede que se limite o número de visitantes à ponte e Passadiços do Paiva

A associação SOS Rio Paiva manifestou-se preocupada com o aumento da pressão turística e com a poluição, na sequência da inauguração da ponte suspensa em Arouca, e pediu que se limite o número de visitantes. A …

O seu antigo número de telemóvel pode ser usado para pirateá-lo

O seu antigo número de telemóvel pode ser usado para pirateá-lo, caso este ainda esteja associado a contas em sites ou redes sociais. Embora milhões de números de telemóvel sejam desconectados todos os anos, um novo …

Ataque à bomba contra escola feminina em Cabul faz 30 mortos e 79 feridos

A explosão de uma bomba junto a uma escola secundária para raparigas na zona ocidental de Cabul fez hoje pelo menos 30 mortos e 79 feridos, segundo um novo balanço feito pelas autoridades afegãs. “O número …

Tamám Shud. Exumação de corpo pode resolver um estranho mistério com 70 anos

As autoridades da Austrália aprovaram uma exumação do corpo de Tamám Shud - ou "Homem de Somerton" - e, em breve, o mistério de 70 anos pode estar resolvido. Em 30 de novembro de 1948, vários …

Costa, Von der Leyen na Cimeira Social no Porto

Vacinação no bom caminho com 25% da população da UE vacina

A Comissão Europeia anunciou este sábado que 200 milhões de doses de vacinas anticovid-19 chegaram já à União Europeia (UE) e 160 milhões de europeus já receberem a primeira dose, levando a que a vacinação …